22/12/2009

Gabriela a Escultora









ALUNA da NATIVIDADE 


Esta é a SERENA e "Doce" Gabriela que eu só conhecia de ver passar nos corredores da E.S.A.L., um dia
dirigiu-se a mim com um pedido:
   - Professor queria que me ensinasse a trabalhar com o  barro!?...
Aqui está a grande Gabriela a construir do "NADA" um obra de Arte ambiciosa...corajosa a Escultora quando quer fazer como Rodin. Espero que eu como orientador consiga abrir-lhe os  caminhos, afinal não passo de um aprendiz de feiticeiro com algumas boas ideias. Sem "Eles" para "Q"...criar e estar sempre presente de alma e coração.
                  Força Gabriela , vamos conseguir juntos....
                  O professor

7 de Setembro de 2010

Diferença significativa nos métodos e nos resultados...GABY está a ABRIR CAMINHO no seu silêncio de LUTADORA.


A  faceta do Desenho-Gabriela  


            Espadanal  ( 1-Dez.-2009
30-Nov.
3-Dez.
7 de Dezembro
 
14 de Dezembr0

Umas das BOAS prendinhas do Menino Jesus...foram as fotos que a Gabriela me enviou, são notícias frescas da Amato e da motivação (E...Trabalho) desta artista de verdade.Extraordinária Rodin-MULHER ARTISTA...que dizer mais!?...as imagens falam por si.Parabéns Gabriela Cravo e talento.
 23 de Dezembro de 2009


A ESCULTURA DA GABRIELA TEVE UM ACIDENTE E FICOU ASSIM....


3 JAN.2010
 



NÃO DESANIMEMMMMM, VÃO ACOMPANHANDO...OS ACIDENTES EM ARTE SÃO SEMPRE BENVINDOS.
ATÉ PODERIA FICAR ASSIM. DEUS ESCREVE DIREITO POR LINHAS TORTAS, MAS NÃO FICA NÃO NÃO.
18 de Janeiro.
Ela cá está erguida novamente!


Há muito tempo que não te vejo, Escultora.
 25 / Janeiro


8 Fev-Cá estamos nós outra vez ...Hi Hi hi!



1 de Março...a SAGA continua...


19/ABRIL o "FIM" aproxima-se...a ARTE está
conquistada...fase final.


 11 de Maio...a persistência na procura do "PERFEITO"



Auguste Rodin
1840-1917




Auguste Rodin (Paris, 12 de novembro de 1840Meudon, 17 de novembro de 1917) foi um escultor francês.

 Biografia

Nascido François-Auguste-René Rodin, as primeiras esculturas de Rodin foram feitas na cozinha de sua mãe, com massa que ela usava para fazer pão. Aos 14 anos, aquele que seria um dos escultores mais geniais da história da arte, já tinha aulas numa pequena academia. Em pouco tempo era aceite na Escola de Artes Decorativas, sob a orientação de Boisbaudran e de Barye. Ingressou depois na Academia de Belas-Artes, onde conheceu os escultores Carpeaux e Dalou. Trabalhou inicialmente como ornamentista, modelador, prático e cinzelador.
A exemplo do que tantas vezes aconteceu com os grandes artistas, a primeira obra de Rodin, O Homem de Nariz Quebrado (1864), não foi aceita no Salon de Paris. A justificativa do júri foi que a obra era um esboço, uma coisa inacabada. Paradoxalmente, toda a criação do escultor se basearia no conceito de "non finito". No ano de 1875, Rodin conheceu Meunier e realizou uma viagem à Itália, de importância fundamental para sua futura estatuária. Lá se interessou principalmente pela obra de Michelangelo, mais precisamente pela escultura O Prisioneiro, que o mestre deixou inacabada, influência esta que o libertou do academismo. Na sua volta, o escultor visitou e estudou as catedrais góticas. Em pouco tempo criou seu famoso São João Batista Pregando (1878).
Na contemplação de fragmentos de esculturas clássicas, Rodin compreendeu até que ponto uma parte da obra era capaz de representar o todo dela. Assim, começou fazendo obras cerceadas, por assim dizer, algo que ninguém jamais havia tentado. Exemplo disso são O Homem que Caminha e Torso. No entanto, esses fragmentos de obras não eram produto de um capricho artístico. Na obra A Mão de Deus, há uma ambivalência de significados: a mão divina é na realidade a de um escultor em plena actividade. E foi exactamente o que Rodin tentou plasmar ao longo de toda a sua obra: o momento da criação. É por esse motivo que ele pode ser considerado um verdadeiro impressionista.
Sobre os Burgueses de Calais nos jardins da torre de Victoria, Londres, não foram permitidas sob a lei francesa mais de doze cópias desta obra após a morte de Rodin . A cópia de Londres, comprada pelo governo britânico em 1911, é uma delas. Rodin duplicava frequentemente as suas estátuas. No caso dos Burgueses de Calais duas das cabeças do grupo escultórico são idênticas e um terceira ligeiramente alterada. Algumas das mãos são também usadas duas vezes.
Suas obras mais célebres, O Beijo, que faz parte de uma série de esculturas realizadas para a Porta do Inferno, do Museu de Artes Decorativas, O Pensador, da mesma série, e o retrato de Balzac confirmam isso. Tem hoje um museu em Paris dedicado as suas obras e vida (o Museu Rodin), situado no Hôtel Biron, ao lado do Hôtel des Invalides, túmulo de Napoleão.
Rodin teve como assistente a escultora Camille Claudel, com quem teve um romance e cujos trabalhos são muitas vezes confundidos com os de Rodin. Camille acreditava que Rodin queria se apropriar dos seus trabalhos. À época, foi considerada louca e terminou seus dias internada em um manicómio.
Rodin conquistou fama em vida, e suas obras chegaram a ser as mais apreciadas no mercado de arte europeu e americano. Hoje em dia encontram-se nos museus mais importantes do mundo.

1 comentário: