27/08/2010

OBJECTIVO 3D

SOCORRO
SEM Máscara
...por uma CARRADA de CALMA.
ACALMATiiii!!!PORRA.


5 de OUTUBRO de 2010

5 de Outubro de 2010

Abrimos os corações partidos. Afastamos as mágoas e corremos pela praia, intocáveis,. Os problemas continuam mas como droga que adormece por momentos. Ela atiça a centelha e afasta o sofrimento.
Ao anoitecer apercebe-mo-nos da terrível praga que nos é rogada. Como ressaca de um dia feliz mas tão forjado na mentira. Na auto-ilusão.
Porque continuamos a olhar para o futuro e a ver máscaras, Porque o vemos, o passado prostrado no rosto de pessoas do nosso quotidiano. Porque nos queremos sentir seguros e amados. Mas no final. São as horas impacientes. É o sentimento a fervilhar que descarrego neste teclar.
Espero que o dia passe. Que com estes se abram as nuvens e os lobos regressem às tocas. 

Não dês o teu coração dizia o sábio. Não saberão o que fazer com ele. Pois confundirão a oferta com a perversidade de muitos. 

A tasca tinha as luzes apagadas. E ainda se serviam copos de lamento.


-Amanhã.- Dizia o taberneiro. É o último dia! bebei e saciai a sede de anos. -Porque debaixo de máscaras decoradas e sorrisos relaxados somos todos copos vazios para encher.
Chegou a manhã e vultos caídos ainda se abraçavam ao balcão.


Será esquecer e deixar as boas intenções para quem as mereça.
(Júlio ESPADANAL Ramos)


É FARTAR VILANAGEM!
COMEMORAR o K?????!!!!




5 de RÊS-PÚBLICA de 1910


...Acabei de chegar de CASTELO BRANCO com uma carrada de lenha comprada à 15 dias. Fui pesa-la a uma Báscula na zona Industrial. Por curiosidade e também para não ser para sempre estúpido...estou mesmo a cansar-me de ser BOA PESSOA, generoso, honesto, JUSTO e respeitador em relação ao meu semelhante, repito GENEROSO e RESPEITADOR.
Voltando ao assunto da carrada da LENHA, paguei 1000 Kg de LENHA de Azinho para o Inverno que está à PORTA, fiquei desconfiado com o volume da dita carrada, como tenho ficado nos ANOS transactos. Hoje decidi pedir a um vizinho a carrinha, carreguei o produto e fui  à CIDADE.
Resultado: A carrada de 1000 Kg estava reduzida a 600Kg. POIS este é mais um exemplo do desnorte que o ser humano atravessa, da FALTA de civismo e respeito pelo Próximo. 
Não é pela perda dos eur. que estou desesperado, pois roubaram-me 40 eur. de lenha, dei 5 eur. de gorjeta ao "SENHOR" ladrão e servi-lhe uma cerveja fresca. 
ESTOU DESESPERADO!... Porque eu e todos os cidadãos de BEM estamos indefesos, porque se não nos roubam na lenha ...roubam-nos de mil outras maneiras-roubam-nos até a ALMA, o ânimo; Roubam-nos a paz no local de trabalho pela incompetência de quem dirige a orquestra, nas RUAS das Cidades e até em nossas casas estamos indefesos. Comem-nos todas as energias, temos que nos calar porque gritando ninguém nos ouve ou olham-nos com um misto de pena e desprezo-estamos todos no mesmo barco, não riam a seguir será um de vós. 
COMPREM 3 levem1! 
A carrada de LENHA foi só um pretexto para reflexão...o ROUBO da ALMA é muito mais GRAVE.

Obs. Informação útil: É simples saber se a lenha (ou outro produto) que compram está pesada correctamente, basta irem com a carga às bombas perto da opel, meter uma moeda e sai um papelinho com o peso total da camioneta, depois descarregam e vão pesar novamente  o veículo vazio. Dá  trabalho mas vale à pena, e os Falsos negociantes não gostarão da ideia. Poupam muito dinheiro e "encostam os criminosos à parede". Talvez desta forma se sintam encurralados e tragam o peso certo da carrada para o próximo ano.
 
SOCORRROO!!!!!!!!ooooo!!!!oo!





VIVA PORTUGAL
e a 
 

BANDEIRA






Não sejas COMO os HOMENS...
you are more than this

Um homem sussurrou: Deus fale comigo! E um rouxinol começou a cantar, mas o homem não ouviu.

Então o homem repetiu: Deus fale comigo! E um trovão ecoou nos céus, mas o homem foi incapaz de ouvir.


O Homem olhou em volta e disse: Deus deixe-me vê-lo! E uma estrela brilhou no céu, mas o homem
não a notou.
O homem começou a gritar: Deus mostre-me um milagre! E uma criança nasceu, mas o homem não sentiu o pulsar da vida.

Então o homem começou a chorar e a se d
esesperar: Deus toque-me e deixe-me sentir que você está aqui comigo!... E uma borboleta pousou suavemente em seu ombro. O homem espantou a borboleta com a mão e desiludido continuou o seu caminho triste, sozinho e com medo. 






As primeiras "PINCELADAS" do ANO


Fortalezas PERFEITAS
11ºE



Atenção: É necessário TRABALHO, Sofrimento, RIGOR e QUALIDADE nos resultados.
11ºANO! EVOLUÇÃO não REPETIÇÃO.


EXPRESSIVIDADE
talento
ARTE!




Diários


A HISTÓRIA da ARTE + 3 QUESTÕES.
A Linha-O Símbolo-Os verdadeiros Artistas



ABORÍGENES AUSTRALIANOS
O Ponto-O Tempo  dos Sonhos

Arte EGIPTO/cía
Influências-Lei da Frontalidade-Padrão irregular


Grécia-Cerâmica
Assimetria




ROMA
As proporções do ROSTO HUMANO
KRIATIVIDADE

 


Idade Média- Pintura Escultura, MOTIVOS DECORATIVOS
Processo Síntese, ROTAÇÃO.





Renascimento

Friend John

BARROCO-9

Arqui-Flávia-Friend-Renatxinha e Top Model 
SIMBOLISMO

 Simbolismo 11-1880/1890. Oposição ao Naturalismo
Valorização da REALIDADE INTERIOR



EXPRESSIONISMO
A ARTE da ALMA e da intuição , Marcada num traço de HISTERIA e VIOLÊNCIA.
SIMETRIA de FORMA-Assímetria na cor e na expressão


 

VIVA PORTUGAL! e a BANDEIRA.

...eu PROFESSOR e SER HUMANO MORTAL.





FANTÁSTICA LIÇÃO para OS QUE AINDA NÃO APRENDERAM A LIÇÃO -1 HINO à VIDA!!!PERCAM 5 MINUTOS! para com um pouco de SORTE GANHAREM uma VIDA... LONGA.




HISTÓRIA da ARTE
Temas
1-Pré-História Ocidental
2-AboriginalArt
3-Arte Egípcia
4-Grécia Escultura
5-Grécia Cerâmica
6-Roma
7-Idade Média
8-Renascimento
9-Barroco
10-O Realismo
11-O Impressionismo
12-O Simbolismo
13-O Expressionismo
14-O CUBISMO
15-O FUTURISMO
16-O Abstracccionismo
17-O Dadaismo
18-O Surrealismo
19-Arte Pop
20-O Informalismo
21-Arte Conceptual
22-Dripping
23-Gestualismo
24-Pintura Matérica
25-Taschismo



Nome do DIÁRIO-KAMINHOS da ALMA
Objectivo-Fazer um resumo-narrativa do PERCURSO ARTÍSTICO do SER HUMANO.
Transportar esses ensinamentos para o trabalho da SALA deAULA.


A Cada Página será atribuído um NÚMERO-um Tema-um conteúdo HISTÓRICO e uma transformação expressiva da imagem ou imagens escolhidas.
Informações complementares serão dadas semanalmente nas AULAS.
Avaliação SEMANAL (SEGUNDAS-FEIRAS)
A maneira mais rápida e certa de viver com dignidade é ser realmente o que aparentamos ser. Todas as virtudes humanas aumentam e se fortificam quando as praticamos e as vivenciamos.
-
filósofo grego







A NOVA INDIAN ESPADANAL

OS ARTISTAS e a OBRA





Setembro----2011 ano 3D...o mundo da ARTE está a entrar-nos nas VEIAS

A paixão não morre pelo que se diz, mas sempre pelas palavras nunca ditas. Nada é mais deserto que o vazio da palavra que ficou por nascer. É preciso dizer amo-te quando se ama. Odeio-te quando se odeia. É preciso dizer todas as palavras, pois nenhuma palavra mata...
(Pintura-Prazer intenso e gostoso-Frade Correia)



REUNIÃO DE RESPEITO
Sentados em volta da fogueira, anciãos e guerreiros experientes reuniam-se para tomar decisões que afectariam toda a tribo. Ficar ao redor da Fogueira do Conselho tinha uma razão. “O poder que move o universo é circular. O céu, as estrelas, o sol, a lua e o planeta são redondos. As estações do ano vão e vêm e a vida do homem também é um ciclo”, afirma Black Elk, indígena lakota, no livro Black Elk Speaks, ditado a John Neihardt em 1932.


Está chegando a HORA...

...começamos por aqui!!!








Image du Blog raphymellul.centerblog.net
2010 / 2011








Free myspace glitters at funwhenbored.com!
Os primeiros ECOS de uma LONGA JORNADA
09/2010


ESPECTACULAR GATINHO FEDORENTUUUUU KANITINHO!!! HE HE He!!!
Ignorem o TÍTULO, as crianças nunca GOZAM. As "KRIANÇAS são ESPONTÂNEAS e KRIATIVAS" . Penso que naturalmente a SENHORA MINISTRA, (se já visionou tal obra prima...) CHOROU de tanto RIR, não fosse ela uma ARTISTA da escrita e uma mulher de bom carácter.


11ºE-FRIENDS of ART AND TWILINGHT ZONE

(VISITA de TRABALHO à CIDADE de "WHITE KASTLE")

Socialização é um substantivo derivado do verbo socializar e significa “desenvolvimento do sentimento colectivo da solidariedade social e do espírito de cooperação nos indivíduos associados; processo de integração mais intensa dos indivíduos no grupo”.


Antes da OBRAS, as PERSONAGENS.



21SET/2010






10ºART "FREAK´S"







Visita de TRABALHO ao MUSEU CARGALEIRO
22 de SET. 2010



...a MATÉRIA PRIMA PROMETE!!!

9º ARTE KURTIÇÃO
...acabou a BOA VIDA!!!
Para os Pais!!





Uma carta de Abraham Lincoln ao professor do seu filho

"Caro professor, ele terá de aprender que nem todos os homens são justos, nem todos são verdadeiros, mas por favor diga-lhe que, por cada vilão há um herói, que por cada egoísta, há também um líder dedicado, ensine-lhe por favor que por cada inimigo haverá também um amigo, ensine-lhe que mais vale uma moeda ganha que uma moeda encontrada, ensine-o a perder mas também a saber gozar da vitória, afaste-o da inveja e dê-lhe a conhecer a alegria profunda do sorriso silencioso, faça-o maravilhar-se com os livros, mas deixe-o também perder-se com os pássaros do céu, as flores do campo, os montes e os vales.Nas brincadeiras com os amigos, explique-lhe que a derrota honrosa vale mais que a vitória vergonhosa, ensine-o a acreditar em si, mesmo se sozinho contra todos. Ensine-o a ser gentil com os gentis e duro com os duros, ensine-o a nunca entrar no comboio simplesmente porque os outros também entraram.Ensine-o a ouvir a todos, mas, na hora da verdade, a decidir sozinho, ensine-o a rir quando esta triste e explique-lhe que por vezes os homens também choram. Ensine-o a ignorar as multidões que reclamam sangue e a lutar só contra todos, se ele achar que tem razão.Trate-o bem, mas não o mime, pois só o teste do fogo faz o verdadeiro aço, deixe-o ter a coragem de ser impaciente e a paciência de ser corajoso.Transmita-lhe uma fé sublime no Criador e fé também em si, pois só assim poderá ter fé nos homens.Eu sei que estou a pedir muito, mas veja que pode fazer, caro professor."
Abraham Lincoln, 1830
BOM ANO! Os meus ANOS começam em SETEMBRO e terminam em MAIO.





