01/01/2010

Presenças do AZUL

nnn
P
PREPARAÇÃO para o Exame
...para os inteligentes.
Notas do teste-Ana8, Carlos14, Daniel10, Débora14, Diogo11, Filipa17, Inês9, Luís8, Mafalda10, Margarida13, Leonor17, Marlene M16, Marlene C14, Pedro11, Raquel14, Renato14, Rúben13, Rui 15.
...Agora seguem as notas + importantes, quero o vosso melhor, que é muito melhor do que vejo nestes testes.
Levem todos os materiais. TODOS PORRA! ouviram Carlos e Pedro??! não brinquem com coisas sérias...
 Esta é a ÁREA correspondente a 1/3 da folha A3
Leiam o enunciado com atenção por favor. Houve alunos a desenharem do lado esquerdo da folha e isso é tolice e falta de atenção.

 I
OBJECTIVIDADE



...proporções correctas, uso do lápis indicado para representar as cores do modelo e aplicação do que foi ensinado ao longo dos 3 anos. 
BOAAAAA!!! FILIPA, Raquel, Marlene Martins e Leonor.


ESTAS COISAS São Horríveis-Ao nível do 7ºano- nem tenho coragem de referir o
nome das personagens que fizeram tais desenhos, depois de tanto trabalho realizado ao longo dos 3 anos. Alunos de8!!! ou 5???!


...querem agora saber porque esta é a minha escolha de "CACA"?!
Aqui vai:- mau posicionamento do modelo na folha. estava indicado, ao centro- Luís Lê rapaz. Ao centro !Má escolha de lápis para representação do modelo- Muito macios, muito escuro. Foram à praia e apanharam um escaldão.
O modelo não tinha nenhuma linha de contorno na sua forma.
Muito maus desenhos. Observem o modelo e representem-no como aprenderam durante tantoooooos exercícios. Para fazerem desenhos destes não era necessário estarem matriculados em ARTES.

Agora vamos aos Esboços

Traçado rápido (...e expressivo) a tinta da china. 
Estes esboços tb poderiam ter sido executados a pincel. Já que não falaram em utensílios-só em materiais.


Só existe um trabalho SUFICIENTE...este!

...algumas das tristezas que se seguem.
...mau posicionamento, má representação, má uso expressivo das texturas ou representação dos volumes.
...vamos entender amigos. Representar o modelo, seja a lápis ou a tinta, só muda o material. O modelo é o mesmo...tem a mesma forma as mesmas sombras. Portanto nada de fazer"pintelhos" onde não existem ou pintar o modelo de negro se ele na realidade é Chinês e às riscas.


AGORA o ESBOÇO rápido a lápis de COR
Estas coisas são muito Boas.


Aqui sim já pode e deve existir linha de contorno e até alguns "PINTELHOS"-Nos desenhos de cima existem boas características-Expressividade, proporções correctas e posicionamento na folha. Boa Renato, Marlene Claro, Leonor, Marlene Martins.


Agora vamos aos fracalhotes!!!mas que não estão maus de todo.
bem proporcionados mas falta-lhe "energia". Estão lá perto.




..e Agora o mais importante-o TRABALHO SÍNTESE. Aqui é que têm que mostrar as vossas capacidades e se realmente são merecedores das notas que lhe foram atribuídas.
Aqui é o local onde têm que defender as longas horas nos 3 anos que tiveram com os diários. Criatividade-Liberdade mas também competência no domínio técnico e na Expressão livre-nivelamento ou acentuação. 
Mas sobretudo fazerem o que lhe ensinei e exigi de vós durante estes anos que tivemos juntos.
O que se segue é a demonstração de que têm que fazer muito melhor.
 Não precisam contar histórias. Usem as técnicas e os modelos como peças de xadrez... não façam ilustração. Pintem bem, desenhem melhor mas por favor não sujem a folha .


Estes estão razoáveis.
Algum cuidado na organização dos elementos formais e na técnica do pastel-camadas sucessivas e mancha esfumada.



...estes estão lá perto mas muito sujos.
Nada de acrescentar elementos "KITSCH". Panejamentos ou outros. Mexam só nas" peças do XADREZ".

 Amigos, desejo-vos todo o sucesso...espero que toda esta informação vos seja útil.
Bom Exame .

