20/11/2010

Renascer das CINZAS


    


                                  

RENASCIMENTO e VIDA


A VIDA é um CABARÉ
«A vida é um cabaret, velho companheiro. Bem vindos ao cabaret». «No fim é tudo uma gargalhada». «A vida é apenas uma maldita de uma coisa atrás de outra». «Há duas tragédias na vida. Uma é não se ter o que o coração deseja. A outra é ter.»


o SOL NASCE todos os DIAS pela ETERNIDADE.

FÉNIX ADORADO!




































There is no bad time in nature, all the time is GRATITUDE.

A Miséria do Meu Ser 

A miséria do meu ser,
Do ser que tenho a viver,
Tornou-se uma coisa vista.
Sou nesta vida um qualquer
Que roda fora da pista.

Ninguém conhece quem sou
Nem eu mesmo me conheço
E, se me conheço, esqueço,
Porque não vivo onde estou.
Rodo, e o meu rodar apresso.

É uma carreira invisível,
Salvo onde caio e sou visto,
Porque cair é sensível
Pelo ruído imprevisto...
Sou assim. Mas isto é crível?
(Fernando Pessoa)
 

Uma CEREJEIRA que dá ROMÃS
Ora, disse a Morsa ao Carpinteiro
vamos ter muito que falar:
de botas, e lacre, e veleiros,
de Reis, e couves da casa,
de saber porque ferve o mar,
ou se há porcos com asas.
Lewis Carroll
Alice do outro lado do espelho, cap. IV
ESCOLA, (1um) LUGAR  de AFECTOS

 URGENTEMENTE

É urgente o Amor,
É urgente um barco no mar.
É urgente destruir certas palavras
ódio, solidão e crueldade,
alguns lamentos,
muitas espadas.
É urgente inventar alegria,
multiplicar os beijos, as searas,
é urgente descobrir rosas e rios
e manhãs claras.
Cai o silêncio nos ombros,
e a luz impura até doer.
É urgente o amor,
É urgente permanecer.

Eugénio de Andrade
 
Obrigada, Professor, pelo Amor que põe naquilo que faz.
 Um beijo da Ana Margarida


Reflexão Final
2010
O POETA BEIJA TUDO

Para a ANA Margarina minha companheira de LUTA e de VIDA , até ao FIM!

"DIÁRIO" de SEBASTIÃO DA GAMA


 


"Março 9
O Poeta beija tudo, graças a Deus... E aprende com as coisas a sua lição de sinceridade... E diz assim: "É preciso saber olhar..." E pode ser, em qualquer idade, ingénuo como as crianças, entusiasta como os adolescentes e profundo como os homens feitos... E levanta uma pedra escura e áspera para mostrar uma flor que está por detrás...
E perde tempo (ganha tempo...) a namorar uma ovelha... E comove-se com coisas de nada: um pássaro que canta, uma mulher bonita que passou, uma menina que lhe sorriu, um pai que olhou desvanecido para o filho pequenino, um bocadinho de sol depois de um dia chuvoso... E acha que tudo é importante... E pega no braço dos homens que estavam tristes e vai passear com eles para o jardim... E reparou que os homens estavam tristes...E escreveu uns versos que começam desta maneira "O segredo é amar...".
Por tudo isto é que eu fiz a Semana da Poesia. Por tudo isto e porque de pequenino é que se torce o pepino. Por falta dela nas antologias escolares, ou só pela presença de Correias de Oliveira, Azevedos Castelo Branco e mais da mesma firma, é que os rapazes chegam a homens com uma má vontade à Poesia ou uma ignorância dela que confrangem um cristão. É preciso, subtilmente, deitar-lhes no sangue este veneno - não tanto para que gostem de versos ou saibam versos de cor, como para que olhem o mundo através da janela da Poesia, para que beijem tudo, graças a Deus, para que saibam olhar, para que reparem nas flores e nas ovelhas. Isto é que se quer que eles façam, sem respeito humano, pela vida fora. Digo "sem respeito humano", porque é fora de dúvida que a maior parte de nós, Portugueses, temos cá dentro um impulso que nos levaria a fazer tudo ou quase tudo que fazem os Poetas, se não fosse um receio de parecer menos viril.

A gente tem vergonha de beijar tudo, de amar as flores, de se enternecer com os animais, de dar um passeio. Se beija uma árvore, é parvo; se traz uma flor na mão, é maricas; se se enternece, é fraco; se acaricia uma menina, põe nessa carícia o sexo; se vai a qualquer parte para passear e ver o mundo, faz constar que foi em viagem de estudo ou viagem de negócios. Temos vergonha de ser sinceros, de que nos creiam parvos, ou maricas, ou fracos, ou lúbricos, ou estroinas. E então perdemos o melhor da nossa vida a ludibriar os outros e a insultar as nossas intenções mais belas e generosas. Ó Portugueses, é tempo de torcer o pescoço ao respeito humano. Olhai que nós somos bons e talvez seja verdade que somos poetas - e isso não deve ser desprezado, mas antes manifestado. Começai a ser sinceros, deixai de ser irónicos, e vereis como tudo corre melhor e a vida tem outro sabor!
Eu não quero "impingir" versos aos meus alunos: quero abrir-lhes a janela da Poesia, para que não se dê tempo a que também entre neles o respeito humano. Ouvindo ou lendo versos, verão logo de princípio que é natural um homem amar as flores - e amarão as flores com naturalidade. É tão raro, entre nós, um homem dizer em voz alta que ama as flores ou que aprecia bordados ou rendas ou outras coisas consideradas próprias de mulheres, que se riem de mim ou se admiram ou não me acreditam, quando eu noto com entusiasmo que tal flor é bela, tal renda é adorável, tal bordado é encantador.
Por tudo isto e porque de pequenino é que se torce o pepino, é que eu fiz a Semana da Poesia. Para começar, enchi uma aula de versos lidos por mim. Ao escolhe-los, fiz o possível por excluir coisas mórbidas ou tristes - o que é bem difícil de realizar com a nossa Poesia - e procurei trechos simples, de preferência descritivos, porque seriam de mais fácil compreensão. Em quase todos a nota dominante era o encantamento - ser Poeta, tinha eu pensado dizer-lhes - é estar encantado ou desencantado e contá-lo com palavras que pareçam música. E a todos os impunha a beleza formal, a que eu olhei também: as coisas boas têm de ser ditas com bons modos e esta aula era uma primeira oferta que eu gostava que fosse aceitada. "
SEBASTIÃO DA GAMA
in DIÁRIO

As PONTES


A PONTE é uma PASSAGEM para a outra MARGEM (Jáfumega)
Luís Portugal




Liga PONTOS no MAPA...Corações, CORES e PULSAÇÕES.
Estender uma PONTE é PROCURAR consensos, CONQUISTAR CASTELOS, desbravar TERRAS. 
CHEGAR mais ALÉM da "TAPROBANA"; é ir ao REI e BEIJAR-lhe a Mão. As PONTES nunca serviram para separar, mas para ligar, para ir mais LONGE. Na PROCURA do TODO e de todos...o lugar ALI! LÁ! na ponta do DEDO----segue a direcção do MEU OLHAR, que está na linha do ALÉM, como uma MIRA. O CENTRO do ALVO é depois da PONTE, o PONTO negro está depois da PONTE, o SANGUE dos GUERREIROS fervilha derramado para lá do HORIZONTE . A PONTE é uma FORMA que se reflecte em MIM .

São os OLHOS dos meus SENTIMENTOS + PUROS.




Que Nunca caiam as PONTES entre Nós!
Para toda a GENTE!!!
Para todos os meus ALUNOS!

Para a Ana Margarida  no seu MUNDO branco e PURO.
Para todas as pessoas que gostam pouco ou nada de mim.
Para os ALUNOS que conseguiram.
Para os alunos que ainda não conseguiram.



Para os que ainda não aprenderam, mas, que um dia vão morder os lábios de SAUDADE.
Para a minha Família.


Para o HÉLDER, coração de POETA AMARGURADO, no seu BARCO REMANDO, REMANDO contra todas as MARÉS.
Para quem me AMA sem pedir nada em TROCA.
Para a TARECA GATA e RAPARIGA inteligente.

 
Para o Pânico Cão PESSOA de olhar meigo.
Para o meu FILHO Júlio e para o GUILHERME que são filhos FANTÁSTICOS, cheios de HUMANISMO e  qualidades muito acima da média.
Para que o trabalho não me falte.
AQUI construí MAIS +++IS UMA ponte DE amor.




Na REALIDADE esta PONTE é feita da EVOLUÇÃO destes "pequenos" SERES, meus ALUNOS-"2 MESES e "PICOS", construídos sobre um Chão de APRENDIZAGEM, ESFORÇO, Dedicação, TALENTO, SUOR e CRIATIVIDADE. Com tudo isto construíram uma PONTE no Bairro do AMOR.






ROMAMOR 




Cadeiras VAZIAS! 

A MALDIÇÃO dos ISMOS

O Prémio Nobel da Paz 2010 impedido pelo governo Chinês de se deslocar a Estocolmo.

 Guillermo Fariñas impedido de ir a França receber o Prémio Sakharov
O " COMISMO" lá como cá, não!!! se enxergam...a lição jamais será aprendida quando no coração só há maldade - esta gente e outros como esta mesma gente, não aprendem a lição da HISTÓRIA. ISMO, ISMOS!
ABSOLUTISMO e IGNORÂNCIA são os ventos que sopram destes PAÍSES.
Absolutismo e IGNORÂNCIA espalhados por todos aqueles que se agarram ao poder e que escravizam os seus semelhantes. 





Não há machado que corte
A raiz ao pensamento
Não há morte para o vento
Não há morte

Se ao morrer o coração
Morresse a luz que lhe é querida
Sem razão seria a vida
Sem razão

Nada apaga a luz que vive
No amor num pensamento
Porque é livre como o vento
Porque é livre

versos: Carlos de Oliveira
música: Manuel Freire




 Andy Warhol, Martelo e foice, 1976



Reflexões da QUINTA pela Manhã! 
 O trabalho LIBERTA

A frase estava escrita na entrada de um dos campos de concentração nazista mais conhecidos: Auschwitz. Pode ser lida com duas tonalidades diferentes. A primeira num tom irónico, uma vez que nada, nem mesmo o trabalho, poderia libertar alguém de lá. Parece um tanto quanto tenebroso afirmar que só se podia sair de lá através das chaminés dos crematórios, mas essa era a realidade. Estima-se que entre um milhão e um milhão e meio de pessoas morreram ali. A segunda tonalidade representa uma dimensão mais objectiva da frase. De facto, a única utilidade para a qual os prisioneiros dos campos de concentração prestavam era para o trabalho. Ou se era apto para o trabalho ou o caminho a ser tomado era o das câmaras de gás. O trabalho humano é um valor! Isso é inegável. 
... o trabalho Liberta e dá FELICIDADE:- Reparem nos ROSTOS destes/as ADOLESCENTES CUMPRIDORES/AS
Obrigado MALTA!



Visita de Trabalho-Sala da Nora
Exposição ART ZINE
14/12/2010
A



Expressionismo e FIGURAÇÃO

Carlos Farinha-David Rosado-Eduardo Nunes -Ilídio Salteiro
Gilberto Gaspar-Luís Herberto-Mário Vitória -
Pedro Pascoinho
...os pequenos REBELDES portaram-se ASSIM-ASSIM. Falta de Hábito.

DIVA de BARCELONA
06/XII/2010
Para ti!! 

Hoje tive mais uma VISITA Fantástica, a  DIVA de BARCELONA e o seu NIÑO de AMOR ESPANHOL.  Fantástica como sempre de SIMPATIA e KARINHO.
Fantástica a HABLAR e a falar as duas línguas com o virar da face. É nestes dias que sinto um ORGULHO enorme nesta profissão. Continua FELIZ CHICA pela VIDA FORA MERECES. O meu KARINHO e a MINHA GRATIDÃO. VALEUUU!!


GRATIDÃO
Índian Espadanal disse...
FANTÁSTICO DIVA de BARCELONA----VINHA AQUI hoje para te pedir as FOTOS e apareceram-me de ROMPANTE estes ANJOS TODOS...ANJOS DELICIOSOS estes de BOM CORAÇÃO. ASAS só na PAIXÃO que têm PELA VIDA. GRATO pela TUA AMIZADE, GRATO e FELIZ pelo teu Sucesso assim pelo SORRISO que IMPLANTADO Vive como uma ESTRELA sem TEMPO e nos visita em todas as Estações.ABRAÇO e AMOR para os DOIS. VIVA LA ESPAGNA e PORTUGAL ..UM SÓ PAÍS. 2 ANJOS!
Pieces of What disse...
Existem momentos...não é assim que podemos dizer que é a nossa passagem por aqui...são momentos. Talvez por isso cada vez que o volto a ver sinto a mesma sensação na barriga e as mesmas ilusões que quando estive pelo mundo das suas aulas. Momentos que me marcaram e voltam a ser parte da minha realidade através de uma coisa chamada imaginação e memoria. obrigada abraços meus e do jordi
Inimiga da indiferença.

A gratidão é um sentimento que traz junto dele uma série de outros sentimentos: amor, ternura, fidelidade, amizade... Mas nunca submissão! É importante não confundir gratidão com atitudes de submissão ou bajulação: com servilismo.
Há um quê de nobreza, de olho no olho, de igualdade e reconhecimento da alma, do espírito e do pensamento daquele a quem devemos ou de quem somos alvos de gratidão.
A gratidão é horizontal, lado a lado. Nunca foi, não é, nem será alguma coisa de baixo para cima ou de cima para baixo.
Não há hierarquias na gratidão. Não há diferenças. Aliás, como prima-irmã do amor, seu oposto não é, como muitos pensam, o ódio, mas sim a indiferença. Quem não ama (seja que tipo de amor for: de pai, de mãe, de irmão, irmã, namorado, namorada, marido ou esposa) não é grato.

Quem não ama não é aquele que odeia.

Quem não ama é o que ignora, o ingrato, o indiferente.
Pensa nisso, pensa na gratidão. Pensa, inclusive, como um sinal de maturidade, de harmonia.
Pensa. E pratica. Pratica a gratidão.
Não faz mal, não tem contra-indicação. Basta amar.
...SEMPRE o AMORIIIIIII!! 


OBRIGADO DIVA por ainda permanecer no teu imaginário.

A LIÇÃO CANIGATINA



                                               Agora vamos ao SEXO

                                         PREVENÇÃO!!!!! e PAIXÃO



                                    " CUIDA-TE"




AXONOMETRIAAAAS
e
KRIATIVIDADE?!
TRABALHO
REFLEXÃO!
Palavras Sábias do meu HERÓI PORTUGUÊS

PALAVRAS para Não ESQUECER!
ILUSTRAÇÃO já a seguir.


No Monte Branco percebi que só atinge o topo quem se esforça. Não é quem é mais velho, nem quem tem mais equipamento, nem quem é mais bonito. No alpinismo, como na vida, só atinge o cume quem se esforça”João Garcia ALPINISTA












                               PATRÍCIA do MEU CORAÇÃO


your life is your life
don’t let it be clubbed into dank submission.
be on the watch.
there are ways out.
there is a light somewhere.
it may not be much light but
it beats the darkness.
be on the watch.
the gods will offer you chances.
know them.
take them.
you can’t beat death but
you can beat death in life, sometimes.
and the more often you learn to do it,
the more light there will be.
your life is your life.
know it while you have it.
you are marvelous
the gods wait to delight
in you.

@Charles Bukowski



Agora Política..UF!!!

 O CAPITALISMO
MARADO
 
 PORTO+CAL 

POBRES de carácter.
 Absoluta falta de vergonha
Os políticos iam diminuir os vencimentos em 15% não iam?
Pois iam, tinham essa intenção....

Mas agora, no Orçamento, aumentaram-se em 20% nas despesas de representação e assim compensam aquele sacrifício.
Um truque que é um escândalo, pois tem a condescendência do maior partido da oposição!!!!
JOSÉ RÉGIO
MUITO ACTUAL.

"Surge Janeiro frio e pardacento,
Descem da serra os lobos do povoado;
Assentam-se os fantoches em São Bento
E o Decreto da fome é publicado.
Edita-se a novela do Orçamento;
Cresce a miséria ao povo amordaçado;
Mas os biltres do novo parlamento
Usufruem de seis contos de ordenado.
E enquanto à fome o povo se estiola,
Certo santo pupilo de Loyola,
Mistura de judeu e de vilão,
Também faz o " sacrifício "de trinta contos-só!-por seu ofício
Receber, a bem dele...e da Nação."
José régio
SUBMARINOS paraQ????!!
TGV???! Ainda alguém viaja de comboio?! talvez eu porque tenho receio de subir para um avião.


WIKILEAKS

A VERDADE COMPENSA! 
POR um MUNDO MELHOR

E os sorrisos de gente sem Alma que se sente feliz por "minar" a  sobrevivência de um PAÍS (,,,eu vi nos canais generalistas de televisão gente, dirigentes, sindicalistas, pessoas "respeitáveis"que ambicionam serem PR a sorrirem de FELICIDADE por fazerem uma GREVE (+ uma). Triste e imbecil SER HUMANO, triste País sem RUMO. Este espectáculo diabólico repete-se sempre que há uma GREVE, tornou-se mesmo hábito na sociedade PORTUGUESA fazer-se uma grande GREVE todos os anos. Os média esfregam as mãos de contentamento pois o ESPECTÁCULO vai começar. 
Reflecte, DECIDE, Actua, faz uma sociedade mais JUSTA, divide o "BOLO" por quem na realidade necessita. Ensina a economizar-exige rigor e competência, julga quem prevarica-direcciona a JUVENTUDE para a verdade-VOTAR em QUEM???! . Os SORRISOS que vi nos ECRÃS reflectem o ORGULHO dos mentirosos, podres de RICOS. trinta e cinco(35) anos de mentiras a 



Mesmo Nú-VIVA o REI...é só 1 (UM), a desgovernar.
Q Sociedade...ingovernável- PEACE and LOVE. Façam AMOR e Não semeem ANGÚSTIA e DESMOTIVAÇÃO.

Para ti Maria!



MARIA nome de MÃE.


Uma reflexão SIMPLES de uma Jovem de agora!
Simples e Real como deve ser a VIDA...SIMPLES.
quero um FUTURO para a MARIA e para as MARIAS.

Nem sempre somos o que parecemos. Nem sempre falamos do que nos destrói, do que dói, do que nos entristece, dos pesadelos e dos medos. Nem sempre andamos por aí, de olhos vermelhos, de cara séria e olhar triste, mesmo quando temos razões para tal. Nem sempre as gargalhadas significam felicidade. Nem sempre a frieza e a distância dizem que somos assim, como parece. Mas a vida é mesmo assim, cheia de contradições, e nós, somos seres repletos de imperfeição, vivemos para cometer erros, e aprender com eles. Penso que todos nós já nos deparamos com situações menos boas, onde consequentemente poderíamos perder alguém. Alguém que nos era realmente importante. Mas mesmo com todas as oposições perante nós, não desistimos. Porque quando se ama de verdade, não importam os obstáculos, mas sim o sentimento (…)
Hoje dei-me conta que nem tudo é como eu penso. Que nem tudo é como eu gosto ou gostava que fosse. Que nem tudo é como eu quero. Nada está a favor de nada, nem ninguém a favor de ninguém. Dei-me conta que a própria vida dá voltas e de um momento para o outro tudo muda. Assim como agora. Tanta coisa foi, e tanta outra veio. Mas independentemente de não conseguirmos esquecer as palavras, o sentimento permanece intacto. Todos procuramos o mesmo, um sentido prático para a vida. Uma orientação que nos conduz á verdadeira felicidade. E o que mais custa é encontrar e manter. Há quem encontra e mantém. E há também que encontra, usa, abusa, mente e se desfaz dela como se fosse um objecto que já não tivesse utilização.
Enfim, sei que ainda tenho muito que aprender, sei que ainda vou cometer muitos erros e outros terei de os perdoar, sei que tenho de aprender a esperar pois sei o que é viver sem algo que nos foi tirado. Com isso já aprendi, e sei que o passado não volta mais. E mesmo que a vida me vire as costas agora, neste presente, sei que de onde sai este sorriso, muitos mais virão. Pois o amor é mesmo assim, damos aos outros o nosso melhor, sem sequer o sabermos, e tudo o que damos nunca se perde, apenas se transforma e se guarda numa caixa que só o futuro conhece e desvenda.

Vamos agora desistir de quem mais fez por nós? Quem nos acariciou, e acolheu como se fossemos seu filhos? Quem nos defendeu sempre que precisávamos? Quem tinha sempre uma palavra para nós, mesmo que essa fosse negativa?
Sei que não, pois independentemente das desavenças, somos uma família


LINDO não É?! Foi do coração,esta é a verdadeira essência do ser humano antes de ser corrompido pela inveja e pelo VÍL METAL.
Parabéns MARIA ADORO-TE és uma PESSOA BOA.
"Gosto muito de ti de VERDADE, és preciosa e no teu... SILÊNCIO VIVES, mas transmites tanto a todos nós."

VIVAM as SANITAS!!
IRONIA...SÉRIA! ou conversa de merda?!


O TRABALHO é SAGRADO!!

Cada vez mais teremos que defender o nosso KERIDO TRABALHO, sem ele, pouco mais seremos que uns inúteis. FUTURO para os nossos filhos. Nós PAIS uma classe privilegiada-a  GERAÇÃO de ouro.
TER um WC, luz e água e o BENDITO TRABALHO e também férias carros, tudo à fartura, o que quererá mais o ser humano??!! HITLER tinha um SONHO!
-Fazer nascer uma raça superior - ARIANA- outro sonho e assim já são 2. Que todas as FAMÍLIAS da nova ALEMANHA tivessem um Volkswagen. Não conseguiu concretizar nenhum deles.


Nós temos tudo, mas poucos de nós são sensíveis a tal posição de grandeza. Somos manobrados por sistemas bem montados, por mafiosos,  e por uma publicidade falsa (COMPREM!! COMPREM!! CONSUMAM!!!) que nos direccionam para caminhos de desnorte. 
Sorriam e usufruam de tudo o que conquistaram até aqui. Reflictam pausadamente nos vossos WC´S aliviem-se do peso da infelicidade AUTO-infligida.
GREVE À GREVE, vivam as SANITAS.
Eu defendo a GREVE à GREVE e o Futuro para os JOVENS. QUEREMOS TODOS um FUTURO, estruturado na poupança e no BOM-SENSO, vivamos como gente ajuizada, ao nível das nossas possibilidades e não objectivemos vidas burguesas-este é um País e um Povo que vive há muitos anos mergulhado num sonho enganador. Pouco trabalho e muita "Boa VIDA" . O egoísmo é marcante de há 2 décadas a esta parte. Será que alguém se preocupa com o futuro dos descendentes??FICA a PERGUNTA.

GREVE às GREVES
Patrícia nome de "GUERRA "

Hoje dia 25 de NOVEMBRO tive a grata visita da Patrícia, como todas as pessoas não é só um nome, ela é uma história e um bocado do meu passado. Como todos os jovens através da HISTÓRIA ela era REBELDE e não gostava dos "CONDICIONALISMOS" da Escola como estrutura, estar numa aula sentada a ouvir de várias formas e por pessoas distintas aquilo a que poderemos chamar a "SALADA do SABER"...eu também tive a prazer enorme de ter a JOVEM na 23A. Pertencia ao grupo restrito de alunos ao qual eu fazia a vida NEGRA-a PATRÍCIA em especial eu visava com as "BOCAS " do costume:- Vai mas é para educação FÍSICA ou outras piores...tens talento mas não queres fazer nenhum. Desta forma convivemos por uns tempos e assim eu tive que atribuir números (como é doloroso distribuir números a PESSOAS ). Soube hoje pelas palavras de tão ilustre visitante que os tais números andavam à volta do 13 (BOA NOTA nos tempos que correm), uma nota muito baixa para a altura. Ilustrava essa nota com mais uma bofetada com luva BRANCA. 
-Dou-te 13 mas por PENA!!!He He, grande PROFFF. Atribuía notas generosamente por PENA dos queridos REBELDES. Nunca desisti da Patrícia como nunca desisto de nenhum ALUNO e adoro "CHATEAR" os REBELDES, mais ainda os que têm TALENTO e se perdem nos corredores da PREGUIÇA. PATRÍCIA, nome de GUERRA, veio a pagar-me muito mais tarde essa minha dedicação sofrida. Foi uma das MOSQUETEIRAS do MURAL METAMORFOSES (já não era minha aluna), aí deixou o seu TALENTO impregnado  do seu suor e sofrimento. Ela foi dos que aguentaram até à inesquecível manhã de 2ªFEIRA depois de 98 horas de PINTURA (sem as condições ideais a tão nobre tarefa) e de uma directa de 24 Horas.
Ultimamente voltou a recompensar-me com os seus ensinamentos e com as suas atitudes de PESSOA responsável e ADULTA. Patrícia não só cresceu de corpo (ESTÁ uma BELA MULHER), como cresceu intelectualmente. Deu-me a conhecer Bukowski,  Krishnamurti e falou-me das coisas simples da VIDA- das suas preocupações e sonhos. Tudo aquilo que verdadeiramente estrutura o ser HUMANO, a poesia, o AMOR, a HUMILDADE e a SIMPLICIDADE.
Para TI PATRÍCIA amiga, que continues com os olhos postos no FUTURO...o KAMINHO é difícil, coberto de pedras e semeado de Lágrimas, mas que seriamos nós sem buracos para contornar??!!
Agora "SEM PENA" agradeço-te os teus ensinamentos, ou o ESPELHO onde se reflecte muito de MIM.
ABRAÇO APERTADO AMIGA.
24/....2010
...e (1) uma SANITA!!!

...o AMANHÃ não EXISTE!

ROMÃ o fruto do AMOR
Ricardo FALCÃO
Futuro Arquitecto com talento (TB) de Artista)
...no dia 19 de Novembro, recebi também a visita do MEU AMIGO e ex ALUNO FALCÃO. Um rapaz com FUTURO, Inteligente e AMBICIOSO o suficiente para lutar pelo FUTURO. Este lindo rapaz ensinou-me e também aos alunos da turma...como traçar um círculo perfeito sem ajuda do compasso. Aqui fica expresso o meu agradecimento pela visita e pelo ensinamento.
Felicidades ARQUI+TECTO+ARTISTA

TERRA



A vida só é possível
reinventada.

Anda o sol pelas campinas
e passeia a mão dourada
pelas águas, pelas folhas. . .
Ah! tudo bolhas
que vêm de fundas piscinas
de ilusionismo... – mais nada.

Mas a vida, a vida, a vida,
a vida só é possível
reinventada.

Vem a lua, vem, retira
as algemas dos meus braços.
Projeto-me por espaços
cheios da tua Figura.
Tudo mentira! Mentira
da lua, na noite escura.

Não te encontro, não te alcança...
Só - no tempo equilibrada,
desprendo-me do balanço
que além do tempo me leva.
Só - na trevas
fico: recebida e dada.

Porque a vida, a vida, a vida,
a vida só é possível
reinventada.
Cecília Meireles in Flor de poemas

Fénix e a Pira

 

 

  FÉNIX o RENASCER das CINZAS
Ave fabulosa que, segundo a mitologia, vivia durante muitos séculos e que, depois de queimada, renascia das cinzas. Significa, também, única na sua espécie ou género e superior às outras.

Na mitologia Antiga, a Fênix habitava os desertos da Arábia e vivia muitos séculos. Era do tamanho de uma águia, tinha na cabeça uma crista brilhante, as penas do pescoço eram douradas e as outras, de cor púrpura, a cauda era branca com plumas encarnadas e os olhos brilhantes como estrelas.

Diz-se que, quando sentia aproximar seu fim, fazia um ninho com ramos untados de gomas odoríferas, expunha-o aos raios do Sol, nele se abrasando. Das suas cinzas nascia um verme, ou um ovo, segundo outros, do qual nascia uma nova Fênix, cujo primeiro cuidado era transportar a Heliópolis e depositar, no altar do Sol, os restos de seu pai. Era um símbolo do Sol e, entre os egípcios, um emblema da alma.

O mito da Fênix foi popular durante a era Cristã, tendo sido interpretado como um símbolo da Ressurreição. A Fênix acha-se representada em um grande número de monumentos antigos e muitas vezes como símbolo de Hermés. Na simbologia Cristã, a Fênix é circundada de raios solares e simboliza Jesus Cristo, morrendo e ressurgindo no terceiro dia.

Na mitologia oriental, dá-se igualmente o nome de Fênix a uma ave maravilhosa que os chineses transformaram em símbolo da felicidade, da virtude e da inteligência. Participam da ave o dragão, a serpente, a tartaruga e o peixe. Na sua plumagem, brilham cinco cores sagradas.

A Fênix é também, símbolo da morte e renascimento perpétuo da natureza.

Esta ave fabulosa é o símbolo do renascimento e da ressurreição. Neste sentido, ela simboliza o Cristo ou o Iniciado, recebendo uma segunda vida, em troca daquela que sacrificou pela humanidade.

No Egipto, a Fênix está sempre em relação com a relação com a estrela Sothis ou estrela de cinco pontas, ou estrela flamejante, que é pintada, muitas vezes, ao seu lado. 





Para a Rosa-Cruz, a Fênix representa a depuração da alma, a reintegração do homem em sua Essência Divina original. Dentro da simbologia maçônica, a Fênix é usada para representar a inviolabilidade, o Fogo Divino, inesgotável benefício de Deus.

Os Alquimistas, em sua linguagem pitoresca e Hermética, simbolizavam pela Fênix, pelo pelicano, ou por um Jovem Rei Coroado, a Pedra Filosofal; durante as várias fases da operação alquímica, , chamada "A Grande Obra", ela adquiria a cor vermelha, passando pelo estado de rubrificação. Diziam, então, que a Pedra é como a Fênix, que renascia das próprias cinzas.

A antiga lenda mitológica da Fênix é muito familiar. Dizia-se que vivia seiscentos anos no deserto, construindo, para si mesma, uma "pira funerária" com madeiras aromáticas; que acende, abanando-a com as asas e emergindo das chamas com uma nova vida.

A Pira representa o receptáculo onde arde o "Fogo Sagrado". Do ponto de vista Hermético, o fogo possui as qualidades quente e seca, que correspondem ao verão, ao meio-dia. A cor vermelha é Tamas, vibrando em seu aspecto mais subtil.

Desde os tempos mais remotos da humanidade, o fogo tem sido adorado por todos os povos, como símbolo da vida ou da força animadora, seja directamente como fogo aceso, seja como Sol. Por isso, o fogo sempre foi sagrado.

Para nós, estudantes da Sabedoria Iniciática das Idades, o Fogo Sagrado reside no Homem em estado latente e deverá ser transformado em Energia Consciência. 

Paul Eluard - *Le Phénix*

Je suis le dernier sur ta route
Le dernier printemps la dernière neige
Le dernier combat pour ne pas mourir
Et nous voici plus bas et plus haut que jamais.
Il y a de tout dans notre bûcher
Des pommes de pin des sarments
Mais aussi des fleurs plus fortes que l'eau
De la boue et de la rosée.
La flamme est sous nos pieds la flamme nous couronne
A nos pieds des insectes des oiseaux des hommes
Vont s'envoler
Ceux qui volent vont se poser.
Le ciel est clair la terre est sombre
Mais la fumée s’en va au ciel
La ciel a perdu tous ces feux
La flamme est restée sur la terre.
La flamme est la nuée du cœur
Et toutes les branches du sang
Elle chante notre air
Elle dissipe la buée de notre hiver.
Nocturne et en horreur a flambé le chagrin
Les cendres ont fleuri en joie et en beauté
Nous tournons toujours le dos au couchant
Tout a la couleur de l’aurore.  



(TRIBUTO a CRISTINA GRANADA, Lurdes Esteves e  CELESTE REBORDÃO e a todos os meus ALUNOS, que este fim de semana estão a trabalhar no DURO..à PORTUGUESA , deixar tudo para o último dia...)
...pela ajuda , para continuar-KAMINHO.

  
Native American Comments & Graphics
                                    

TRIDIMENSIONALIDADES 

10ºF
SÍNTESE D´ARTES!!  Tridimensional + idades (Título)
Formato A2
Organização do CAMPO VISUAL


Rectângulo 30x18 cm
Triângulo lado 25 cm
Quadrado  20x20 cm 
 Círculo Raio 9 cm
Triângulo pormenor  2 (escala de redução 1/4)

Processo e transformação formal

-Sobreposição Opaca
-Sobreposição "Translúcida"
-Sobreposição em TRANSPARÊNCIA
- A linha como geradora de VOLUME
-O Ponto e a  MANCHA PLANA
- Linhas estruturais do Campo Visual ( diagonais e medianas)

A COR

Contraste das COMPLEMENTARES
Contraste Quente-frio
Contraste das PRIRIAS
Neutralidade da COR

 Modelos 



Imagens da capa
Trabalho de colagem-Textura
Outros


MATERIAIS


Tintas
Lápis de COR aguarelaveis
canetas de APARO
Lápis de grafite H
Régua e esquadro
Pincel Chinês


Objectivos
...criar, construir uma obra em formato A2 que contenha em si todos os conteúdos estruturais do "objecto" artístico, todos os materiais e processos de transformação.