ACABOU!!! a BOA VIDA.
QUEM MANDA é o CHEFE!



ANO 3D

9ºAno-10º Ano Geral D´ARTES e 11º ANO GERAL D´ARTES


Pensamento do ANO

"A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido. Não na vitória propriamente dita”. (Mahatma Gandhi).


PARA OS filhos e meus alunos:-UMA CARTA do MEU FILHO.
JÚLIO ESPADANAL

DIZ!
O Q...Significa ter 27ANOS!!!!!

thank you all and (or) happy 27

O que significa fazer 27 anos nos dias que correm. Será que já se perdeu o respeito a este número bem imperfeito no entanto tão cheio de simbolismo? Talvez... Perdoem me por não usar vírgulas. O meu portátil desde a morte do Saramago que se parece ter esquecido desta tecla que tantas saudades ja tenho.
Sim hoje faço 27 e parece que ontem fiz 17. Provavelmente era um adolescente a caminho da faculdade. Cheio sonhos e objectivos que tinha para a década que viesse. Claro que houveram metas que se cumpriram. Outras posso dizer que desisti. Outras não as posso abandonar porque fazem parte de «quem eu sou». Tinha o cabelo muito comprido e a rebeldia no olhar. Ia para uma Faculdade seguir o trajecto dos meus pais. Apesar de o que realmente queria fazer era tirar um canudo em Cinema. São esses sonhos que não se consegue abandonar por mais que queira!

Recuando outra década e tinha eu 7 anos. Estava precisamente a desistir de ser maquinista de comboios e queria ser como o Steven Spielberg. Queria colocar dinossauros no ecrã e mostrar aquela coisa que não compreendia. O amor (mas que parecia algo interessante para estar em todos os filmes).. Sonhava e alucinava acordado com o processo envolvente. Passava horas naquele quarto escuro de Algés. A recortar blocos de espuma. A pinta-los com umas tintas acrílicas que o meu pai me oferecera. Depois colocava arames na sua estrutura e articulava-os. O problema era que não tinha uma câmara para os filmar. Então arrumava estes «monstros de Frankenstein» na cave. Aguardando o momento oportuno só que entretanto a espuma apodreceu. Passaram dez anos.

Dez longos anos até aos meus 17. Posso dizer que foram tão vastos que tive tempo de brincar. sofrer e desenvolver mais capacidades que nunca esperava ter. Tive uma banda garageira e ocasionalmente tinha ideias para filmes. Obviamente não os podia fazer sozinho! Mas cada vez que alguém do meu grupo caia na sua realidade abandonava a ideia de os fazer comigo. Então tinha o trabalho redobrado de tentar acabar uma coisa. Que por vezes ninguém senão eu acreditava... No big deal. Simplesmente com tantos projectos falhados aprendia a fazer coisas novas e a ganhar alguma fibra. Ao mesmo tempo técnicas e métodos foram mudando. O vídeo começou a ganhar respeito e a impor-se ao Mainstreem. Ao ponto de até 70 % (deste) hoje em dia ser feito essencialmente sem película. Surge o 3d ou cgi e eu no meio. Arrumei os meus monstros de espuma para dar lugar a outros. Começo a fazer bonequinhos poligonais. Pode se dizer que se desenvolveu uma paixão e uma expressão. No atelier da Esad. Com toda a gente nas tintas. Nos pincéis e na instalação. o Júlio estava sentadinho a um canto. Com o seu portátil a fazer vídeos estranhos. Poderia é certo trabalhar em casa mas parecia-me importante estar junto dos meus colegas e partilhar experiências e até um certo ponto tentar perceber que coisa era aquela chamada de «arte». Esta nasceu comigo. Mas nunca a percebi até então... E ocasionalmente só me parecia acompanhar quando trabalhava para mim mesmo. Ou lhes empregava alguma sensação

Oficinas da Esad 2003(aprox)

