17/06/2010

A eterna e DOCE( Co..) REALIDADE- 10ºF





Em DEFESA da ARTE, nas ESCOLAS
SUBJECTIVIDADE e REFLEXÃO






Uploaded with ImageShack.us

A prática ARTÍSTICA é o supremo exercício da LIBERDADE
…acho que posso generalizar e dizer que todos os ARTISTAS são insatisfeitos. Nunca nenhum ARTISTA fica  contente com aquilo que faz…se está muito contente, é mau sinal. É a insatisfação que permite avançar. É o motor da própria obra. Senão, o risco é o da obra ser vazia, decorativa.Sem ALMA.

JULIÃO SARMENTO-Artista

Esta afirmação é do Artista Português J.S., internacionalizado, pela qualidade da sua obra. Veio dar um empurrão ao autor deste artigo, eu. Quem é esta PERSONAGEM, que trago em mim 24 sobre 24 horas…
O SONHO-O DESEJO-AS ASPIRAÇÕES-30 ANOS revisitados.
Eu sou assumidamente o PROFESSOR de DESENHO, o PROFESSOR ao qual se refere este artigo. Penso igualmente que muitos o serão e pensarão o mesmo que EU!
Esta personagem além de PROFESSOR, CRIADOR é também um HUMANISTA. Um PROFESSOR, deverá ser sempre um Humanista! mesmo que seja uma árdua tarefa nestes tempos que correm. Eu sou o PROFESSOR a TEMPO INTEIRO e assumidamente (SEMPRE), um aprendiz. Mas com uma experiência e um saber feito de muitos anos, muitas comparações, muitas inovações trazidas pelo pulsar de várias gerações.
A minha cultura artística também é de uma enorme utilidade, ela traz consigo um inesgotável armazenamento de soluções e RECEITAS. Aqui já nos começamos a entender e a entender a afirmação do SARMENTO. A Insatisfação e os resultados que daí advêm estão directamente relacionados com a cultura do indivíduo e com o seu nível de exigência.
  Quando entram pela primeira vez na SALA 23A( os novos alunos), a CERTEZA-MAIOR que permanece no ar diz respeito à organização da disciplina e ao ambiente envolvente deste espaço . As tais “RECEITAS” estão catalogadas, organizadas em todas as suas vertentes. Os programas e os manuais têm muita qualidade, estamos à distância de um duplo clic de dissipar qualquer dúvida sobre qualquer conteúdo de ARTE ou da VIDA. Naturalmente enfrento o desafio, sem estabelecer qualquer limite-o importante, é mesmo o que não está no papel, aquilo que se irá descobrir neste longo percurso de 3 anos. O que nasce espontaneamente deste tipo de organização...o pular do simples traço específico do Desenho para outras áreas. PINTURA, ESCULTURA e construção de OBJECTOS, o que se quer é abrangência e multiplicação de experiências. TRANSBORDAR com a DESCOBERTA, esse o meu objectivo ano após ano. Fugir à repetição de RECEITAS, renascendo, obrigatoriamente das cinzas a partir de Maio de cada ano, o tempo da REFLEXÃO...como as FLORES que são sempre lindas apesar de parecerem "IGUAIS" a outras da PRIMAVERA anterior.
  Serão longos meses de trabalho, divertimento, angústias e sofrimento. Longos meses de relacionamento sensível, directo, onde por vezes não se encontram as palavras certas para explicar tudo da forma mais perfeita, desentendimentos, birras e outras coisas mais farão parte deste espaço de trabalho. Também se recorre (...está institucionalizado) a uma avaliação quantitativa do grupo de trabalho e um exame no fim do processo. Neste momento começa o fraccionamento do grupo, esta é a parte mais difícil para um professor de DESENHO-HUMANISTA, ter que atribuir uma nota e ficar com o grupo coeso. Tarefa impossível.
A SUBJECTIVIDADE da acção artística convive com dificuldades com a história da avaliação. Fruto da competição que existe na sociedade onde estes jovens estão inseridos. Resultam deste acto muitos vazios no entendimento e entusiasmo do grupo, não quero dar muita atenção a este pormenor, neste artigo. Os critérios para esta avaliação estão bem definidos e são conhecidos por todos.
A BANDEIRA RESUME-SE a 4 PALAVRAS:
ORGANIZAÇÃO-DIVERTIMENTO-TRABALHO-CRIATIVIDADE
…tudo começa a partir do (não número..)  ZERO! Este zero é mesmo = a nada.
MODELAR o grupo, esculpir sentimentos, emoções sem perder o mais importante, que é a riqueza da INDIVIDUALIDADE, existente em cada uma das jóias que "atracam" na 23A.
O mais fácil a partir da construção do GRUPO-TURMA é o que se segue. A prática artística. Os materiais, os conteúdos e a tais práticas artísticas vão entrando na essência de cada um , estabelecendo limites, escolhendo os mais virtuosos e convertendo os que são menos vocacionados, mas que com o tempo apanharão o jeito para não perderem o comboio.
Fornecer-lhe experiência. Exigir-lhe atitude. E discordância no que respeita a processos fáceis e falsos…demasiado usados.
Tudo é dirigido para aquele local mágico-BRILHANTE, apelativo-O
ÂMBAR da ARTE…a “KRIATIVIDADE!!!!
É uma riqueza procurada incessantemente na prática diária. Sinto-a presente no meio do 2º Período, ela começa a despontar timidamente e vem acompanhada por uma parceira SIAMESA… AA …AUTONOMIA.
Esta é a fórmula do sucesso ensino ARTÍSTICO.
A partir desta “explosão”, embarcamos numa viagem formativa. Evolução, correcção de pormenores ínfimos. O saber e a evolução e a aprendizagem fluem consistentemente.
Tanta Dor, tanta emoção, tantos sentimentos tresmalhados num espaço de experimentação. Tanto AMOR DERRAMADO sem ser aproveitado.
Mas o que prevalece é o ORGULHO dos RESULTADOS.
Estes que tenho em frente, espalhados pelo espaço da minha sala.
Trabalhos estes que foram realizados pelos meus alunos do 10ºAno, em perfeita LIBERDADE e AUTONOMIA.
Fui eu (+ um) que abriu o caminho a estes jovens alunos. Sou eu que os acompanharei até à encruzilhada que os espera ao fundo deste percurso. Onde se abrirão as portas do FUTURO-PRÓXIMO.
COM MUITO ORGULHO,
COM MUITO AMOR…eu SOU o PROFESSOR de DESENHO A!
Deliciem-se com estas FLORES do PARAÍSO.
Obrigado

Movimento, Ritmo, Fusão, Nivelamento e Acentuação









Desconstrução-Construção-Criatividade-nova imagem
FRAGMENTAÇÃO CRIATIVA



POR+MAIORES









O ESPECTÁCULO DA VIDA





Que você seja um grande empreendedor. Quando empreender, não tenha medo de falhar. Quando falhar, não tenha receio de chorar. Quando chorar, repense a sua vida, mas não recue. Dê sempre uma nova chance para si mesmo.


Encontre um oásis em seu deserto. Os perdedores vêem os raios. Os vencedores vêem a chuva e a oportunidade de cultivar. Os perdedores paralisam-se diante das perdas e dos fracassos. Os vencedores
começam tudo de novo.

Saiba que o maior carrasco do ser humano é ele mesmo. Não seja escravo dos seus pensamentos negativos. Liberte-se da pior prisão do mundo: o cárcere da emoção. O destino raramente é inevitável, mas sim uma escolha. Escolha ser um ser humano consciente, livre e inteligente.


Sua vida é mais importante do que todo o ouro do mundo. Mais bela que as estrelas: obra-prima do Autor da vida. Apesar dos seus defeitos, você não é um número na multidão. Ninguém é igual a você no palco da vida. Você é um ser humano insubstituível.


Jamais desista das pessoas que ama. Jamais desista de ser feliz. Lute sempre pelos seus sonhos. Seja profundamente apaixonado pela vida. Pois a vida é um espectáculo imperdível.
Augusto Cury
EIS AS CONSEQUÊNCIAS DAS FARRAS, ÁLCOOL, PROMISCUIDADE, E MUITAS DROGAS... VEJA-SE NAS FOTOS O PASSADO E O PRESENTE DUMA DAS CANTORAS MAIS BADALADAS DA ACTUAL GERAÇÃO DE JOVENS CANTORES.

Que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?" Mateus, 16:22


Ha! Ha! Ha!!! REALIDADES!!! 




Sejam FELIZES!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário