14 de ABRIL de 2012
HINO aos DEUSES
5 de MAIO
OLEIROS
ALBERTO LADEIRA
+ ALMA do que CORPO
EXPOSIÇÃO de FOTOGRAFIA
Maio em OLEIROS
Alberto a EMOÇÃO, todas as EMOÇÕES num só CORPO.
Sr. ALBERTO LADEIRA, o HOMEM com quem irei até ao FIM do MUNDO, mesmo que de AVIÃO.
Um MOMENTO para não esquecer, entre discursos SENTIDOS, centenas de ROSTOS curiosos a espelharem encanto e amizade sincera. PESSOAS!!!EXPRESSÕES... umas marcadas pelo passar da VIDA, outros joviais ROSTOS cheios de encanto. Expectantes,,, num pequeno largo a TRANSBORDAR de GENTE, toda a GENTE da CIDADE-VILA estava presente, ou quase toda...esta imagem diz muito da admiração e respeito que este HOMEM tem por estas bandas de OLEIROS.
Discurso EMOCIONADO de palavras sentidas, a subtileza das lágrimas de HOMENS SÁBIOS e com um caminho que valeu à PENA; a HOMENAGEM à FAMÍLIA e o AMOR como BANDEIRA...sempre esse maldito AMOR que nos come aos poucos e que pouca GENTE entendo que é só entrega ao PRÓXIMO, utilidade fazendo CAMINHO para os outros também. Lá dentro o SILÊNCIO nas imagens captadas pelo seu olhar SUBTILMENTE EXPERIENTE.
Discurso EMOCIONADO de palavras sentidas, a subtileza das lágrimas de HOMENS SÁBIOS e com um caminho que valeu à PENA; a HOMENAGEM à FAMÍLIA e o AMOR como BANDEIRA...sempre esse maldito AMOR que nos come aos poucos e que pouca GENTE entendo que é só entrega ao PRÓXIMO, utilidade fazendo CAMINHO para os outros também. Lá dentro o SILÊNCIO nas imagens captadas pelo seu olhar SUBTILMENTE EXPERIENTE.
O MUNDO do SILÊNCIO nos ROSTOS
desenhados pelo andar da VIDA, ainda assim a NOBREZA das RUGAS dos ossos bem "ESCULPIDOS" em Mãos que mexeram divinal mente na MÃE Natureza.
Cá deixaram tudo até o seu olhar esfumado pela GRATIDÃO ao TEMPO.
ALBERTO captou tudo isso nos seus "flaches".
E TAMBÉM a monstruosa BELEZA dos fogos do VERÃO, a tristeza dos ESCOMBROS...as PESSOAS da TERRA, os ACONTECIMENTOS,,as AMIZADES , os OBJECTOS e SÍMBOLOS SANTIFICADOS.
Os ILUSTRES de VISITA. OS FRIOS INTENSOS dos INVERNOS que nos corroem até o esqueleto... as FLORES, são FLORES meu AMO são FLORES; LEMBRANDO a RAINHA.
ALBERTO CAPTOU tudo com as suas OBJECTIVAS.
Naturalmente porque é um SÁBIO na sua PROFISSÃO, mesmo assim espelha HUMILDADE nos seus ABRAÇOS , uma "MONTANHA" carregada de emoção,,,todo ALMA e quase nada CORPO. Com ALBERTO irei até onde ele quiser pois por ele tenho uma gratidão eterna.
A FOTO DISCO FEZ 25 ANOS, ALIMENTOU neste SÁBADO o ESPÍRITO e o ESTÔMAGO a algumas centenas de pessoas de OLEIROS e FORASTEIROS. NOTA 20!!!!
Este HOMEM pensa em TODOS os PORMENORES, PERFEITO.
HINO à MÃE TERRA
São 05.00 Horas, o DIA ainda não nasceu e a chuva cai abundantemente lá fora. Esperança,??!não! DESEJO que não pare de cair durante umas horas para fazer"EXPLODIR" a VIDA do ventre da terra ressequida.
Que estas ÁGUAS desejadas me lavem a ALMA da dor e dos maus PENSAMENTOS, que são os passos de um CAMINHAR JUSTO. Que me transmitam força para desculpar e esquecer.
Que tragam ESPERANÇA e lavem todos os ESPÍRITOS de MALDADE preenchidos...e que os DEUSES lhes apontem o verdadeiro SENTIDO para perceberem o SIGNIFICADO da palavra GRATIDÃO.
Há meses que não ouvia o cair RITMADO de MÚSICA envolvido saído dos beirados do meu TELHADO.
A ESPERANÇA de poder cultivar o regaço da Mãe terra, olhar os Girassóis decorados com abelhas às riscas que teimosamente lhe "sugam"a energia de que necessitam para continuarem o RENASCER de todos os anos, clonadas em novas "ABELHINHAS às RISQUINHAS"...e o VERMELHO intenso dos TOMATES??! que saudade de tocar na sua pele acetinada.
A "vida" germina agora com mais intensidade na minha ESPERANÇA...porque ESPERANÇA é coisa pouca. Desejos !... (1, um) :Que os "HOMENS" de amanhã possam ser melhores que os de HOJE.
MÃE!!
Lava-me o PENSAMENTO das cores sujas que o PREENCHEM, faz-me "continuar a..." ACREDITAR que é possível IR em FRENTE esquecendo,,, sem DOR .
HORA de VOLTARMOS ao TRABALHO
11ºANO
STABAT MATER
INTRODUÇÃO à FIGURA HUMANA e PAISAGEM
NOÇÃO e APLICAÇÃO
ESTRUTURA do ROSTO
ESBOÇO-APONTAMENTO
RECRIAÇÃO e ABRIR CAMINHO à OBJECTIVIDADE
VÁRIOS MATERIAIS e SUPORTES
FORMATOS e ESCALAS.
O CORPO na OBRA de JULIÃO SARMENTO
A IMPORTÂNCIA da LINHA como elemento de construção da FORMA
Primeira semana, TODOS os MATERIAIS. BLOCO A3
Régua e Esquadro
12ºANO
Nas CALMAS "ORGANIZANDO" CHEGANDO
ESTRUTURAS OBJECTIVIDADES e (K) ...RIATIVIDADES
A Mancha, a LINHA, o Claro ESCURO e a TRANSFORMAÇÃO da realidade.
Exercícios AUTÓNOMOS e OBJECTO PINTURA ESCULTURA
Do PASSADO!!!
Este balanço em percurso acentuado, é DEDICADO
a uma "JOVEM" e INTELIGENTE SENHORA , MARIA MANUELA que LÊ todos os ARTIGOS que escrevo com redobrada atenção e tem ainda HOJE a ALMA LIVRE, INDEPENDENTE como um CONDOR.
À " PESSOA, FERNANDA BARATA que me MOTIVOU para encontrar a estrutura desta conclusão.
Aos PAIS dos ALUNOS que me valorizaram e que batalharam em minha defesa o ano transacto.
E por fim a DEUS e ao DIABO que nos JUNTOU nestes TEMPOS cada vez mais difíceis. Estes ANJOS foram de EXTREMA IMPORTÂNCIA para a minha sobrevivência enquanto PESSOA de...
"CONSIPIO in corpus sunt".
Montagem (foto) realizada por JÚLIO Espadanal
O que vale a vida? No fim (não sei que fim)
Um diz: ganhei trezentos contos,
Outro diz: tive três mil dias de glória,
Outro diz: estive bem com a minha consciência e isso é bastante...
E eu, se lá aparecerem e me perguntarem o que fiz,
Direi: olhei para as cousas e mais nada.
E por isso trago aqui o Universo dentro da algibeira.
E se Deus me perguntar: e o que viste tu nas cousas?
Respondo: apenas as cousas... Tu não puseste lá mais nada.
E Deus, que é da mesma opinião, fará de mim uma nova espécie de santo.
Alberto Caeiro
Um diz: ganhei trezentos contos,
Outro diz: tive três mil dias de glória,
Outro diz: estive bem com a minha consciência e isso é bastante...
E eu, se lá aparecerem e me perguntarem o que fiz,
Direi: olhei para as cousas e mais nada.
E por isso trago aqui o Universo dentro da algibeira.
E se Deus me perguntar: e o que viste tu nas cousas?
Respondo: apenas as cousas... Tu não puseste lá mais nada.
E Deus, que é da mesma opinião, fará de mim uma nova espécie de santo.
Alberto Caeiro
13 de MARÇO de 2012
Uma MENSAGEM de PAZ, HARMONIA, BELEZA e TRABALHO.
FERNANDA NEVES GONÇALVES BARATA
Fernanda NEVES GONÇALVES BARATA
Esta é a PERSONAGEM CHAVE para a última mensagem do BLOGUE (antes de férias). Considero esta SENHORA uma referência no meu ano ESCOLAR que, agora, está a chegar ao seu TERMO. Não só me INSPIROU para o título da conclusão como me MOTIVOU, de muitas FORMAS, para a VIDA... todos os dias… com chuva ou SOL... dias de FRIO ou de vento invernoso. Todas as manhãs, bem cedinho, a encontrei no seu POSTO de TRABALHO. Firme, enérgica...PONTUAL e FELIZ. Esta FELICIDADE, espelhada em seu ROSTO e nos seus movimentos, faz-me hoje reflectir e SOMAR ideias entre as quais uma que me DIZ:-Tão privilegiados que SOMOS em passar por ela e sermos prendados por tamanha dádiva. Mais ainda - oferece-nos um GESTO de SAUDAÇÃO ilustrado pelo tal SORRISO FRANCO.
ENCHEU-ME (SEMPRE) da tal força invisível que nos faz continuar... coragem para entrar na sala de trabalho totalmente revigorado. Acordar a apatia e os movimentos lentos de inércia, puxar pela "CARROÇA"e renovar-me (-...los) em cada dia. Fernanda BARATA, dá CORPO à ANTÍTESE do DISCURSO ANEDÓTICO e de INUTILIDADE com o qual SOMOS permanentemente BOMBARDEADOS pela TELEVISÃO, nos locais de TRABALHO e em todos os convívios sociais…na INSALUBRE existência de Seres HUMANOS. Na GENERALIDADE, os nossos PARES (...infelizmente) não têm PRENDAS desta NATUREZA para nos revigorarem logo pela manhã. Somos feras, com as GARRAS de FORA, sempre prontos a atacar. Quem nos DIRIGE vomita discursos de INUTILIDADE catastrófica e PROVOCAÇÃO explosiva, diariamente e numa infindável soma de ANOS… Não se entendem, não nos transmitem SEGURANÇA e ESPERANÇA… ESPERANÇA esta, cada vez mais PRECÁRIA. A SOBREVIVÊNCIA é uma INCÓGNITA do tamanho do UNIVERSO.
GENTE de BEM procura-se.
Pe(x)oas como a Dona FERNANDA, a "varredora"… sei que nestes tempos e oficialmente terá um título mais POMPOSO, talvez TÉCNICA superior de qualquer coisa (...num PAÍS de GENTE SUPERIOR, DOUTORES, condecorados por tanto paleio. Onde poucos fazem bem a sua parte, continuamos hoje na cauda do velho CONTINENTE em todas as "LATITUDES" da CULTURA, EDUCAÇÃO, DEFESA do AMBIENTE e ESPERANÇA no FUTURO),,, fico-me por "VARREDORA da CÂMARA de CASTELO BRANCO.
Almas puras como esta estão perdidas numa SOCIEDADE OBSCURA e CHEIA de perigosidade.
O MEU AGRADECIMENTO PÚBLICO a ESTE SER SOCIAL PRECIOSO para a minha SOBREVIVÊNCIA ESPIRITUAL.
Usufruam, sempre que possam, do seu SORRISO, copiem o seu PROFISSIONALISMO e sigam os seus ENSINAMENTOS.
-Dona FERNANDA, o que é para si a VIDA?!
-TRABALHAR, só isso.
Agradecido, Ex.ma SENHORA "PE(X)OA" ÚTIL, por LIMPAR primorosamente as RUAS por onde passamos todos os dias… TAMBÉM nos LIMPA a ALMA de maus PENSAMENTOS com o seu "AR" feliz.
Estou a iniciar este ARTIGO sob o "SIGNO do DESENCANTO" mas, tal como um MOTOR a GASÓLEO que necessita aquecer para "DAR o LITRO", tenho ESPERANÇA que o "CENÁRIO" mude e fique mais COLORIDO - este é o ARTIGO de BALANÇO,,,este ano CARIMBADO muito mais cedo. DITO e quase feito, já podia encerrar a "LOJA" e ir à minha vida. Mas não! Ainda tenho uma semana deste PERÍODO e mais dois MESES do PRÓXIMO, e ÚLTIMO, que encerra mais esta fornada de 3 ANOS com um GRUPO de ALUNOS… Poderíamos ficar por AQUI porque, na REALIDADE, em TERMOS da PRÁTICA ARTÍSTICA (...nunca nada está terminado), o PROCESSO - no que diz respeito aos alunos encaixarem no seu imaginário um acervo suficiente para resolverem SITUAÇÕES – o dever está CUMPRIDO, neste CAMPO, tanto da minha parte como no que respeita às suas responsabilidades.
ALGUMAS SURPRESAS ficarão guardadas para o TEMPO que resta.
ALGUMAS SURPRESAS ficarão guardadas para o TEMPO que resta.
Neste ARTIGO de balanço irei utilizar 3 (Não) CORES - O PRETO, o BRANCO e os CINZENTOS.
ESCOLHA minha pela NOBREZA de AFECTOS e tradição que elas encerram. Poderia deixar passar uns dias e GUARDAR o espólio para o momento em que estivesse envolvido pelo ANTÓNIMO do DESENCANTO mas, vai sair hoje a ESTRUTURA deste artigo de DESPEDIDA do ANO.
Esse sentimento, vai com toda a certeza, sendo atenuado com o PASSAR dos dias e com o aumento da MOTIVAÇÃO de quem dirijo. Explicando de outra FORMA:
ESCOLHA minha pela NOBREZA de AFECTOS e tradição que elas encerram. Poderia deixar passar uns dias e GUARDAR o espólio para o momento em que estivesse envolvido pelo ANTÓNIMO do DESENCANTO mas, vai sair hoje a ESTRUTURA deste artigo de DESPEDIDA do ANO.
Esse sentimento, vai com toda a certeza, sendo atenuado com o PASSAR dos dias e com o aumento da MOTIVAÇÃO de quem dirijo. Explicando de outra FORMA:
-Cumprir um DEVER faz com que se espelhe no ROSTO a FELICIDADE DURADOURA de um CORAÇÃO FELIZ. Os ROSTOS que se seguem espelham isso MESMO, cumpriram o OBJECTIVO proposto para a avaliação de HOJE.
Por esse MOTIVO os seus SORRISOS são o REFLEXO disso mesmo. Umas das LACUNAS dos sistemas DEMOCRÁTICOS quando definem nas suas LEIS que todas as PESSOAS são IGUAIS (e estou de acordo) …é que nem todas as PESSOAS merecem ser recompensadas da mesma forma. E aqui os RESULTADOS são EXPRESSOS pelos SORRISOS dos seus "PORTADORES". Claro que o todo do GRUPO irá responder de uma FORMA POSITIVA na parte final da AVALIAÇÃO, na PRÓXIMA SEMANA…assim espero.
Há muito que "BATALHO" sobre a utilidade dos GESTOS e dos FAZERES. Vou também servir-me, e mais uma vez, do UNIVERSO "PESSOANO" para melhor ilustrar o que quero dizer. É sempre para mim IMPORTANTE, quase febril teclar, quando tenho algo para dizer…para mostrar, a quem dirijo (aos alunos), o ESFORÇO da UTILIDADE… e, desta forma, mostrar-lhes também como é IMPORTANTE, para o BEM – ESTAR, CUMPRIR os deveres e ir além do CONHECIMENTO e do VULGAR. Corro, no entanto, cada vez mais RISCOS com esta maleita da EXIGÊNCIA… Os TEMPOS MUDARAM sem eu dar por tal...sinto-me no MEIO de uma TEMPESTADE onde o chão se transforma aos poucos em AREIAS movediças.
HOJE É PERIGOSO continuar a ser EXIGENTE numa procura de CAMINHOS a ABRIR para estes espíritos JOVENS. É DRAMÁTICO continuar a "SER" nestes tempos em que a AUTORIDADE do PROFESSOR se evaporou com o VENTO. Um dia, pela MANHÃ, acordei e descobri a COR do MEDO - MEDO de CONTINUAR a SER LIVRE e de ensinar LIBERDADE aos OUTROS. Os TEMPOS são OUTROS... mas vamos continuar porque é para isso que estamos aqui. MESMO DESENCANTADO vou INDO (K)...aminhando pelas AREIAS da TEMPESTADE com os olhos doridos da PROCURA.
Este é, uma VEZ mais, o RESULTADO do meu MUNDO de EXIGÊNCIA em LIBERDADE RESPEITADORA.
A "VARREDORA" Dona FERNANDA BARATA é o "MODELO" a seguir, estes JOVENS são os meus companheiros de TRABALHO…as “MINHAS TELAS” onde uma vez + pintei com as mais brilhantes CORES do MEU IMAGINÁRIO e da minha dedicação a esta magnífica profissão. PARTILHO com GENEROSIDADE e ORGULHO. E como referi 3 meses antes da palavra FIM, já poderíamos ir de FÉRIAS.
HOJE É PERIGOSO continuar a ser EXIGENTE numa procura de CAMINHOS a ABRIR para estes espíritos JOVENS. É DRAMÁTICO continuar a "SER" nestes tempos em que a AUTORIDADE do PROFESSOR se evaporou com o VENTO. Um dia, pela MANHÃ, acordei e descobri a COR do MEDO - MEDO de CONTINUAR a SER LIVRE e de ensinar LIBERDADE aos OUTROS. Os TEMPOS são OUTROS... mas vamos continuar porque é para isso que estamos aqui. MESMO DESENCANTADO vou INDO (K)...aminhando pelas AREIAS da TEMPESTADE com os olhos doridos da PROCURA.
Este é, uma VEZ mais, o RESULTADO do meu MUNDO de EXIGÊNCIA em LIBERDADE RESPEITADORA.
A "VARREDORA" Dona FERNANDA BARATA é o "MODELO" a seguir, estes JOVENS são os meus companheiros de TRABALHO…as “MINHAS TELAS” onde uma vez + pintei com as mais brilhantes CORES do MEU IMAGINÁRIO e da minha dedicação a esta magnífica profissão. PARTILHO com GENEROSIDADE e ORGULHO. E como referi 3 meses antes da palavra FIM, já poderíamos ir de FÉRIAS.
“O meu coração está dolorido dentro de mim, e terrores da morte caíram sobre mim. Temor e tremor vieram sobre mim; e o horror me cobriu. Assim eu disse: Oh! quem me dera asas como as da pomba! Então voaria, e estaria em descanso. Eis que fugiria para longe, e pernoitaria no deserto. (Selá). Apressar-me-ia a escapar da fúria do vento e da tempestade”. (Salmo 55:4-8)
Os SONHOS, os SÍMBOLOS e o SER CRIAM o UNIVERSO que nos UNE à CONTINUIDADE.
CAIR-LEVANTAR-ANDAR-CAIR e LEVANTAR,,,sem DEIXARMOS de VOAR.
REPETINDO,
REPETINDO,
antes de CONTINUAR, quero deixar bem CLARO, que, o OBJECTIVO deste ARTIGO é passar uma MENSAGEM POSITIVA e só esta, por esse MOTIVO:
PESSOAS ÚTEIS!!
DESTAQUES POSITIVOS
Começo com este GRUPO, para me dirigir ao CENTRO desse tal sentimento de UTILIDADE num UNIVERSO cada vez maior de INUTILIDADE em que este MUNDO MERGULHOU .
Este , um dos GRUPOS a que este artigo se dirige, foram meus alunos nos últimos dois anos e meio e aos quais dirijo esta mensagem, já o fiz noutras ocasiões, e que espero de utilidade para o seu FUTURO.
Não faço diferenciações em relação à outra turma, os mais recentes a chegarem à 23 A, 11º1 que me perdoem de estarem num plano de vivências mais afastado comparando a este reduzido número de SOBREVIVENTES, pois são meus alunos há poucos meses.
Foram muitas semanas de "ÁRDUA" luta para limar ARESTAS e abrir caminhos. Não Saíram HERÓIS, muito menos "ARTISTAS" , isto de SER ARTISTA, não é por encomenda, ou prática ESCOLAR, Tem a ver com o SER aliado ao QUERER. Com uma luta constante de INSATISFAÇÃO, o quebrar BARREIRAS na procura de INSTRUMENTOS que ilustrem o desconhecido. Não se pode desistir, nunca jamais deixar de ser EXIGENTE e RIGOROSO...a INSATISFAÇÃO será a BANDEIRA, a PROCURA... o SANGUE.
(Acho que já escrevi este sentir outras vezes, mesmo assim vale a REPETIÇÃO)
Não faço diferenciações em relação à outra turma, os mais recentes a chegarem à 23 A, 11º1 que me perdoem de estarem num plano de vivências mais afastado comparando a este reduzido número de SOBREVIVENTES, pois são meus alunos há poucos meses.
Foram muitas semanas de "ÁRDUA" luta para limar ARESTAS e abrir caminhos. Não Saíram HERÓIS, muito menos "ARTISTAS" , isto de SER ARTISTA, não é por encomenda, ou prática ESCOLAR, Tem a ver com o SER aliado ao QUERER. Com uma luta constante de INSATISFAÇÃO, o quebrar BARREIRAS na procura de INSTRUMENTOS que ilustrem o desconhecido. Não se pode desistir, nunca jamais deixar de ser EXIGENTE e RIGOROSO...a INSATISFAÇÃO será a BANDEIRA, a PROCURA... o SANGUE.
(Acho que já escrevi este sentir outras vezes, mesmo assim vale a REPETIÇÃO)
-Sentem tudo ISTO em TODOS os MOMENTOS , quando CONSCIENTES?!
Se sim,,,estarão perto desse SENTIMENTO GENUÍNO do "SER GRANDE!... ARTISTA". Hoje são alunos de ARTE, repetiram PRÁTICAS, teorias e DOUTRINAS há muito EXPLORADAS por GERAÇÕES de GENTE com algum "GEITO" para estas coisas da "HABILIDADE". Necessitam continuidade, e EXIGÊNCIA. DISCIPLINA para se confrontarem com os desafios. FALTOU por vezes este PORMENOR-ENFADONHO o TRABALHO ARTÍSTICO, é verdade, mas sem TRABALHO nada se faz- quase sempre me senti no PAPEL de vos "EMPURRAR - OBRIGANDO" a CUMPRIR os OBJECTIVOS, guardarem quase tudo para o fim foi o vosso LEMA, mas conseguiram.
Vós sois sem SOMBRA de DÚVIDAS os MELHORES, porque resistiram e cumpriram as NORMAS escritas e as da ÉTICA . Criaram dentro de VÓS alguma esperança para continuarem e terem FUTURO.
Hoje terça - feira 13 fico-me por aqui, desencantado mas EXPECTANTE.
O Que PENSA PE (x)OA?!
Para ser GRANDE, sê inteiro.nada
TEU exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa.Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua TODA
BRILHA, porque alta vive.
As PE(X)0AS
o
+
IMPORTANTE
também as FLORES o são...
Segue o teu destino,
REGA as tuas plantas,
Ama as tuas ROSAS.
O RESTO é SOMBRA
De árvores alheias.
RICARDO
O REIS
No BAÚ das PE(X)OAS
Não sei quem sou, que alma tenho.
Quando falo com sinceridade não sei com que sinceridade falo. Sou váriamente outro do que um eu que não sei se existe (se é esses outros).
Sinto crenças que não tenho. Enlevam-me ânsias que repudio. A minha perpétua atenção sobre mim perpétuamente me aponta traições de alma a um carácter que talvez eu não tenha, nem ela julga que eu tenho.
Sinto-me múltiplo. Sou como um quarto com inúmeros espelhos fantásticos que torcem para reflexões falsas uma única anterior realidade que não está em nenhuma e está em todas.
Como o panteísta se sente árvore [?] e até a flor, eu sinto-me vários seres. Sinto-me viver vidas alheias, em mim, incompletamente, como se o meu ser participasse de todos os homens, incompletamente de cada [?], por uma suma de não-eus sintetizados num eu postiço.
O REIS
No BAÚ das PE(X)OAS
Não sei quem sou, que alma tenho.
Não sei quem sou, que alma tenho.
Quando falo com sinceridade não sei com que sinceridade falo. Sou váriamente outro do que um eu que não sei se existe (se é esses outros).
Sinto crenças que não tenho. Enlevam-me ânsias que repudio. A minha perpétua atenção sobre mim perpétuamente me aponta traições de alma a um carácter que talvez eu não tenha, nem ela julga que eu tenho.
Sinto-me múltiplo. Sou como um quarto com inúmeros espelhos fantásticos que torcem para reflexões falsas uma única anterior realidade que não está em nenhuma e está em todas.
Como o panteísta se sente árvore [?] e até a flor, eu sinto-me vários seres. Sinto-me viver vidas alheias, em mim, incompletamente, como se o meu ser participasse de todos os homens, incompletamente de cada [?], por uma suma de não-eus sintetizados num eu postiço.
F.P.
e do (K)...aminharWAR PAINTING
WITH LOVE
ALÉM de todas estas MOVIMENTAÇÕES ainda tivemos TEMPO de fazer uns trabalhinhos.
Todos diferentes>>>Todos IGUAIS
Todos diferentes>>>Todos IGUAIS
EI-LOS!!com a tal FELICIDADE de ORGULHO estampado,,no ROSTO.
EI-LOS MISTURADOS, para provocar "DESCOBERTA" e METODOLOGIA ORGANIZACIONAL, na mente dos ENTENDIDOS.
EMENTA!!!
ILUSTRAÇÃO
No MUNDO de CATARINA
INFÂNCIA
Acabou
Acabou o tempo
O tempo de escrever sem pontuar
O tempo de avançar sem nunca recuar
O tempo de cantar sem afinar
O tempo de ver em vez de olhar
Acabou
Acabou o espaço
O espaço para um sonho inventado
O espaço para um passeio desgovernado
O espaço para aprender sem ser interrogado
O espaço para correr sem ser observado
Acabou
Acabou o modo
O modo de pensar de forma indecisa
O modo de interpretar cada imagem obtida
O modo de olhar a terra a ser remexida
O modo de encarar de outra forma a vida
Acabou
Acabou a ignorância
A ignorância de não correr sem cair
A ignorância de lua e sol confundir
A ignorância de não saber que trilho seguir
A ignorância em obter algo sem sequer pedir
Acabou o tempo
Acabou o espaço
Acabou o modo
Acabou a ignorância
Na minha frente ergue-se o futuro que traço
Enquanto nas minhas costas se esbate a infância...
O MEU DESERTO
De repente, tudo me escapa entre as mãos
A areia do meu deserto, da minha solidão
Um passado glorioso
À espreita, um futuro impiedoso
Sinto-me impotente
E assim me sinto, só, doente
Presa a uma angústia constante
Num mundo isolado, distante
Onde nem há terra nem há mar
Onde não se ouvem pássaros a cantar
Onde o relógio marca as horas, parado
E cada momento existe, apesar do pré destinado
A vida lá fora deixa de ter importância
Não há tempo, nem distância
Há refúgios desenhados
Em pequenos montes recortados
E há prados sem flores
E arco-íris sem cores
Nada naquele lugar acontece
Só a pouco e pouco algo desaparece
Por um beco indecifrado e incerto
No indefinido do meu deserto...
PORTUGAL
Já fomos cristãos e mouros
Os Persas passaram ao lado
Somos ricos em tesouros
O nosso amor é o “fado”
Povo de conquistas e descobertas
Povo de origem lusitana
País de campos abertos
País de Vasco da Gama
Tivemos vários reinados
Vimo-nos quase franceses
Fomos pelos espanhóis dominados
Hoje somos de nós, Portugueses
Somos terra de Cabral
E de lindas paisagens
Esta terra Portugal
Que se estende até às margens
ANAMORFOSES
ILUSTRAÇÃO
No MUNDO de CATARINA
INFÂNCIA
Acabou
Acabou o tempo
O tempo de escrever sem pontuar
O tempo de avançar sem nunca recuar
O tempo de cantar sem afinar
O tempo de ver em vez de olhar
Acabou
Acabou o espaço
O espaço para um sonho inventado
O espaço para um passeio desgovernado
O espaço para aprender sem ser interrogado
O espaço para correr sem ser observado
Acabou
Acabou o modo
O modo de pensar de forma indecisa
O modo de interpretar cada imagem obtida
O modo de olhar a terra a ser remexida
O modo de encarar de outra forma a vida
Acabou
Acabou a ignorância
A ignorância de não correr sem cair
A ignorância de lua e sol confundir
A ignorância de não saber que trilho seguir
A ignorância em obter algo sem sequer pedir
Acabou o tempo
Acabou o espaço
Acabou o modo
Acabou a ignorância
Na minha frente ergue-se o futuro que traço
Enquanto nas minhas costas se esbate a infância...
O MEU DESERTO
De repente, tudo me escapa entre as mãos
A areia do meu deserto, da minha solidão
Um passado glorioso
À espreita, um futuro impiedoso
Sinto-me impotente
E assim me sinto, só, doente
Presa a uma angústia constante
Num mundo isolado, distante
Onde nem há terra nem há mar
Onde não se ouvem pássaros a cantar
Onde o relógio marca as horas, parado
E cada momento existe, apesar do pré destinado
A vida lá fora deixa de ter importância
Não há tempo, nem distância
Há refúgios desenhados
Em pequenos montes recortados
E há prados sem flores
E arco-íris sem cores
Nada naquele lugar acontece
Só a pouco e pouco algo desaparece
Por um beco indecifrado e incerto
No indefinido do meu deserto...