Sim. Sou um tipo bastante romântico. Sempre fui. Sofro várias vezes pelos motivos errados. Como por exemplo quando me coloquei na minha longa. O «Fractal». Em que me via a acabar um curso. E queria antes dos 25 realizar a minha primeira longa metragem. Mesmo que sem recursos humanos ou materiais queria concretiza-la. Envolvi-me numa relação amor-ódio com este trabalho. Queria despejar tudo o que pudesse no seu conteúdo. chegou à frustração de a vez prolongar-se ao longo de 3 anos. Cada minuto acrescentado era tanto uma vitória como um risco. O filme já não era o dos personagens. Era dos meus pesadelos e frustrações. Acabei-o mas quando a equipa do som se baldou apercebi-me das minhas limitações novamente. Era tarde demais para aprender um novo ofício. Obviamente amigos como o Lisandro (companheiro de longas batalhas) me diziam que eu não poderia tocar os instrumentos todos. Nem queria! Desde o início que se toquei instrumentos a mais foi devido à atitude de «se não há ninguém no comboio. Então tenho de o conduzir!». Por esta lógica voltava a ser o maquinista porque com o tempo ficava mais obcecado em não deixar projectos inacabados. Era feio... Se bem que todos os projectos a certo ponto estão por acabar. Seja por limitações ou mesmo devido à sua característica indomável.

Com o Lisandro aprendi que não estava sozinho. Ele era o one man`s band no projecto «floresta infeliz». Dizia-me que o que mais queria era uma banda mas que como não conseguia uma tinha de gravar um álbum sozinho. Eu não estava longe dessa ideia. Depois de Fractal tornei-me mais intimista. Ou realista fazendo projectos cada vez mais pequenos. Histórias em tom de fábula ou simplesmente os meus videozinhos postados no youtube. Que em parte são diários de uma nova etapa. Onde me vejo de regresso a Lisboa e me sinto de novo à procura de uma identidade.

Não interpretem mal estes vídeos. Eles não servem para mostrar o que consigo ou não consigo fazer. Servem de ensaio e registo. Ao mesmo tempo são a minha dádiva para todos vós. Sou eu a estender o braço oferecendo-vos um pedacinho do meu mundo. É o equivalente ao Júlio do atelier de artes plásticas. A mover vértices enquanto todos os outros pintavam ou esculpiam mas que só queria estar próximo daquele mundo (virgula) mesmo que tão longe.

Mas o que significa ter 27 anos no fundo disto?

Lisboa. 2010

Do futuro não consigo falar. Nem nunca teria previsto rumos. Amizades perdidas ou ganhas. Apenas agradecer-vos neste tom. Lembrando-vos que cada minuto é um desafio. Uma nova etapa em que tentarei ser mais realista e não sofrer com lutas fúteis ou objectivos de papel. Afinal de contas. de 7 em 7anos (para o corpo e10 para ósseas) nem uma das células que transportamos é a mesma. Devido à sua substituição imperfeita podemos dizer que não há uma pedaço de pele daquela pessoa que fomos. Que beijara pela primeira vez ou chorara pelo brinquedo partido. Mas são as memórias que ficam que servirão para um novo ser. que com a sua imperfeição tentará tocar os limites da sua humanidade.E já agora uma existência mais feliz!
Quem está comigo?
Obrigado a todos!
9ºANO Oficina de Artes.

...do Ver à REPRESENTAÇÃO - Transformação e "KRIATIVIDADE"


Projecto Bidimensional-PINTURA
Projecto Tridimensional-Escultura.
A CABEÇA de MEDUSA BOA

Materiais e utensílios
10º ANO / O Alfabeto da ARTE
A-Arte-Amor-Aguada-Antoni Tápies



 

de BIDIMENSIONALIDADE (FALSA) de BRAQUE 


Mónica -Smill- Ellie-Maria
Composição-Colagem-Contraste
Cruzeiro Seixas



D-DIAGONAL, DINÂMICA e DESIGN

Damien Hirst
ESBOÇOS /20 obras expressionistas





-A QUALIDADE FOI...SSSSSSS   F


G-A QUALIDADE VOLTOUUUUUUUUUU com KLIMT e GRADAÇÃO a GRAFITE



Letra H- Harmonia e Homogéneo.

