08/10/2010

À PROCURA de RUMO


canto a mim mesmo
DESENHO-Raquel MATOS 
A GALINHA dos OVOS de OURO
LUTA de LOBOS


Um velho índio conta ao seu neto que existe uma batalha que toda as pessoas têm que travar dentro de si.


Ele disse: esta batalha dentro de nós é entre dois lobos.

Um é mau. É a cólera, inveja, ciúme, amargura, desgosto, arrependimento, cobiça, arrogância, lamentação, culpa, ressentimento, inferioridade, mentira, vaidade, soberba, complexo de superioridade e o ego.


O outro é bom. É a alegria, paz, amor, esperança, serenidade, humildade, bondade, benevolência, empatia, generosidade, verdade, compaixão e confiança.


O neto pensou um pouco e perguntou: Qual dos lobos vence?

O velho índio respondeu simplesmente: Aquele que alimentares...!
...para bem da espécie humana GANHOU o LOBO BOM!!
esse é o KAMINHO!!!


Uma boneca de TRAPOS


Era uma vez uma boneca de trapos,
Perdida num sótão de um velho casarão.
Tinha por sua vez uns botões como sapatos.
E vivia numa terna solidão.

Por vezes cantava toda a noite,
encantada com a lua pintada num vitral.
Tentava recuperar de um belo açoite.
Mas quem lhe poderia querer mal?

Foram os ratos e as traças.
Que até os olhos lhe roeram.
A boneca ficara sem graças
quando o coração lhe comeram.

Triste na noite encantada pensara encontrar sua amada.
Como era impossível nesta casa longe de tudo,
resolveu então partir e fazer se à estrada.
Mandara de feliz um riso estridente e agudo.

Era a lua que a chamava, lentamente com palavras soltas.
Vem a mim triste companhia. Voa!
Como?- perguntava, se até as mãos tinha rotas.
Mas ela só sonhava com uma vida boa.

Dias passaram e não encontrou  vivalma.
Vasculhara tudo, mesmo os montes e os vales.
Então à noite  no charco desviara uma planta a palma.
Era o reflexo que de promessas jurava afastar seus males.

A lua, agora à sua frente.
Reluzente, perto e à distância de um beijo.
Ó triste desta boneca que sente.
Perante seu amor, redondo como um queijo.
Dona do seu desejo.

 Vem até mim pedia-lhe carinhosamente.
dá passo em frente.

A boneca não vacilou
saltara para o charco em pirueta encarpada.
E num mergulho em branco ficara ensopada.
Num momento rápido suas entranhas inundou.

Assim ficara novamente.
No estado em que tudo começou.
Não eram os ratos nem as traças pensou..
Eram os peixes que lhe cortavam rente.
Restos de uma alma que sente.

Assim finaliza a história de uma boneca que errou
Quando a lua tentou abraçar.
Pois sem meios para a seguir.
Seus males acabou por extinguir.


A ARTE Não é uma CIÊNCIA nem é EXACTA



Avaliar arte não é tarefa fácil, e creio que para isso é preciso estar inserido no meio artístico, não vejo a possibilidade de avaliá-la sem ter conhecimento de sua história e sem ter conhecimento de causa-efeito.

Concordo com os autores quando dizem que é possível avaliar arte, que ela é avaliada o tempo todo e quando dizem que avalia-se muito e avalia-se mal.
A subjectividade da arte talvez seja a grande fomentadora do questionamento em torno de se poder ou não avaliar arte, mas creio que se não tudo, quase tudo que se avalia possui um carácter de subjectividade.A avaliação na disciplina Arte apresenta duas funções: a diagnostica e a directiva. Na função diagnostica, a qual é processual, contínua, permanente e cumulativa, tem-se como ponto de partida os conhecimentos artísticos construídos historicamente pelo Homem e expressos na escola como conteúdo artístico. Já como ponto de chegada, está a apreensão destes conteúdos pelos alunos a partir da sistematização e mediação dos mesmos pelo professor na relação ensino-aprendizagem. Na função directiva, a avaliação baseia-se na reflexão e no questionamento da prática  artística que foi desenvolvida no encaminhamento metodológico pelo professor. Desta forma, além de ensinar, também cabe ao docente avaliar o ensinar e o aprender durante o processo de desenvolvimento do trabalho pedagógico da disciplina arte, tornando consciente ao aluno o que foi aprendido e ao professor o que foi ensinado.
 (Christiane Denardi)
Candeias, PRESENTE!!

...Em análise e também como abordagem à questão da AVALIAÇÃO, a única saída será entender que o trabalho e o esforço poder-se-ão colocar em números, mas de uma forma pacífica e enquadrada na experiência do PROFESSOR ,  organização da disciplina e por fim "OLHANDO para a AVALIAÇÃO como mais uma das partes do percurso. Não é a mais importante, é uma das partes do todo de toda a abordagem da prática lectiva-é uma soma de objectos visíveis, palpáveis...em conjunto com gestos, atitudes, emoções. A OBRA de ARTE tal como a consciência não se podem resumir em números. Concretamente inventaram-se fórmulas as quais todos nos esforçamos a tornar exactas, pelo caminho permanece a dúvida.
O PROFESSOR é "SOBERANO" neste campo de "batalha",na maior parte das vezes reina a tolerância e tenta encontrar substância para a avaliação nos "GESTOS" nos mínimos pormenores da lenta evolução que é assimilar e reciclar um vasto campo de experimentação . TU ALUNO!!observa o teu coração, sente e pratica motivação, mas não te limites a um NÚMERO PAR ou ÍMPAR. Procura o caminho da HUMILDADE sem que desistas de interrogar o mundo que te envolve.



Sem trabalho e profunda Paixão não há resultados.



Sê humilde se queres adquirir sabedoria; sê mais humilde ainda, quando a tiveres adquirido.
(Helena P.Blavatsky)


Sobre a GENEROSIDADE!! para todos.

 E a DOR
A dor é uma coisa estranha.
Um gato que mata um pássaro,
um acidente de automóvel,
um incêndio...

A dor chega,

BANG,
e eis que ela te atinge.

É real.


E aos olhos de qualquer pessoa pareces um estúpido.

Como se te tornasses, de repente, num idiota.

E não há cura para isso,

a menos que encontres alguém
que compreenda realmente o que sentes
e te saiba ajudar...



A ÁRVORE GENEROSA - UMA APRENDIZAGEM DO AFECTO
Este é o título mais conhecido de Shel Silverstein. O clássico de 1964 comoveu gerações com a história do amor entre uma árvore e um menino. 
A árvore é a amiga amorosa que dá tudo ao menino: suas folhas, seus frutos, sua sombra. O menino também ama a árvore, a grande companheira de todos os dias: sobe em seu tronco, se pendura nos galhos, brinca de esconde-esconde. Até que vai crescendo,  torna-se adolescente, depois adulto. E, pouco a pouco, deixa
a amiga de lado.
"Estou grande demais para brincar", diz o menino, que então precisa de dinheiro para comprar "muitas coisas". A árvore fornece  maçãs, para o jovem vender. Depois seus galhos, para o homem construir sua casa.   E a história acompanha o passar do tempo até a velhice do homem - que até o fim, já bem velho e cansado, ainda é chamado de menino pela árvore.
Em primeiro plano, uma lição de consciência ecológica: o homem pequeno, mesquinho, frente à generosidade e a força da natureza. No entanto, a dinâmica que vemos entre o menino e a árvore fala também da passagem do tempo e dos valores que são reavaliados com ela. A árvore ensina, por meio do afecto, uma relação de troca sincera e desinteressada - essa que o homem parece desaprender nas exigências da vida adulta.
            Amiga Maria, não te canses de PRATICAR o BEM, mesmo que alguma vez, seja para limpar o que outros sujaram.Este também é um conselho para todos os elementos da turma.



Um camponês e sua esposa possuíam uma galinha que punha todo dia um ovo de ouro.
Supondo que devia haver uma grande quantidade de ouro em seu interior, eles mataram a galinha para que pudessem ficar com todo o ouro.
Então, para surpresa deles, viram que a galinha em nada era diferente das outras galinhas.
O casal de tolos, desse modo, desejando ficarem ricos de uma só vez, perderam o ganho diário que tinham assegurado.
Autor: Esopo

Moral da História:


 

Quem tudo quer acaba ficando sem nada.

Frase sobre as vicissitudes

da existência.

A inveja vê sempre tudo com lentes de aumento que transformam pequenas coisas em grandiosas, anões em gigantes, indícios em certezas.( Miguel de Cervantes)
 Sobre a loucura
Nós não podemos falar nada sobre nós e a nossa época, sem começarmos por definir a loucura.
Como é que se explica que nós sejamos seres dotados de razão, enquanto a nossa sociedade é tão ligada à loucura?
Como as pessoas que tem toda a sua razão podem agir como se estivessem loucas e acreditar nas ideias loucas que a sociedade lhe impõe?
Nós podemos encontrar uma resposta com aqueles que perderam a razão.
O que é que os deixou loucos?
As pessoas ficam assim quando não chegam a criar uma relação funcional e prática com a sociedade e com a realidade.
O que eles fazem?
Eles criam uma sociedade que é uma realidade para eles.
Eles ficam loucos para não perder a sua razão.
A sua loucura é a explicação que eles dão para a loucura que eles encontram no mundo.

Edward Bond
[sine data]


Crueldade e Sofrimento

 

A crueldade é constitutiva do universo, é o preço a pagar pela grande solidariedade da biosfera, é ineliminável da vida humana. Nascemos na crueldade do mundo e da vida, a que acrescentámos a crueldade do ser humano e a crueldade da sociedade humana. Os recém-nascidos nascem com gritos de dor. Os animais dotados de sistemas nervosos sofrem, talvez os vegetais também, mas foram os humanos que adquiriram as maiores aptidões para o sofrimento ao adquirirem as maiores aptidões para a fruição. A crueldade do mundo é sentida mais vivamente e mais violentamente pelas criaturas de carne, alma e espírito, que podem sofrer ao mesmo tempo com o sofrimento carnal, com o sofrimento da alma e com o sofrimento do espírito, e que, pelo espírito, podem conceber a crueldade do mundo e horrorizar-se com ela.
A crueldade entre homens, indivíduos, grupos, etnias, religiões, raças é aterradora. O ser humano contém em si um ruído de monstros que liberta em todas as ocasiões favoráveis.

  O ódio desencadeia-se por um pequeno nada, por um esquecimento, pela sorte de outrem, por um favor que se julga perdido. O ódio abstracto por uma ideia ou uma religião transforma-se em ódio concreto por um indivíduo ou um grupo; o ódio demente desencadeia-se por um erro de percepção ou de interpretação. O egoísmo, o desprezo, a indiferença, a desatenção agravam por todo o lado e sem tréguas a crueldade do mundo humano. E no subsolo das sociedades civilizadas torturam-se animais para o matadouro ou a experimentação. Por saturação, o excesso de crueldade alimenta a indiferença e a desatenção, e de resto ninguém poderia suportar a vida se não conservasse em si um calo de indiferença.
Edgar Morin, in 'Os Meus Demónios'

HUMANOS!!

Jiddu Krishnamurti

1895/1986

(Um Tributo à Patrícia)



Nós, entes humanos, somos os mesmos que éramos há milhões de anos - enormemente ávidos, invejosos, agressivos, ciumentos, ansiosos e desesperados, com ocasionais lampejos de alegria e afeição. Somos uma estranha mistura de ódio, medo e ternura; somos a um tempo a violência e a paz. Têm-se feito progressos, exteriormente, do carro de boi ao avião a jacto, porém, psicologicamente, o indivíduo não mudou em nada, e a estrutura da sociedade, em todo o mundo, foi criada por indivíduos. A estrutura social, exterior, é o resultado da estrutura psicológica, interior, das relações humanas, pois o indivíduo é o resultado da experiência, dos conhecimentos e da conduta do homem, englobadamente. Cada um de nós é o depósito de todo o passado. O indivíduo é o ente humano que representa toda a humanidade. Toda a história humana está escrita em nós.

Uma das coisas mais difíceis do mundo é olharmos qualquer coisa com simplicidade. Como nossa mente é muito complexa, perdemos a simplicidade. Não me refiro à simplicidade no vestir ou no comer, no usar apenas uma tanga ou bater um recorde de jejum, ou qualquer outra das absurdas infantilidades que os santos praticam; refiro-me àquela simplicidade que nos torna capazes de olhar as coisas directamente e sem medo, capazes de olhar a nós mesmos sem nenhuma deformação, de dizer que mentimos quando mentimos e não esconder o fato ou dele fugir.
O homem aceitou o conflito como parte da existência diária, porque aceitou a competição, o ciúme, a avidez, a ganância e a agressão como norma natural da vida. Quando aceitamos tal norma de vida, estamos aceitando a estrutura social tal qual é e vivendo segundo o padrão da respeitabilidade. E é nessa rede que está aprisionada a maioria, visto que quase todos aspiram a ser respeitáveis. Examinando nossa mente e coração, nossa maneira de pensar, nossa maneira de sentir e de agir na vida diária, observamos que, enquanto estamos a ajustar-nos ao padrão da sociedade, a vida tem de ser um campo de batalha. Se não a aceitamos - pois uma pessoa religiosa não pode de modo nenhum aceitar uma tal sociedade - estaremos então completamente livres da estrutura psicológica da sociedade.
A maioria de nós é rica das coisas da sociedade. O que a sociedade criou em nós e, também, o que criamos em nós mesmos, é avidez, inveja, cólera, ódio, ciúme, ansiedade - de tudo isso somos muito ricos. As religiões, em todo o mundo, sempre pregaram a pobreza. O monge toma um hábito, muda de nome, rapa a cabeça, entra numa cela e faz voto de pobreza e de castidade; no Oriente eles trajam uma tanga, um manto e só tomam uma refeição por dia. Todos nós respeitamos essa espécie de pobreza. Mas, os homens que vestiram o manto da pobreza continuam, interiormente, psicologicamente, ricos das coisas da sociedade, porquanto estão ainda em busca de posição e de prestígio; pertencem a esta ou àquela ordem, a esta ou àquela religião; continuam a viver nas divisões próprias de uma dada cultura ou tradição. Isso não é pobreza. Pobreza é estar completamente livre da sociedade, mesmo possuindo algumas roupas e tomando mais refeições - meu Deus! Que importa isso? Mas, infelizmente, na maioria das pessoas existe esse impulso para o exibicionismo.
A pobreza se torna uma coisa maravilhosa e bela, quando a mente está livre da sociedade. Temos de ser pobres interiormente, porque então não há mais buscar, nem indagar, nem desejar, nem - nada! Só essa pobreza interior pode ver a verdade existente numa vida completamente sem conflito. Tal vida é uma bênção não encontrável em nenhuma igreja ou templo.
O AMOR
Assim, para examinarmos a questão do amor - o que é o amor - devemos primeiramente libertar-nos das incrustações dos séculos, lançar fora todos os ideais e ideologias sobre o que ele deve ou não deve ser. Dividir qualquer coisa em o que deveria ser e o que é, é a maneira mais ilusória de enfrentar a vida.
Ora, como iremos saber o que é essa chama que denominamos amor - não a maneira de expressá-lo a outrem, porém o que ele próprio significa? Em primeiro lugar, rejeitarei tudo o que a Igreja, a sociedade, meus pais e amigos, todas as pessoas e todos os livros disseram a seu respeito, porque desejo descobrir por mim mesmo o que ele é. Eis um problema imenso, que interessa a toda a humanidade; há milhares de maneiras de defini-lo e eu próprio me vejo todo enredado neste ou naquele padrão, conforme a coisa que, no momento, me dá gosto ou prazer. Por conseguinte, para compreender o amor, não devo em primeiro lugar libertar-me de minhas inclinações e preconceitos? Vejo-me confuso, dilacerado pelos meus próprios desejos e, assim, digo entre mim: "Primeiro, dissipa a tua confusão. Talvez tenhas possibilidade de descobrir o que é o amor através do que ele não é".
O governo ordena: "Vai e mata, por amor à pátria!" Isso é amor? A religião preceitua: 'Abandona o sexo, pelo amor de Deus". Isso é amor? O amor é desejo? Não digais que não. Para a maioria de 41ÓS, ;,é; desejo acompanhado de prazer, prazer derivado dos sentidos, pelo apego e o preenchimento sexual. Não sou contrário ao sexo, mas vede o que ele implica. O que o sexo vos dá momentaneamente é o total abandono de vós mesmo, mas, depois, voltais à vossa agitação; por conseguinte, desejais a constante repetição desse estado livre de preocupação, de problema, do "eu". Dizeis que amais vossa esposa. Nesse amor está implicado o prazer sexual, o prazer de terdes uma pessoa em casa para cuidar dos filhos e cozinhar. Dependeis dela; ela vos deu o seu corpo, suas emoções, seus incentivos, um certo sentimento de segurança e bem--estar. Um dia, ela vos abandona; aborrece-se ou foge com outro homem, e eis destruído todo o vosso equilíbrio emocional; essa perturbação, de que não gostais, chama-se ciúme. Nele existe sofrimento, ansiedade, ódio e violência. Por conseguinte, o que realmente estais dizendo é: "Enquanto me pertences, eu te amo; mas, tão logo deixes de pertencer-me, começo a odiar-te. Enquanto posso contar contigo para satisfação de minhas necessidades sociais e outras, amo-te, mas, tão logo deixes de atender a minhas necessidades, não gosto mais de ti". Há, pois, antagonismo entre ambos, há separação, e quando vos sentis separados um do outro, não há amor. Mas, se puderdes viver com vossa esposa sem que o pensamento crie todos esses estados contraditórios, essas intermináveis contendas dentro de vós mesmo, talvez então - talvez - sabereis o que é o amor. Sereis então completamente livre, e ela também; ao passo que, se dela dependeis para os vossos prazeres, sois seu escravo. Portanto, quando uma pessoa ama, deve haver liberdade - a pessoa deve estar livre, não só da outra, mas também de si própria.
Uma coisa me parece absolutamente necessária: a paixão sem motivo, a paixão não resultante de compromisso ou ajustamento, a paixão que não é lascívia. O homem que não sabe o que é paixão, jamais conhecerá o amor, porque o amor só pode existir quando a pessoa se desprende totalmente de si própria.
A mente que busca não é uma mente apaixonada, e não buscar o amor é a única maneira de encontrá-lo; encontrá-lo inesperadamente e não como resultado de qualquer esforço ou experiência. Esse amor, como vereis, não é do tempo; ele é tanto pessoal como impessoal, tanto um só como multidão. Como uma flor perfumosa, podeis aspirar-lhe o perfume, ou passar por ele sem o notardes. Aquela flor é para todos e para aquele que se curva para aspirá-la profundamente e olhá-la com deleite. Quer estejamos muito perto, no jardim, quer muito longe, isso é indiferente à flor, porque ela está cheia de seu perfume e pronta a reparti-lo com todos.
O amor é uma coisa nova, fresca, viva. Não tem ontem nem amanhã. Está além da confusão do pensamento. Só a mente inocente sabe o que é o amor, e a mente inocente pode viver no mundo não inocente. Só é possível encontrá-la, essa coisa maravilhosa que o homem sempre buscou sequiosamente por meio de sacrifícios, de adoração, das relações, do sexo, de toda espécie de prazer e de dor, só é possível encontrá-la quando o pensamento, alcançando a compreensão de si próprio, termina naturalmente. O amor não conhece oposto, não conhece conflito.

Jiddu Krishnamurti



O Amor Mata!!!






«Love kills, drills you through your heart. Love kills, scars you from the start. »
                                                                                                Freddie Mercury

O Amor vive no passado, destrói o presente, hipoteca o futuro. Dilacera o coração e deixa cicatrizes profundas. O Amor coloca ainda arame farpado no coração e fica, deleitado, a vê-lo, de longe a sofrer, a sangrar com uma chaga aberta, com um pingo de sangue aqui, um pingo de sangue ali… O Amor não se resigna, não dá tréguas, não permite acordos de paz. O amor não hasteia o lenço branco da rendição. O amor não se justifica e só faz aquilo que muito bem lhe apetece. O amor morre. O amor mata.(As palavras que nunca te direi)

 






A GALINHA dos OVOS de OURO, foi morta pela estupidez, ganância e maldade do ser humano.


XIUUUUUUUUUUUU!!!!!!
SILÊNCIO-OIÇAM! com atenção os lamentos da Mãe Natureza.



Para aqueles que desistem à primeira RABANADA de VENTO
Palavras Sábias do meu HERÓI PORTUGUÊS
No Monte Branco percebi que só atinge o topo quem se esforça. Não é quem é mais velho, nem quem tem mais equipamento, nem quem é mais bonito. No alpinismo, como na vida, só atinge o cume quem se esforça”João Garcia ALPINISTA







 
(fragmentos)
UM GUERREIRO


" Ser guerreiro  ou "- O Gladiador"

Um guerreiro aceita a

responsabilidades de seus actos-mesmo os mais triviais.


Um homem comum nunca assume o seus erros,mas assume qualquer vitória,mesmo que seja dos outros.


Ele é um ganhador ou um perdedor,e pode transformar-se em perseguidor ou vítima.
Mas jamais chegará a uma condição de um GUERREIRO ,porque não merece.....
Um Guerreiro ás vezes, deve está disponível,e ás vezes deve estar oculto......
É inútil,para um guerreiro estar todo tempo disponível.....
Assim como é inútil esconder-se quando todos sabem aonde ele está escondido....
Alternando a disponibilidade com a indisponibilidade,ele não se cansa à toa e não cansa aqueles.
Aqueles que estão ao seu lado.......
Para o homem comum o mundo é estranho porque,quando não está cansado de viver,está sofrendo.
Por coisas que acredita não merecer.Para um Guerreiro,o mundo é estranho porque é estupendo...
Pavoroso,misterioso,insondável.....
A arte do guerreiro consiste em equilibrar o terror de ser um homem com a maravilha de ser um homem.
Os actos têm poder.Especialmente quando o guerreiro sabe que cada luta.....
pode ser uma última batalha.Existe uma estranha felicidade em agir com pleno conhecimento....
Da ideia que podemos morrer no próximo minuto....
O mais difícil neste mundo é adoptar uma postura de um Guerreiro. De nada serve estar triste....
Queixar-se e dizer que alguém está nos fazendo mal. Ninguém está fazendo nada a ninguém e muito menos a um Guerreiro.
A confiança de um Guerreiro não é a confiança de um homem comum. O homem comum busca a aprovação...
Nos olhos de um espectador e chama a isso de certeza.
O Guerreiro busca ser impecável perante a si mesmo e chama isso de humildade. O homem comum está ligado aos seus semelhantes, o Guerreiro está conectado com o infinito.

Há muitas coisas que um Guerreiro pode fazer em um determinado momento...
e que não podia fazer há alguns anos.Não foi as coisas que mudaram, o que mudou foi a ideia...
que o Guerreiro tinha a respeito de si mesmo.
O poder sempre coloca ao alcance do Guerreiro um centímetro cúbico de sorte.
A arte do Guerreiro consiste em ser permanentemente fluído, para consegui-lo utilizar.
Todo mundo dispõe de suficiente poder para conseguir alguma coisa...
e utilizá-las em seu propósito nesta vida.
O segredo do Guerreiro consiste em desviar a energia que antes dedicava a suas fraquezas....

Ser Guerreiro é possível......
Supera os teus medos......
Aceita as mudanças......
E torna-te uma pessoa melhor para ti mesmo.





GENEROSIDADE GUERREIROS!!
                 À medida que se consegue dar, fica-se mais rico...
              Em um mundo em que o ter supera, muitas vezes, o ser, o sentimento de generosidade aparece contaminado por enfoques de doações materiais e estas, embora certamente ajudem , não alimentam a alma humana.
              A generosidade é filha do amor que, desligado de pré-conceitos e de interesses ocultos, abre as portas de nosso coração para que nos comuniquemos com o outro, de um modo mais solto, mais fácil e aberto.
              A generosidade é irmã da amizade que une e solidariza os homens, possibilitando o ultrapassar de suspeitas e de distâncias sociais e raciais.  
             Seus maiores inimigos serão o egoísmo, que nos cega, e o sentimento de posse, que não admite perdas ou concessões.
             Por outro lado, quando se consegue ser generoso com alguém, estados mentais positivos se instalam, estados que nos enriquecem por nos conduzirem a uma melhor saúde mental e à sensação de felicidade.
             Reflectindo sobre generosidade, lembrei-me do texto "O último discurso"de Charles Chaplin, em que ele diz:
                   "Sinto muito, mas não pretendo ser um imperador. Não é esse o meu ofício. Não pretendo governar ou conquistar quem quer que seja. Gostaria de ajudar - se possível - judeus, o gentio ... negros ... brancos.

               Todos nós desejamos ajudar uns aos outros. Os seres humanos são assim. Desejamos viver para a felicidade do próximo - não para o seu infortúnio. Por que havemos de odiar ou desprezar uns aos outros? Neste mundo há espaço para todos. A terra, que é boa e rica, pode prover todas as nossas necessidades.

               O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos. A cobiça envenenou a alma do homem ... levantou no mundo as muralhas do ódio ... e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e os morticínios. Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria. Nossos conhecimentos fizeram-nos cépticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. 
                Mais do que máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas duas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido."

H2O






Caminhe com leveza na primavera.
A Mãe Terra está grávida.
Sabedoria Kiowa

Native American Comments & Graphics


2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade 
     
Os seres humanos são a principal causa desta destruição. Mas podemos reverter a situação - já salvamos espécies da extinção antes. As causas do declínio da biodiversidade são vastas e salvá-la vai exigir uma guinada das promessas vagas, sem clareza de quem financia a protecção, para um plano ousado, com fiscalização rigorosa e financiamento sério. O plano de 20/20 é justamente isto: os governos serão forçados a executar programas rigorosos para garantir que 20% das nossas terras sejam protegidas até 2020, e para isso aumentar drasticamente o financiamento.
 
Hoje existem apenas 300 baleias francas do atlântico norte e 99% das baleias azuis já foram eliminadas. Estes majestosos gigantes estão ameaçadas de extinção e seu caso está sendo usado como exemplo repetidamente. Mas na realidade, um terço de todas as formas de vida no planeta estão à beira da extinção.     Nossos animais, plantas, oceanos, florestas, solos e rios estão sufocando sob fardos imensos de super-exploração e outras pressões.
Tem que ser agora. Em todo o mundo o quadro está cada vez mais sombrio - há apenas 3.200 tigres na natureza, os peixes dos oceanos estão se esgotando e nós estamos perdendo fontes de alimentos ricos para a monocultura. A natureza é resistente, mas temos que prover espaços seguros para ela se recuperar. É por isso que esta reunião é fundamental - é um momento decisivo para acelerar acções baseadas em compromissos claros para proteger nossos recursos naturais. NALGUNS LUGARES ELA JÁ NÃO EXISTE MAIS
H2O
QUANDO CORTARES a ULTIMA ÁRVORE
PESCARES o ULTIMO PEIXE
POLUÍRES o ULTIMO RIO
SABERÁS ENTÃO QUE O DINHEIRO NÃO SERVE PARA COMER.
(Provérbio CREE)


VALORIZE A ÁGUA!
EM ALGUNS LUGARES ELA
NÃO EXISTE MAIS...

'Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta  melhor
para os nossos filhos e, esquece-se da urgência de deixarmos
filhos melhores para o nosso planeta.'


1-Delhi-Índia...todos querem um pouco de ÁGUA.
2- Dois Sudaneses bebem ÁGUA com tubos de plástico com filtro
para filtrar as larvas responsáveis pela enfermidade da LOMBRIGA da GUINÉ.

3- Os Glaciares que abastecem a EUROPA de ÁGUA potável perderam mais de metade do seu volume no século passado.

4- As ÁGUAS do DELTA do NÍGER são usadas para defecar, tomar banho, pescar e despejar lixo.


5- Água suja em torneiras residenciais, devido ao avanço indiscriminado do desenvolvimento.

6- Aldeões na ilha de CORONILLA, Kenya, cavam poços profundos em busca do precioso líquido, a apenas 300 metros do MAR. A Água é salobra.

7- Aquele que foi o quarto maior lago do mundo, agora um cemitério poeirento de embarcações
que nunca mais zarparão.







O segredo do SUCESSO da ...
PROLETÁRIOS de todos os PAÍSES UNI-VOS!!







vamos todos a pedir um sofá para as salas de AULA de todos os PAÍSES do Mundo.
 Operários pessoas de todos os pontos assinalados no MAPA. Exijam aos seus GOVERNANTES um SOFÁ para a felicidade dos vossos filhos.
UNIÃO, Greves, Golpes de ESTADO..LUTAR com todas as FORÇAS por uma guerra sem TRÉGUAS. 
A CONQUISTA do nosso sofá! DO VOSSO SOFÁ. O FUTURO!



O que é SER PROFESSOR?!
 VISÕES PARALELAS



Ser Professor é ser amigo.
Que ajuda incondicionalmente mas que critica construtivamente quando há erro.

Ser Professor é ser bombeiro.
Do fogo cruzado dos afectos e das emoções que Todos condiciona sem excepção.

Ser Professor é ouvir.
O silêncio de um olhar,
O barulho de uma lágrima,
A alegria de um sorriso ou
O calor de um abraço.

Ser Professor é observar.
Perscrutar atitudes,
Ler nas entrelinhas,
Olhar e ver para além do que os olhos alcançam.

Ser Professor é estar.
Disponível para um sorriso e
Estendendo a mão e dizer “estou aqui”;

Ser Professor é construir e reconstruir.
Construir alicerces para a vida e reconstruir os caminhos perdidos.

Ser Professor é Ser.
Apenas isso.
É o que tento.
Todos os dias.
Um de cada vez.
Ensinando e aprendendo;
Sorrindo;
Desafiando;
Acreditando;
Querendo;
Dando a mão;
Apagando fogos;
Ouvindo;
Abraçando;
Observando;
Estando;
Construindo e reconstruindo;
Sendo.
Eu própria.

Sempre!!!!
(SARRABECA)

Certa vez me foi indagado sobre "o que é ser Professor". Sendo assim resolvi criar este Blog para compartilhar a minha visão deste Ser extraordinário que se personifica nos indivíduos que elegem como sua maior prioridade a edificação de uma sociedade mais justa e de um mundo melhor.
O sentido de ser professor foi se revelando a mim ao longo da minha vida.
No caminho que percorri até aqui vivi algumas experiências que moldaram a minha personalidade, embora eu nunca tenha me distanciado dos sonhos e do menino, que ainda hoje, com 45 anos de idade, habita em mim.
Vejo o professor por uma óptica utópica porque para mim: ensinar, mediar, transmitir, compartilhar ou educar, é algo que vai muito além dos limites da formalidade.
Ser professor é se encaixar no tempo e no espaço, é viver a contemporaneidade respeitando a história individual e o contexto sócio cultural de cada um.
É se despir dos preconceitos e fazer do seu quotidiano sua aprendizagem, é estar consciente do quanto pode aprender com seus alunos.
Ser professor não é profissão, é uma missão, é caminhar sempre de frente para o sol e nunca permitir que sua sombra lhe guie, o afastando do seu objectivo maior, a educação. “ O que é ser Professor?”

William Manhães
Professor de Artes

Ser professor
é professar a fé
e a certeza de que tudo
terá valido a pena
se o aluno sentir-se feliz
pelo que aprendeu com você
e pelo que ele lhe ensinou...

Ser professor é consumir horas e horas
pensando em cada detalhe daquela aula que,
mesmo ocorrendo todos os dias,
a cada dia é única e original...

Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e,
diante da reacção da turma,
transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender...

Ser professor é importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que necessita de atenção, amor e cuidado.

Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena, sem sair do espectáculo".

Ser professor é apontar caminhos,
mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés...

Wilma F. Manhães
Advogada
MARAVILHOSO POVO de MOÇAMBIQUE

VER com OLHOS de VER e
CHORAR de RAIVA

BURGUESES-MALTESES e às VEZES! 

EU!!PROFESSOR BURGUÊS me CONFESSO, grito de DOR CONSENTIDA por ter tanto enquanto "estes" não têm nada, só o SONHO e a FELICIDADE estampada no ROSTO.

POIS PROMETO!! SUBSTITUIR a PRÓXIMA aula de EDUCAÇÃO Sexual por esta reportagem, já amanhã, numa sala de AULA neste cantinho do velho continente que tem as melhores condições de toda a EUROPA, INTERNET, PROJECTOR de VÍDEO, mobiliário novo, alunos para eu SER PROFESSOR e um ambiente de FELICIDADE. 