PORTUGAL
Já fomos cristãos e mouros
Os Persas passaram ao lado
Somos ricos em tesouros
O nosso amor é o “fado”
Povo de conquistas e descobertas
Povo de origem lusitana
País de campos abertos
País de Vasco da Gama
Tivemos vários reinados
Vimo-nos quase franceses
Fomos pelos espanhóis dominados
Hoje somos de nós, Portugueses
Somos terra de Cabral
E de lindas paisagens
Esta terra Portugal
Que se estende até às margens
ANAMORFOSES
AUTONOMIAS
Há muitos anos, e devido a uma experiência sempre renovada na organização e na aprendizagem , EXPERIMENTANDO e RE(K) ...riando as temáticas e as estratégias, constato com grande margem de certeza ( esta sempre relativa) QUE...a FIGURA HUMANA e a representação da PAISAGEM URBANA e NATURAL só deverão ser levadas a SÉRIO no 12º ano. Desde já PROCLAMO, a (7) sete vozes, que toda a programação da DISCIPLINA é FANTÁSTICA... temos uma larga margem para leccionar os CONTEÚDOS. Alguém há muito TEMPO disse: Que as temáticas na ARTE são sempre as mesmas - que lhe mudam os nomes mas vai dar tudo ao mesmo. Maravilhosos TEMPOS estes em que podemos BARALHAR as vezes que quisermos que os RESULTADOS serão sempre diferentes!
voltando às temáticas desta AUTONOMIA 12ºArtes.
FOI difícil fazê-los entender que um dia seriam capazes de fazer OBRAS "LAMBIDAS, como costumo dizer, aquelas histórias da carochinha,,,iguais às "CÓPIAS de fotos" que eles invejam num colega mais virtuoso. Prometi que em MARÇO seriam capazes de fazer as "MELOSAS OBRAS! todos eles!!!!!
Aqui estão os RESULTADOS deslumbrantes! não só "IGUAIS, mas diferentes-Repito-as porque cada um ABORDOU as imagens conforme a sua PRÓPRIA escolha e CAPACIDADES .
Se quereis continuar nestes terrenos da OBJECTIVIDADE,não terão dificuldades em OBTER resultados satisfatórios, bastará para isso,,,FAZER!!!muitas vezes, com determinação .
Um dia, no FUTURO longínquo, não irão necessitar de máquinas fotográficas. Não ESQUEÇAM, PORÉM, que terão que "apimentar" as OBRAS com um pouco da vossa ALMA e da insatisfação própria de quem quer ir sempre mais além, senão serão só "OBRAS LAMBIDAS" ou Tocar (P) ..a GALOS... não havia necessidade...vós sabeis o que quero dizer.
AQUI "MORA" QUALIDADE muito acima da MÉDIA.
...E TRABALHO HONESTO.
Variações em RÉ MAIOR
OBJECTIVIDADES
Martim o GENIAL
MÁRIO o SENSÍVEL
LION FLÁVIA a SOBREDOTADA
ARQUINÊS, a MÁGICA
RENATXINHA, a LUTADORA
ANYPINTO a RENASCIDA
African Beauty a cumpridora
FRIEND JOHN o PERSISTENTE CORRECTO
SEMPRE!!!com FUTURO.
Roque a esforçada
Top Model a QUALIDADE
Pikles a Autónoma
11ºAno-1
O Mundo Real e a TRANSFORMAÇÃO (K)...riativa, de contextos e ambientes.
PROGRAMAÇÃO
1-Procedimentos (Traço, mancha e Técnica Mista)
2-Estudo de FORMAS Naturais e Artificiais.
Estruturação
Apontamento (esboços)
3-Conceitos Estruturais da linguagem Plástica.
a linha, a cor, a Textura , escala , Espaço, Movimento e Ritmo
4- Formas Modulares (Módulo, Padrão, Movimento, Ritmo (Regular e Irregular)
5-Espaço e Volume
Organização da Profundidade
Perspectiva atmosférica.
6-Iniciação da Figura Humana
Iniciação da Paisagem Urbana e Natural.
(3º Período)
"METER a FOICE em CEARA ALHEIA"
(Também sem necessidade)
.
TRÊS (3) EXPOSIÇÕES e três OBJECTIVOS DISTINTOS direccionados ao PROGRAMA:
-Máscaras TRANSMONTANAS, Balbina Mendes...UTILIZADAS para uma INTRODUÇÃO à temática da FIGURA HUMANA: o ROSTO , a ESTRUTURA do ROSTO e a SIMBOLOGIA que toda esta TEMÁTICA contém.
- Arte ALEMÃ, antes e DEPOIS da QUEDA do MURO de BERLIM, antigos CTT. Foi mais um dos ESPAÇOS abertos só para nós, para os alunos terem a POSSIBILIDADE de conviver com OBRAS ÚNICAS na HISTÓRIA da ARTE MUNDIAL, estas ligadas ao EXPRESSIONISMO e directamente LIGADAS a outra parte do PROGRAMA: Conceitos Estruturais da Linguagem Plástica e o Processo SÍNTESE.
-Numa terceira EXPOSIÇÃO, e NOVAMENTE na Sala da NORA, Gravura Espanhola CONTEMPORÂNEA, Com os maiores artistas Espanhóis da Actualidade.
O FUNDAMENTO desta oficina esteve relacionada para a CAPTAÇÃO de SÍMBOLOS e ESTRUTURAS PADRONIZADAS, Movimento e Ritmo que constituem Outros dos parâmetros importantes do PROGRAMA.
e é necessário evoluir sempre AULA a AULA”. Para isso só trabalhando com afinco e acreditando nas DIRECTRIZES do PROFESSOR.
ESBOÇOS e apontamentos
EXPLOSÃO de FORMAS e o ENTENDIMENTO do mundo REAL.
As associações, os contrastes e a variação da dimensão na PERSPECTIVA espacial.
O RIGOR do traço da mancha.
As SOBREPOSIÇÕES , as transparências a OPACIDADE. O MOVIMENTO o RITMO e a presença sempre do POR ...(...+ior) a (K)... riatividade.
