17/01/2010

Ao SÍTIO HABITADO D ´ARTE-FRADE CORREIA




O LUGAR
Recados COLORIDOS para o Sr MOURÃO 
e para a competentíssima vereadora da CULTURA
Cristina Granada
Sirva-se SR. Presidente!...é uma pequena amostra.
Os Museus são Cansativos e cheiram a MOFO ( ...não me apetece entrar neles, quando passo às suas portas), criem espaços vividos...habitados, por aromas misturados, de tintas e gritos de crianças-pela experiência do olhar de velhos sentados com sorrisos pendurados, pelo suor a correr de jovens a pincelar... esculpindo com os materiais das Divindades. Os MUSEUS cheiram a MOFO a repetição e a SAGRADO inacessível ...não entra a luz do Sol nem perduram os sorrisos e as visitas. Uma Leitaria por favor onde se beba um GAROTO quentinho, uma CASA com uma enorme lareira no inverno...onde o SOL entre e as Andorinhas caguem o chão com o seu vai-vem delicioso nos dias lindos de AZUL vestidos. Uma casa pequenina onde apeteça entrar e que seja nossa por muitos momentos de visitas curiosas, pela DESCOBERTA de mais uma novidade.
Sra. Cristina e Sr Mourão, não lhe chamem Museu porque CHEIRA a MOFO. Chamem-lhe o SÍTIO HABITADO..(.o LUGAR, aquele LUGAR das CORES e dos SENTIDOS) por todos nós eternos caminhantes à procura da ESTRELA + brilhante e pela obra do grande homem que também é ARTISTA ALEXANDRE FRADE CORREIA.





...uma CASA PEquenina, com muito verde à volta e com ninhos em todas as Primaveras, um bocado de SERRALVES+ um pedaço do centro de ARTE MODERNA + um pedaço de CAMINHO onde passem os Doutores, as vendedeiras das PRAÇAS do consumo e os desempregados da vida. Este seria o LUGAR do meu IMAGINÁRIO DEMOCRÁTICO para a Arte chegar a todos eles.
 As nossas MÃES eram tão Lindas . 




(Mãe do Alexandre e Mãe do AMIGO do ALEXANDRE)
-->
 
  
                                                                                                                                       Pai(Correia)








...A qualidade e o Modernismo continuam a "Brotar" do Nascente FRADE CORREIA (04/02/010)




E  M*AIS + ESTAS
Paisagens FABULOSAS
...tanta QUALIDADE e ORIGINALIDADE-----OURO  MULTICOLOR






 


...o MUNDO de FRADE CORREIA continua a encher-nos de FLORES MULTICOLORES
Vai ser muito difícil escolher mas aí reside a virtude...(ter muito por onde escolher). Não percam esta oportunidade, de criar um local que não cheire a MOFO mas no qual se sinta o delicioso aroma do café disfarçado na brancura de NEVE do leite dos Deuses .A  ARTE de VERDADE. A Mãe ARTE...todas as MÃES ARTE, a jorrar ARTE pelos tempos nesta CIDADE que se QUER GRANDE.

 


(Pai Espadanal)

...a HUMILDADE, a SABEDORIA e a INOVAÇÃO constroem-se Tijolo sobre TIJOLO e novamente sobre outros Tijolos.
(à memória de quem nos facultou a existência)
         Obrigado do ÍNDIAN ESPADANAL   17/01/2010






5 comentários:

  1. «genial essa ideia de tornar frade correia para sempre vivo
    genial a ideia de quem genial é
    e há-de um dia recostar-se num pequeno espaço amplo de luz, de vida, de cor...»

    ResponderEliminar
  2. Falta um para sermos os 3 Mosqueteiros...
    Alvaro
    Manuel
    Alexandre
    Um Alto Magistrado. Um homem exemplar.Um amigo como poucos. Um ARTISTA Doutor....QUE FARÁ ELE NO MEIO DE DOIS LOUCOS????
    (mas eles eram 4)
    Para quem será a vaga?

    ResponderEliminar
  3. "Para quem será a vaga?" ...

    ...É lindo o que diz ali acima, Álvaro ... Lindo, simplesmente!
    Gostei das sugestões ... nunca vos fecharia num museu ... nem ao Alexandre Frade Correia ... nem ao Álvaro "Indian" Espadanal ... era como tentar acorrentar o vento ... ainda muitas mais tempestades hão-de sair das vossas mãos ... eu não tenho outras palavras: os vossos trabalhos são desafiadores, deslumbrantes, simplesmente ... é isso
    Cristina Granada

    ResponderEliminar
  4. Vim por estes "lados" à procura de uma informação e dou com este maravilhoso blog! Ainda bem, encontro assim albicastrenses (o Álvaro, alentejano, mas igualmente albicastrense) de primeiríssima qualidade! Magistrado-Poeta, Artistas que não são de modas, mas de verdades (aqui incluo a Cristina, pois que também o é). São albicastrenses como vós que despertam meus sentidos e me aproximam ainda mais às minhas origens.
    E que a vossa Arte esteja sempre iluminada de sol, rodeada de verde viçoso e orvalhado...que o vento acaricie as cores que vão construindo!
    Saudações, Luís Fernandes.

    ResponderEliminar
  5. Sempre a bondade e o TALENTO para "APROXIMAR" de LUÍS FERNANDES, num MUNDO cada vez mais despido de boas SENSAÇÕES.
    HOJE tornei-me um ESPECTADOR deste espaço que em TEMPOS senti que podia ser utilizado para o ESFORÇO de TRANSFORMAR os dias das PESSOAS em DIAS mais luminosos.
    HOJE anos depois descobri que afinal ninguém quer o MEU "AMOR". ou então não fui suficientemente razoável a explicar-me.
    No entanto persiste a esperança porque existem SERES como o LUÍS que "VIVEM" simples e PUROS sem ambicionarem meros poderes terrenos.
    ABRAÇO e AGRADECIDO, com o mesmo FERVOR dos tempos em que me corriam as lágrimas quando escrevia palavras com o CORAÇÃO,,,e me sentia ÚTIL.

    ResponderEliminar