"Não trocar o CORPO pela ALMA"

GERAÇÃO de VIRAGEM

...as VOZES DELES! (20/10/2010)

Nasci em MOÇAMBIQUE, este Vídeo apenas me despertou SAUDADE, a minha TERRA, de quem tenho tanta SAUDADE.Também me lembrei da minha empregada que me criou, enquanto a minha MÃE estava ausente-chamava-se FEBE. Pergunto o que será feito dela?! (Tiago Zuka)

 

É um exagero-quando parece que temos tudo e que somos felizes, há sempre uma coisa que nos vai fazendo falta, podemos não saber o que é mas faz.Ninguém do NADA e ainda por cima uma pessoa desconhecida oferece uma ROSA a uma jovem e diz tais palavras. Porque os JOVENS de hoje são Rudes, mal educados e mimados.. Hoje ia na rua e uma idosa chamou-me e ofereceu-me uma ROSA e disse:-É tão BONITA, olhe que nem todas as rosas são iguais. Será que mereço esta ROSA?!!.(RAGAZZA)

 

O Homem é um ser curioso e ambicioso-aquelas crianças têm direitos, tem o direito de aprender para terem um futuro, para sair da MISÉRIA.. Dão valor ao pouco que têm.Conseguem ser felizes. Estas são as crianças que dão valor à vida de verdade, com todas as dificuldades-nunca deixam de SONHAR. (Inês Silva) 

 

Jamais as crianças e os adultos do 3ºmundo saberão o que é ir de FÉRIAS, comprar roupas de marca- a principal preocupação deles é ter comida suficiente para dar aos filhos. Penso que é impossível de imaginar a dor de uma Mãe que chega à hora de jantar  e vê os filhos com fome e não tem simplesmente nada para lhes dar de comer. Não tem simplesmente nada. (Stephanie)

 

O meu coração diz que o mundo é cruel. Na minha opinião precisamos de nascer pobres, passar fome para poder-mos dar valor ao que temos. António)

 

Acho que nunca vou saber ao certo quem sou realmente.Nunca devemos considerar nada como garantido. (Helena Salgueiro)

 

Fiquei simplesmente sem palavras, é triste o que me sai da boca. Por vezes queixo-me de ser peixe para o jantar...mas fogo PAHH, é comida, felizmente nunca tive falta de comida, mas mesmo assim queixo-me. É mesmo triste aquelas pessoas sonham ter o que eu tenho e eu simplesmente..queixo-me.Nem sei o que dizer.(Mariana Santos)

 

Sempre que tivermos um sonho devemos lutar até ao fim, por mais problemas que tenhamos nunca nos devemos render.(Rute)

 

Muitas das vezes dizemos que vamos para a ESCOLA com uma voz triste porque achamos as aulasaborrecidas mas não o devíamos fazer. Devia-mos dizer com alegria porque em PAÍSES sub-desenvolvidos a ESCOLA é a única coisa importante. Pensando assim deveríamos dar graças ao que temos e não ser-mos preconceituosos. (Maria Monteiro)

 

Eles não pedem brinquedos, pedem material para poder ir à ESCOLA, aprender a escrever e a ler.Aqueles Professores para irem trabalhar e ensinar as crianças fazem 10, 20 km de bicicleta. Não desistem, não fazem manifestações nem vão para a Escola contrariados.(Vanessa)


Diariamente não convivemos com problemas a sério-tal quando dizemos que temos fome. Nós temos fome?Não, simplesmente estamos habituados a ter tudo à nossa disposição de uma forma simples e sem esforços. Esses problemas tornam-se bactérias, quase invisíveis ao lado da vida das pessoas realmente necessitadas. (Mónica)

 

Temos tudo e ao mesmo tempo não temos nada , somos MARIONETAS puxadas pelas tendências. Embirramos porque não temos o novo telemóvel, embirramos porque sempre que queremos estudar a vontade não é nenhuma. Somos simplesmente máquinas AMBULANTES. (Gonçalo) 

 

Cada dia que passa percebo a sorte que tenho. Quando quero uma coisa, passem dias ou semanas e acabo por a ter. Depois vejo crianças inocentes e super bonitas com vontade de agarrara vida, com aquela pobreza toda à volta. ( Catarina Esteves)

 Olhares do 11ºAno

REALIDADES DÍSPARES 

Mordendo os LÁBIOS de FELICIDADE 

Faço isto por AMOR(PROFF da BICICLETA) 

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Ao ver esta REPORTAGEM apercebi-me do quanto nós desperdiçamos todas as oportunidades que nos são dadas se MÃO BEIJADA, ao lado das crianças e adolescentes africanos nós, os PORTUGUESES, temos tudo e mesmo assim queixa-mo-nos com falta de mais.

Não é barreira a distância da ESCOLA, faça chuva ou SOL, muitos deles percorrem caminhos de horas sem fim por DIA, todos os DIAS fazem-no por AMOR.

Como disse temos tudo facilitado e esse será para sempre o nosso MAIOR  MAL. Desistimos, esquecemos SONHOS, responsabilidades. Não encaramos a REALIDADE, nem a chegamos a conhecer por vezes. Vivemos iludidos-a LUZ nunca é reflectida em NÓS.

(Flávia Beirão)

Muitos não têm Nada, para além de andar a pé, não têm uns sapatos para calçar.Mas apesar disto tudo estas pessoas lutam para alcançar os seus sonhos e muitas vezes para sobreviver.

(Mariana Dias)

É difícil OLHAR para além da NOSSA REALIDADE, mas quando vimos não queremos acreditar no que vemos. N´s que temos uma vida fácil.É a voz deles que ouvimos-dizem que nunca chumbaram. Querem ser MÉDICOS, Professores e ADVOGADOS. Têm aulas na RUA ou em salas medíocres, com LUZ deficiente. Ficam radiantes com a ESCOLA mesmo não tendo nada.

(Mário)

Tanta INOCÊNCIA e FELICIDADE ali EXISTE.

(SORAIA)

Esta REPORTAGEM comoveu-me um pouco. Como há PESSOAS com tanto e outros com tão pouco.Mesmo os Meninos tinham uma grande FORÇA de VONTADE. Algo que não se VÊ em qualquer lado.

(Fábio)

Achei Fantástica a vontade e o gosto pela aprendizagem que eles têm, tendo em conta as deficientes condições de vida.

(Catarina Roque)

Moçambique está em mudança porque o seu POVO assim o quer, quer mudar a imagem e aprender. É uma nova geração com FUTURO.

Muitos deles trabalha diariamente nas plantações ajudando os PAIS, Mesmo assim continuam aplicados na ESCOLA. Pois para ELES, ESCOLA é tudo. É o FUTURO, a APRENDIZAGEM e a SABEDORIA.

(FRIEND JOHN)

Dão-nos tudo para ser-mos bem sucedidos na VIDA e não aproveitamos, por vezes desprezamos isso. Frases como "DETESTO a ESCOLA" e "NÃO me APETECE ESTUDAR" não se utilizam em MOÇAMBIQUE.

Existem montes de coisas que quero dizer, mas não sei como. Quanto mais simples se levar a VIDA e sem muitos bens materiais mais vontade se tem de agarrar o Futuro.

(ANY PINTO)

 Eles AMAM e dão valor a tudo (POUCO) que têm e preocupam-se em ajudar os outros. Os POBRES somos nós que só nos importamos por mostrar aos outros que temos mais e coisas melhores...tudo se trata de coisas palpáveis. E o AMOR? não precisamos? simplesmente não damos valor. Achamos mais importante o DINHEIRO e as coisas "CARAS". Enquanto eles se dedicam a demonstrar o seu AMOR com os outros e usufruir o mais possível dos livros , cadernos.

 Para nós tudo é abundante MATERIALMENTE, para ELES, é escasso...por esse motivo somos tão POBRES

ArquINÊS

É o Amor a força que os une e não é o cansaço que os separa.

A FELICIDADE permanece a cada passo que dão.

BEAUTYaFRICAN

Nos dias de hoje parece existir um só MUNDO, uma só REALIDADE. A NOSSA! Mas não, o nosso MUNDO está rodeado por mundos. O mundo deles e a sua REALIDADE. É difícil olhar atentamente para certas e determinadas imagens que nos são mostradas pois transportam para o meu interior uma DOR e uma grande aflição.

Perante eles sinto-me VULNERÁVEl e FRÁGIL, sinto-me incapaz de sofrer metade daquilo que passam todos os dias.

Quando o CORAÇÃO e a ALMA ao os mais fortes os objectivos são atingidos. Não sei mais o que escrever, as palavras ficam presas na garganta, parecem não conseguir sair pois, a minha ALMA está parva perante tanta fragilidade, tanta DOR, mas ao mesmo tempo tanta força entre eles.


(MARIA)



Onde está o TORRES COUTO????? 

 


E pronto, lá fui eu passear-me pela Avenida, chamada de Liberdade, para lutar contra a injustiça social que se vive no país e pelo infame ataque aos mais fracos e desprotegidos que está a ser feito em nome da crise. Ingenuamente quis acreditar que hoje pudesse ser diferente, que fosse uma manifestação de todos contra estas políticas, e não mais um desfile da CGTP que acabou em lindos discursos arrematados pelo obrigatório Hino da Internacional (que erradamente confundi com o Nacional). Fui e não gostei porque se gritou mais CGTP, CGTP que palavras contra o governo. A palavra capitalismo parece que se tornou tabu, a participação dos não alinhados, dos que dizem coisas diferentes, como a palavra "capitalismo", são rodeados pelos "stuarts" da manifestação e forçados a desfilar no passeio. De Greve Geral não se falou e ficou em aberto a possibilidade de todas as formas de luta permitidas pela Constituição (como se na véspera da Manifestação já não o fossem). Não se sabe para quando, como se não fosse agora a hora de as fazer. Não se sabe quais, como se não fosse a hora de serem todas começando pela Greve Geral. Uma jornada que devia ter sido de luta e foi simplesmente mais uma de propaganda. Fui, porque todos nunca seremos demais para acabar com a injustiça e a miséria, voltarei a ir porque pouco é melhor que nada, mas acredito que é preciso fazer muito mais. Aliás, passeios destes já acontecem há muitos anos e os trabalhadores continuam a ver os seus direitos e poder de compra cada vez mais reduzidos.(MAIO 30-2010)

Obrigado ao Lusitano e em especial ao Kaos por pensarem pelas suas próprias cabeças. Cada vez mais vimos as centrais sindicais ou outras organizações similares a servirem-se do povo para interesse dos seus altos desígnios.

Para que servem as manifestações e qual os seus efeitos práticos para o Povo?

Este é um povo que bem precisa ser manipulado, pois não consegue em qualquer situação da vida, quer no futebol, quer na religião quer na política pensar por si mesmo…um verdadeiro bando de ovelhas que segue com a maior das facilidades qualquer um que mostre jeito para ser pastor!

Se todos os portugueses, ou pelo menos a maioria deles, pensassem pela sua cabeça e não se deixassem manipular talvez não tivéssemos chegado ao estado calamitoso em que o País se encontra neste momento.

Porque isto não fica assim. Quando as medidas tomadas e ainda a tomar, começarem mesmo a doer talvez a atitude seja outra. O pior é que já será tarde demais! 

WEHAVEKAOSINTHEGARDEN


 

AGORA VAMOS ao FILME!




PARA os ALUNOS, PAIS, PROFESSORES, SINDICALISTAS, POLÍTICOS sem CORAÇÃO  deste desgraçado PAÍS PORTUGAL-VEJAM, em silêncio e mordam-se de raiva e ingratidão pelo caminho semeado de absolutas reivindicações. BERÇOS de OURO, ESCOLAS FANTÁSTICAS-MANUAIS, programas, PROFESSORES BURGUESES (MUITOS), POLÍTICOS BURGUESES (todos) qualidade de vida nos limites da felicidade. CHOREM de ingratidão-admirem com uma lágrima no canto do olho o PROF. de BICICLETA transportado admirem esses pequenos seres cheio de SONHOS e FELICIDADE do NADA. MARAVILHOSO POVO AFRICANO. 
E  agora vou para casa de CAVAL..(Não...??) de BICICL..(Não!!!) que confusão. Vou no meu todo o terreno, com uma lágrima ao canto do olho. De GRATIDÃO pelo que DEUS ME DEU. TER NASCIDO em PORTUGAL.
http://www.tvi24.iol.pt/eu-vi/reporter-tvi-mocambique-conceicao-queiroz-tvi24/1200115-4646.html


ARTE!!!!
Exposições
16..Outubro a 31..Dezembro
_Exposição Colectiva
... E TUDO É MAR PORTUGUÊS
Sábado_10h00
Museu de Francisco Tavares Proença Júnior
Esta exposição encerra as actividades de Comemoração do Centenário do Museu Francisco Tavares Proença Júnior, com a apresentação de obras de artistas contemporâneos que de alguma forma têm relação com Castelo Branco.

Cristina Ataíde, Frade Correia, Indian Espadanal, Manuela Justino, Miguel Branco, Miguel Silveira, Pedro Calapez, Pedro Portugal, Pedro Proença, Ribeiro Farinha, Rico Sequeira e a dupla vandanuno juntam-se a Noronha da Costa, Artur Bual, Costa Camelo, Cruzeiro Seixas, Eurico Gonçalves e Tomás Mateus, actualmente representados na colecção do MFTPJ.

A mostra é organizada com o apoio da Sociedade dos Amigos do Museu, e é assinalada com a edição de um catálogo com texto de apreciação e enquadramento da autoria de João Pinharanda, reconhecido crítico de arte com fortes ligações à região, e com uma cerimónia de doação de obras para a colecção do Museu pelos novos artistas participantes.