Os alunos que não estruturarem o seu SABER nestes Princípios, jamais serão capazes de FAZER algo aproximado ao que está patente em CIMA e em BAIXO (12ºANO).
E a ANDREIA tb MERECE, pois esforçou-se muito
PROCESSO SÍNTESE , METAMORFOSES e REPRESENTAÇÃO do REAL, foi trabalhado no período anterior e consta da mensagem seguinte o qual adiciono como LINK .
http://indianespadanal.blogspot.pt/ ...ESPERO que tivesse sido suficientemente claro e que todas as dúvidas se desvaneçam no CORAÇÃO dos descrentes.
PROFESSOR e HUMANISTA SEMPRE!!!
12º Artes Visuais
OBJECTIVIDA´DES
PAISAGEM Natural e Urbana
A FIGURA HUMANA, objectiva e RE... >>>(K)riada
Processo Síntese-Fragmentação, Acentuar o NIVELAMENTO, a procura da terceira dimensão.
Movimento
RITMO
Elementos ESTRUTURAIS da LINGUAGEM PLÁSTICA
grafite
pastéis de óleo
tinta da china-APARO e pincel
lápis de cor
(aguarela) e canetas FIBRALO
que
Anda ...
Há 20 anos, não mais, na ilha de São Miguel, Açores, encontrei um espantalho com pernas de andar e olhos para sonhar, era um rapaz. Alugavam-no para ir para o meio dos campos espantar priolos e estorninhos. Ele punha uns ramos a sair das mangas e do colarinho, homenagem aos espantalhos feitos de palha e não de carne viva, como se os pássaros esfomeados respeitassem mais aqueles do que este. Lembrei-me do rapaz de São Miguel, ontem, ao ler sobre um festival de rock e tecnologia, em Austin, Texas, onde há antenas com pernas. Uma empresa de publicidade pôs treze vagabundos a fazerem de antenas para a Internet. Quem quiser wi-fi dá-lhes dois dólares e pode navegar ao pé deles durante um quarto de hora. Boas almas incomodaram-se com a exposição dos vagabundos e a agência de publicidade explicou-se bem: ela queria tirar a invisibilidade aos sem-abrigo. Fora a alta tecnologia, voltamos ao meu espantalho - entre os chiliques dos apóstolos do dever ser e os dadores de soluções, mesmo que transitórias e pueris, estou com estes. Já para não falar do ponto de vista dos vagabundos. Os de Austin andam de trabalho em trabalho, agora são antenas, retomando uma tradição já centenária: os "hobos" que percorriam os ranchos, saltando de comboio em comboio, livres como vento. Ponham os vossos filhos a ler romances de Jack London na adolescência e eles ficam a saber o essencial: os homens valem mais do que jantes de liga leve.
(K)...ontinuando o que me trouxe aqui.
PROCLAMO a necessidade de serenidade e de respeito pelo acto de ensinar em PAZ e SEGURANÇA.Está cada vez mais difícil "ANDAR" em frente e TRABALHAR na procura de fazer sempre MELHOR.
ESTE, na sua pequenez, esconde-se debaixo da "SECRETÁRIA da IMPOTÊNCIA" e reza para não perder A VIDA, já que o RESPEITO merecido há muito que está no caixote do LIXO das suas vivências. stas de mãos atadas vacilam e tomam partido de uma das partes e hoje o PROFESSOR fica sempre mal na fotografia ).
Cansados, os pequenos SERES de 2 PERNAS também chamados de DOCENTES, estão cada vez mais indefesos e sós, uns desistem e refugiam-se na sua FRUSTRAÇÃO,outros entram na jogada e distanciam-se das VÍTIMAS .
CILINDRADOS! a PALAVRA certa para designar o "Ritual" que se vulgarizou de norte a sul do PAÍS. Desancar no dito cujo . Umas vezes com pressões silenciosas e "astutas" e outras com agressões FÍSICAS ou verbais.
O PROFESSOR na pele de LOBO
Numa de IRONIA.
Esta Coisa de Mudar dá TRABALHO e precisa de TEMPO,,,o TEMPO essa PRECIOSIDADE.
INSATISFAÇÃO e HUMILDADE, o meu "SELO".
como escreveu um dia um dos meu MESTRES:
com esses quero ir,
a ver se me convenço
de que também sou forte.
quero vencer os medos...
Vencer-me- que sou poço
de estúpidos terrores,
de feminis fraquezas.
Rir-me das sombras, rir-me
das velhas ondas bravas,
rir-me do meu temor
do que há-de acontecer.
Venham comigo os fortes...
Façam-me ter vergonha
das minhas covardias.
e dos seus actos façam
( seus actos destemidos)
chicotes para os meus nervos.
ganhe o meu sangue a cor
das tardes das batalhas.
E eu vá- rasgue as cortunas
que velam o porvir.
Vá- jovem confiado,
cumprindo o meu destino
de não ficar parado.
Estou no fim de mais uma etapa , a primeira PARTE do ARTIGO e Já me apetece enfrentar a CONCLUSÃO,, por 2 motivos -PRIMEIRO o mais saboroso... a QUALIDADE dos trabalhos apresentados, segundo pela ESTUPEFACÇÃO que continua a crescer dentro da minha inconstância.
Pensei e repensei se haveria necessidade de conspurcar este precioso espaço com palavras de desânimo. Decidi que sim! naturalmente e como diria o saudoso ALMIRANTE PINHEIRO de AZEVEDO quando sequestrado pela segunda vez pelos (REVOLUCIONÁRIOS da moda na altura) -…Não GOSTO, é uma coisa que me chateia!!
Pensei e repensei se haveria necessidade de conspurcar este precioso espaço com palavras de desânimo. Decidi que sim! naturalmente e como diria o saudoso ALMIRANTE PINHEIRO de AZEVEDO quando sequestrado pela segunda vez pelos (REVOLUCIONÁRIOS da moda na altura) -…Não GOSTO, é uma coisa que me chateia!!
O PAÍSSSS??!- CONTINUA na MESMA, como a LESMA.PIOR...
O Sr, GENERAL OTELO SARAIVA de CARVALHO não me serve para NADA!! (Isto é que era POLÍTICA. É PÁ vou almoçar e descansar...)