Tempo de realização-Até ao fim do período.

Sê humilde se queres adquirir sabedoria; sê mais humilde ainda, quando a tiveres adquirido.
(Helena P.Blavatsky)



 O QUE É a VIDA - SABER???!

 O que é vida?  É o lampejo de um vaga-lume à noite.  É a respiração de um búfalo no inverno.É a pequena sombra que corre pela grama e se perde no pôr do sol.
Crowfoot, Blackfoot guerreiro e orador



O Amor dos APAIXONADOS


Para que nunca esqueças que és indispensável ao equilíbrio da vida.
Queria gritar que te amo…
Ou dizer-to suavemente, docemente ao ouvido…
Queria ver os teus olhos brilharem de alegria e perderem-se nos meus…
Queria que mo dissesses também, num murmúrio firme…
Queria sentir essa alegria transbordando nas minhas faces…
Lágrimas duma nascente secreta que está no mais profundo do meu ser…
                                                                         Sobre o AMOR à VIDA, do Blogue CF

“Meu Amor! Meu Amante! Meu Amigo!
Colhe a hora que passa, hora divina,
Bebe-a dentro de mim, bebe-a comigo!
Sinto-me alegre e forte! Sou menina!..”

Florbela Espanca


O Amor vive no passado, destrói o presente, hipoteca o futuro. Dilacera o coração e deixa cicatrizes profundas. O Amor coloca ainda arame farpado no coração e fica, deleitado, a vê-lo, de longe a sofrer, a sangrar com uma chaga aberta, com um pingo de sangue aqui, um pingo de sangue ali… O Amor não se resigna, não dá tréguas, não permite acordos de paz. O amor não hasteia o lenço branco da rendição. O amor não se justifica e só faz aquilo que muito bem lhe apetece. O amor morre. O amor mata. (Do BLOGUE P.Q. N.T.D.)

«Love kills, drills you through your heart. Love kills, scars you from the start. »
                                                                                                Freddie Mercury

O CICLO da NATUREZA



Com esta abordagem ao verdadeiro sentido da VIDA, vou ao encontro dos percursos "sofridos" que são necessários para a CRIAÇÃO do objecto ARTÍSTICO e naturalmente o sofrimento e o peso da MONOTONIA que é o viver sempre insatisfeito  do criador. É um trabalho exaustivo e que nunca terá fim, morre-se aos poucos e voltar-se-à a renascer, com o primeiro brilho do SOL da manhã. Tudo pela necessidade de construir e SOBREVIVER ao espírito sofrido de quem nasceu com esse DOM -O preço a pagar é muito alto, os benefícios esses são curtos na FELICIDADE e cruéis na despedida. Eu, suporto esse peso a dobrar, num dos extremos está o perfeccionismo do CRIADOR no OUTRO a obrigatoriedade de passar o testemunho da melhor forma possível. 

Vida SIMPLES a  expressa pela vivência do velho ÍNDIO
SOFRIMENTO e saudade nos poemas dos APAIXONADOS.


O TRABALHO e a CRIAÇÃO Artística, serão como o CICLO ANUAL da minha HORTA. Contada em IMAGENS esta é uma história de sobrevivência e de Renascimento pleno-enquanto durar a vida e o Mundo, tudo se passará da mesma forma. Que tenham força para aguentar a repetição dos dias e da VIDA, para se colher o fruto...existirá pela frente um longo caminho de espera, HOJE "estranhamente" adormecida, a minha horta fervilha de VIDA no sub-solo, pronta novamente a explodir pela PRIMAVERA das mais variadas formas e cores. 

Cada geração que vem ao meu encontro, traz consigo coisas novas que absorvo e reciclo para um novo RENASCIMENTO e aprendizagem. Este é o ciclo da VIDA, da minha VIDA.
RENASCER até ao fim.Do meu corpo morto nascerá uma FLOR.

Para os meus ALUNOS do presente e do FUTURO, que compreendam esta mensagem profunda da Mãe Natureza.

2 comentários:

  1. Para Ti, Amigo do Coração!

    De olhar sincero
    Queixo ao de leve
    Erguido
    Voz calma, sentimento
    Transmitindo!

    De passo seguro
    Gestos simples,espalhando
    Homens bons, fazendo
    Dos alunos que a seu lado
    Vão trilhando!

    Aos amigos transmitindo
    A verdadeira riqueza
    Que reside no equilíbrio
    Puro do viver
    Com a Mãe Natureza!

    Tal Fénix, que constantemente renasce das cinzas, também a tua grandeza sempre posta à prova se renova em cada dia que amanhece.

    Celeste Rebordão.

    ResponderEliminar
  2. ola, meu amigo, gostei do teu blogue, muito bacana se puder visite o meu ok. meu site ;- negociol- elidio pincel de ouro, eu tenho uns trabalhos bacanas e interessantes, parabens pelo teus trabalhos.

    ResponderEliminar