_3ª Feira a Domingo_10:00>12:30 e 14:00>17:30



...inspiração de Daniel Alves
 
1
Com música forte eu venho,
com minhas cornetas e meus tambores:
não toco hinos
só para os vencedores consagrados,
toco hinos também
para as pessoas batidas e assassinadas.
Vocês já ouviram dizer
que ganhar o dia é bom?
Pois eu digo que é bom também perder:
batalhas são perdidas
com o mesmo espírito
com que são ganhas.
Eu rufo e bato o tambor pelos mortos
e sopro nas minhas embocaduras
o que de mais alto e mais jubiloso
posso por eles.
Vivas àqueles que levaram a pior!
E àqueles cujos navios de guerra
afundaram no mar!
E a todos os generais
das estratégias perdidas,
que foram todos heróis!
E ao sem número dos heróis maiores
que se conhecem!









 

13-OUTUBRO

MILAGRE. Não?!
O QUERER e SABER do HOMEM
...o SIGNIFICADO de um ABRAÇO do tamanho do MUNDO


O Abraço

Segundo o autor Nick Douglas, o abraço não é apenas um
  contacto físico, mas
o desejo de "abrir", inconscientemente, nossa intimidade.
Abraçar significa identificar-se com alguém e,
independentemente de sexo ou idade, representa segurança, pois cria um círculo
  protector entre as
pessoas que se abraçam.

Ao abraçar alguém, colocando seus braços sobre os ombros da
pessoa, você
mostra que deseja compartilhar das mesmas responsabilidades
com ela. Um
abraço com o rosto colado denota apoio: "seu carácter é o
mesmo que o meu".
Já o abraço em que você coloca as mãos nas costas de alguém
pode ajudá-lo
a amenizar um possível sentimento de inferioridade de sua
parte, ou mesmo,
a vergonha de se expressar.

Além disso, quando sentimos uma irresistível vontade de
abraçar alguém -
principalmente se a pessoa é nossa alma gémea -, isto
demonstra a
sensibilidade de nossa alma. É como a dizer-nos: "- Você o
(a) identificou!
Parabéns! Receba este forte abraço!".

Quando não se tem palavras para expressar um sentimento,
nada se diz:
apenas se abraça a pessoa com o coração. Quando o abraço é
sincero não se
consegue esconder o que se sente. O toque é a manifestação
mais forte que
possuímos.
O abraço é uma forma muito importante e eficaz de
expressarmos nosso
carinho. Existem vários tipos de abraços:
o abraço formal, que exprime respeito e educação,
o abraço de uma criança, que subtilmente nos pede segurança,
e, ao ser
retribuído, significa amor e tranquilidade,
o abraço terno e suave, que demonstra nossa preocupação
diante de um
amigo,
o abraço rápido, a expressar que "estou ocupado mas lembrei-
me de você".
O abraço expressa de modo veemente o quanto se está alegre
por sentir-se
identificado.
Você sabia que quatro abraços por dia são necessários para
que nos
mantenhamos vivos, evitando assim que nossa essência se
esvaia aos poucos?
Que oito abraços são necessários para mantermos nossa
saúde, e doze para
que possamos progredir?

Não perca a oportunidade de abraçar quem está próximo a
você. Sentindo e
trocando energias, este é o verdadeiro significado do
abraço.
Autor Desconhecido

CHILE

O primeiro mineiro a ser resgatado da mina San José, depois de 69 dias de isolamento, foi Florencio Ávalos, seguido por um primeiro grupo considerado “hábil” para enfrentar as primeiras horas de uma operação muito aguardada e de um grupo de trabalhadores com saúde frágil.
O que o HOMEM consegue fazer quando une MOTIVAÇÃO-AMOR e ENTREGA a uma causa. 
VIVA O CHILE, os MINEIROS e todas as pessoas de bem.
DESDE AGOSTO que somos todos CHILENOS.

"FORMIGAS TRABALHADORAS "

...UM EXEMPLO a (PRO) SEGUIR!

9 de OUTUBRO
Nobel da PAZ

 LENNON



ACTIVISMO
AUTENTICIDADE



Parabéns LENNON!

do 10ºF e do 11ºE




"Percorrestes o caminho que medeia do verme ao homem, e ainda em vós resta muito do verme. Noutro tempo fostes macacos, e hoje o homem é ainda mais macaco do que todos os macacos."

Assim falou Zaratustra




Nietzsche assim Falou Zaratustra


ASSIM FALOU ZARATUSTRA
DO NOVO ÍDOLO
Estado, chamo eu, o lugar onde todos, bons ou malvados, são bebedores de veneno; Estado, o lugar onde todos, bons ou malvados, se perdem a si mesmos; Estado, o lugar onde o lento suicídio de todos chama-se – “vida”!
Olhai esses supérfluos! Roubam para si as obras dos inventores e os tesouros dos sábios; “culturas” chamam a seus furtos – e tudo se torna, neles, em doença e adversidade!
Olhai esses supérfluos! Estão sempre enfermos, vomitam fel e lhe chamam “jornal”. Devoram-se uns aos outros e não podem, sequer digerir-se.
Olhai esses supérfluos! Adquirem riquezas e, com elas, tornam-se mais pobres. Querem o poder e, para começar, a alavanca do poder, muito dinheiro – esses indigentes!
Olhai como sobem trepando, esses ágeis macacos! Sobem trepando uns por cima dos outros e atirando-se mutuamente, assim no lodo e no abismo.
Ao trono, querem todos, subir: é essa a sua loucura. Como se no trono estivesse sentada a felicidade! Muitas vezes, é o lodo que está no trono e, muitas vezes, também o trono no lodo.
Dementes, são todos eles, para mim, e macacos sobre excitados. Mau cheiro exala o seu ídolo, o monstro frio; mau cheiro exalam todos eles, esses servidores de ídolos!
Porventura, meus irmãos, quereis sufocar nas exalações de seus focinhos e de suas cobiças? Quebrai, de preferência, os vidros das janelas e pulai para o ar livre!
Fugi do mau cheiro! Fugi da idolatria dos supérfluos!
Fugi do mau cheiro! Fugi da fumaça desses sacrifícios humanos!
Também agora, ainda a terra está livre para as grandes almas. Vazios estão ainda para a solidão a um ou a dois, muitos sítios, em torno dos quais bafeja o cheiro de mares calmos.
Ainda está livre, para as grandes almas, uma vida livre. Na verdade, quem pouco possui, tanto menos pode tornar-se possuído. Louvado seja a pequena pobreza!
Onde cessa o Estado, somente ali começa o homem que não é supérfluo – ali começa o canto do necessário, essa melodia única e insubstituível.
Onde o Estado cessa – olhai para ali, meus irmãos! Não vedes o arco-íris e as pontes do super-homem?
Friedrich Nietzsche Os PRINCIPEZINHOS


1 comentário:

  1. Como poderia passar e não comentar?
    Cada dia há uma nova onda de palavras que me tocam. Hoje, foram os comentários dos alunos ao vídeo sobre a realidade em Moçambique. Lindos os nossos jovens. Os "teus" jovens. Certamente farão do futuro um futuro melhor!

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