O Sr, GENERAL OTELO SARAIVA de CARVALHO não me serve para NADA!! (Isto é que era POLÍTICA. É PÁ vou almoçar e descansar...)
Encaremos este pedaço de TEXTO, como DENUNCIA de alguém cumpridor que está chateado com a "INVASÃO de PROPRIEDADE".
(K)...ontinuando o que me trouxe aqui.
PROCLAMO a necessidade de serenidade e de respeito pelo acto de ensinar em PAZ e SEGURANÇA.Está cada vez mais difícil "ANDAR" em frente e TRABALHAR na procura de fazer sempre MELHOR.
ESTE, na sua pequenez, esconde-se debaixo da "SECRETÁRIA da IMPOTÊNCIA" e reza para não perder A VIDA, já que o RESPEITO merecido há muito que está no caixote do LIXO das suas vivências. stas de mãos atadas vacilam e tomam partido de uma das partes e hoje o PROFESSOR fica sempre mal na fotografia ).
Cansados, os pequenos SERES de 2 PERNAS também chamados de DOCENTES, estão cada vez mais indefesos e sós, uns desistem e refugiam-se na sua FRUSTRAÇÃO,outros entram na jogada e distanciam-se das VÍTIMAS .
CILINDRADOS! a PALAVRA certa para designar o "Ritual" que se vulgarizou de norte a sul do PAÍS. Desancar no dito cujo . Umas vezes com pressões silenciosas e "astutas" e outras com agressões FÍSICAS ou verbais.
O PROFESSOR na pele de LOBO
Este o maior descalabro (DESGASTANTE...) com que alguns de nós nos confrontamos por essas escolas plantadas no PAÍS PORTUGAL, muito boa gente se sente no DIREITO de fazer críticas desta NATUREZA, sem imaginarem o sofrimento que daí advém. De quando em vez temos um destes senhores ou senhoras à perna.
Ninguém de direito (...até hoje) tentou resolver esta QUESTÃO que acho de gravidade extrema. Pode ser que o panorama mude, os acontecimentos recentes de agressões aos funcionários das FINANÇAS poderão ser uma boa ajuda para que o corpo docente vire a sua atenção e cerre fileiras para a defesa da sua DIGNIDADE PROFISSIONAL,nesta ÁREA... mais valiosa do que a clássica luta para
a PROGRESSÃO na CARREIRA.
Ninguém de direito (...até hoje) tentou resolver esta QUESTÃO que acho de gravidade extrema. Pode ser que o panorama mude, os acontecimentos recentes de agressões aos funcionários das FINANÇAS poderão ser uma boa ajuda para que o corpo docente vire a sua atenção e cerre fileiras para a defesa da sua DIGNIDADE PROFISSIONAL,nesta ÁREA... mais valiosa do que a clássica luta para
a PROGRESSÃO na CARREIRA.
Numa de IRONIA.
O Cenário que nos TROUXE aqui, que nos faz levantar e "IR" pela manhã, é + uma vez SATISFATÓRIO... estamos no meio de MARÇO, e ainda há ALGUM CAMINHO A PERCORRER, os ALUNOS (...das duas turmas) que habitam este espaço esmeraram-se a trabalhar no duro e merecem estarem felizes, e eu também. Os que ainda não conseguiram terão que continuar a empenhar-se para merecerem tão nobre distinção.
DONA FERNANDA tem RAZÃO:
-A verdadeira dádiva da VIDA, a FELICIDADE está no EMPENHO no SORRISO e no RESPEITO pelo TRABALHO, penso que foi isto que quis dizer.
TRABALHAR é VIVER.
Esta Coisa de Mudar dá TRABALHO e precisa de TEMPO,,,o TEMPO essa PRECIOSIDADE.
INSATISFAÇÃO e HUMILDADE, o meu "SELO".
como escreveu um dia um dos meu MESTRES:
Tenho para mim que o vaidoso só o é verdadeiramente se está convencido de que é um ás naquilo que é vaidoso; ora eu não estou convencido; aparento por vezes que o estou, levado por um demónio que não sou capaz de afogar. Eu só estou convencido de que tenho em mim algumas qualidades, graças às quais não é desonestamente que sou professor; e estou convencido de que há mil outros que não têm estas qualidades, ao mesmo tempo que há outros ainda que têm, além das minhas, aquelas que me fazem falta. (...)
Aos fracos e aos covardes
não lhes darei lugar
dentro dos meus poemas.
covarde já eu sou.
Fraco, já o sou demais,
e se entre os fracos for
me perderei também.
Quero é gente animosa
que olhe de frente a Vida
que faça medo à Morte.
Canção da Guerra- Sebastião da Gama ( 1924-1952)
não lhes darei lugar
dentro dos meus poemas.
covarde já eu sou.
Fraco, já o sou demais,
e se entre os fracos for
me perderei também.
Quero é gente animosa
que olhe de frente a Vida
que faça medo à Morte.
com esses quero ir,
a ver se me convenço
de que também sou forte.
quero vencer os medos...
Vencer-me- que sou poço
de estúpidos terrores,
de feminis fraquezas.
Rir-me das sombras, rir-me
das velhas ondas bravas,
rir-me do meu temor
do que há-de acontecer.
Venham comigo os fortes...
Façam-me ter vergonha
das minhas covardias.
e dos seus actos façam
( seus actos destemidos)
chicotes para os meus nervos.
ganhe o meu sangue a cor
das tardes das batalhas.
E eu vá- rasgue as cortunas
que velam o porvir.
Vá- jovem confiado,
cumprindo o meu destino
de não ficar parado.
E disse à minha alma: Quando abarcarmos esses mundos o conhecimento, a DOR e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?
E minha alma disse: Não, uma vez alcançados esses mundos prosseguiremos no caminho."
Walt Whitman
Imagens do meu ESPÓLIO pessoal. Pesquisa NET e da Exposição "FERNANDO PESSOA, PLURAL como o UNIVERSO" que está patente até 30 de ABRIL, na Fundação Calouste Gulbenkian
Sem comentários:
Enviar um comentário