I de Implícito e de IMAGEM


KOISAS ÚTEIS (Termos e conteúdos estruturantes do OBJECTO ARTÍSTICO)






J-Jónico e Jean ARP-Contraste das cores Primárias
OLHEM?!!! Eu GOSTO e também vos digo que esta HISTÓRIA da composição, organização do CAMPO VISUAL, está resolvida para o resto das vossas "SANTAS" vidinhas. Agora já sabem organizar o Espaço.
Passo seguinte, aprender a VER com OLHOS de VER (GENTE).


L-LINHA



M de Mediana e de Mark
 
NIVELAMENTO-NATURALISMO-NATUREZA MORTA
Artista-NIKIAS 



LETRA
OPACIDADE
OBLÍQUIDADE
OTTO ZITKO
ORGANIZAÇÃO








PONTO-POESIA Visual-PICTOGRAMA-PAULA REGO





Materiais para comprar em grupo- PASTA cerâmica
- Telas e tintas acrílicas

Obs. O segundo trabalho poderá ser substituído por um painel de vidro com 3 planos, dependendo essa mudança dos preços de uns e outros materiais.

10º ANO

Estruturar a MENTE a VISÃO e a ATITUDE
Representações, técnicas e transformação "Kriativa". Conhecimento e utilização de vários materiais e utensílios.
A Prática DIÁRIA do gesto e da concretização

Diário- O ALFABETO da ARTE, ilustração e experimentação de técnicas e materiais.
Desenho de OBJECTOS.
TRANSFORMAÇÃO-RECRIAÇÃO-METAMORFOSE de uma obra de CARGALEIRO
-VISITA de TRABALHO ao MUSEU CARGALEIRO.

A ESCULTURA ITALIANA na obra dos discípulos do MESTRE CARGALEIRO...utilizada como suporte para o trabalho criativo da turma.
-LOGOTIPO PESSOAL.A MARCA!!
-O PRETO, o BRANCO e o CINZENTO
A COR e a Não COR
- FORMA e FUNDO- MOVIMENTO TRIDIMENSIONALIDADE.

Materiais e utensílios
LIVRO de 10ºAno edições ASA


11º ANO ARTES
O MUNDO 3 D


- Caixas e Perfumes, AXONOMETRIA e PERSPECTIVA cónica.
- Metamorfose, o ESBOÇO, a Representação o MOVIMENTO e a metamorfose TRIDIMENSIONAL.
Módulo-Padrão e tridimensionalidade.
-Fotografia e representação.
- O frasco dentro e fora-Paisagens imaginárias- ilhas suspensas.
O ROSTO
Maquilhagem-Anatomia e fragmentação.
Deformação anamorfose.

O CAVALO de TROIA
Escultura em Grés.

O cavalo que transporta segredos
ESBOÇO e Projecto tridimensional-Linha mancha e linha de contorno e volume.

DIÁRIO
..viagem pela história de Arte-Pequeno e grande formato-escalas de valor-repetição e criatividade- A COR



Escultura
- Uma bata ou uma camisa grande para proteger a roupa
-1 teque de arame e dois de madeira
-1t- shirt velha
-1 saco de plástico do lixo médio
CRÉS (COMPRAR em GRUPO)

OBJECTIVOS-COMPORTAMENTOS- ATITUDES
-Espírito de grupo
-Entrega sem reservas aos trabalhos propostos
-Pontualidade
-Assiduidade
- CRIATIVIDADE, INOVAÇÃO e Construção de um objecto ARTÍSTICO
-Respeito pelo espaço de trabalho e pelo equipamento.
-Limpeza dos espaços de trabalho.
-Cumprimento rigoroso dos prazos marcados para avaliação.

AVALIAÇÃO
-Semanal para os DIÁRIOS.
-2 AVALIAÇÕES por período para os trabalhos gerais.
- Teste TEÓRICO-PRÁTICO ( 1 por Período).
-85% para trabalhos
-15% para ATITUDES
(ESTA fórmula poderá sofrer alteração até ao início das aulas)


IMPORTANTE- Todo o material está ao dispor dos ALUNOS nas COISAS do PAPEL.

Sem comentários:

Enviar um comentário