P
26 de Abril...dia quente


Experiências transversais-Azulejaria



-->
12ºG
-->

Aqui estamos nós ...cheios de" fominha" de ARTE...
01de Fevereiro de 2010
 
...o Trabalho vem a seguir...
+ um óptimo trabalho da Indian Raquel
Mensagem para o ano 2010
da Pinho Helena
-->
Caminha placidamente por entre o ruído e a pressa, e lembra-te da paz que existe no silêncio. Tenta, na medida do possível, estar de bem com todos. Exprime a tua verdade com tranquilidade e clareza. Escuta quem te rodeia, inclusive as pessoas desinteressantes e incultas; também elas têm uma história para contar. Evita gente conflituosa e agressiva que tanto mal faz ao espírito. Se te comparares com os outros poderás tornar-te amargo ou arrogante, pois haverá sempre alguém melhor e pior que tu. Regozija-te com as tuas conquistas e os teus projectos. Mantém vivo o interesse pela tua carreira por mais humilde que seja; é um verdadeiro bem, nesta época de constante mudança. Sê prudente nos teus negócios – o mundo está cheio de armadilhas. Mas não feches os olhos à virtude que existe em teu redor, nem às pessoas que defendem os seus ideais e lutam por valores mais altos – a vida está cheia de heroísmo. Sê tu próprio. Acima de tudo, não sejas falso, nem cínico em relação ao amor que, face a tanta aridez e desencanto, se mantêm perene como uma haste de erva. Aceita com serenidade a passagem do tempo, sabendo deixar graciosamente para trás as coisas da juventude. Cultiva a força de espírito, para te protegeres de azares inesperados. Mas não te atormentes a imaginar o pior. Muitos medos nascem do cansaço e da solidão. Mantém uma autodisciplina saudável mas sê benevolente contigo mesmo. És um filho do Universo, como as árvores e as estrelas. Tens todo o direito ao teu lugar no mundo. Poderá não ser claro para ti, mas a verdade é que o Universo está a evoluir como previsto. É importante, assim, que estejas em paz com Deus, seja qual for a tua concepção d’Ele, e em paz com a tua alma, sejam quais forem os teus anseios e aspirações no ruidoso tumulto da vida. Apesar de todos os enganos, dificuldades e desilusões, vivemos num mundo bonito. Alegra-te. Luta pela tua felicidade.
Desiderata 1927  Max Hermann

Presenças do AZUL-------ejo!
Segunda -Feira dia 11 de Janeiro é necessário: Papel vegetal, lápis, pincéis e um pormenor ou recriação do projecto de oficina 30x30 + quadros para os azulejos (Beirocorte)
Passem mensagem. BOM 2010
 e boas OBRAS
 
Surpreendam-me!  

 
O meu anjo diverte-se a pintar de azul
O meu anjo tem os olhos brilhantes dos planetas
O meu anjo tem do futuro a imagem
Tem o corpo de uma cidade
  Vilarinho - 1998
Descanso dos Guerreiros

-


 Semana de25 de Janeiro

Oficina D´ÁRTES

Terminar painéis de experiências de cores
trazer já o papel vegetal para o projecto REAL dos Painéis grandes+ pincéis 
23 A
Paisagem Criativa- O mundo visto de cima por Joaquim Rodrigo (IMAGEM)
materiais( livre)
beijinhos até amanhã


GOSTAMOS MUITO MESMO!!!!!!
 RECORDAR!!!!!!! É HORA...TAMMM NOVINHOS QUE ERAM!?.
Os melhores professores!
 
.
 

Júlio Resende
Cargaleiro
Espreitem : Querubim Lapa
Eduardo Nery
Cecília de Sousa
Ana Vilela

 Os portugueses não inventaram o azulejo, mas usaram-no de forma original, para revestir paredes, pavimentos, bancos, lagos e fontes. Fizeram-no tão bem que estes pequenos quadrados de barro, a que o fogo dá vida, atingiram o estatuto de obras-primas.


Um casamento perfeito

A importância do azulejo em Portugal deve-se a vários factores:


  • foi usado por cinco séculos sem interrupção;
  • tornou-se elemento estruturante da arquitectura, revestindo-a interior e exteriormente;
  • ajusta-se perfeitamente à cultura portuguesa: o pragmatismo do uso de um material pobre para valorização estética de espaços, e o gosto pelo lado sensual da arte (cor, brilho...).
O nosso país é considerado um Museu vivo do azulejo.


 

1 comentário:

  1. celeste rodrigues rebordao7 de junho de 2010 às 02:49

    ...tenho o texto "desiderata" guardado há mais de vinte anos...ainda hoje o sei de cor...li-o e reli-o vezes sem conta nos meus tempos de juventude. Foi uma agradável surpresa encontrá-lo aqui no seu blog.
    Agora, não agradeço apenas as sua obras maravilhosas mas, também, estes agradáveis achados que povoaram os meus anos de outra aprendizagem.

    ResponderEliminar