CULTURA c....om C!!!
Mas TAMBÉM o SORRISO das GERAÇÕES
com os OLHOS no FUTURO
A PIQUE!!!! PORTUGAL.Mas TAMBÉM o SORRISO das GERAÇÕES
com os OLHOS no FUTURO
...que seria de MIM se me levassem a SÉRIO.
Paul LeminskiPAÍS de PORTUGAL e de PESSOA...
YAAAAAAAP!!!!! cheio de energia para BATER na BÓLINHA. CINZENTA.
APRENDER a TER PACIÊNCIA
Terminei há poucos minutos o primeiro confronto POSITIVO desta TEMPORADA com a MÃE - TERRA, refiro-me exactamente às primeiras culturas de VERÃO, este ano estão muito atrasadas. Algo que se aprende nesta ÁREA é a TER PACIÊNCIA. Com um sorriso de confiança faço PARALELISMOS entre esta actividade e uma outra da qual sai vencedor depois de muito SOFRIMENTO e até muitos momentos de DESÂNIMO a caminho da desistência. REFIRO-ME à DISCIPLINA de GEOMETRIA DESCRITIVA na ESCOLA de BELAS ARTES.
Hoje na casa dos 50 e depois de ser um impaciente por NATUREZA (AGORA MENOS) receitaria a toda a GENTE como TERAPIA para ENCONTRAREM o "KAMINHO" que tivessem a FELICIDADE de poderem usufruir de uma HORTA e um JARDIM e também frequentarem a cadeira de GEOMETRIA DESCRITIVA.
MAIS lhe DIGO:- PONHAM umas COLUNAS com o "NARIZ" de fora e oiçam enquanto dão umas cavadelas qualquer uma das OBRAS dos PINK FLOYD.
Queria Que Você Estivesse Aqui
Então,
Então você acha que consegue distinguir
O paraíso do inferno
Céus azuis da dor
Você consegue distinguir um campo verde
de um frio trilho de aço?
Um sorriso de um véu?
Você acha que consegue distinguir?
Fizeram você trocar
Seus heróis por fantasmas?
Cinzas quentes por árvores?
Ar quente por uma brisa fria?
Conforto frio por mudança?
Você trocou
Um papel de coadjuvante na guerra
Por um papel principal numa cela?
Como eu queria, como eu queria que você estivesse aqui
Somos apenas duas almas perdidas
Nadando num aquário
Ano após ano
Correndo sobre este mesmo velho chão
O que encontramos?
Os mesmos velhos medos
Queria que você estivesse aqui
Não resisti anexar o POEMA desta significativa música da minha "BANDA" PREFERIDA.
Dá que pensar o que terão a ver umas com as outras estas 3 formas da vida. TUDO, simbolicamente e por FRUIÇÃO dirigida para o OBJECTIVO de ser-mos melhores pessoas para "fazer-mos" dessa forma um MUNDO MELHOR
O PARALELISMO entre as primeiras 2 situações tem a ver com a OBRIGATORIEDADE de ter PACIÊNCIA para cumprir qualquer OBJECTIVO na vida.
E RESPEITO ...RESPEITO REPITO e REPITO OUTRA VEZ!!!RESPEITOOOOOO!!!pelas LEIS, NORMAS e por quem sabe mais do que nós.
PERDEU-se aos poucos e agora é uma raridade e por esse motivo aí está o "INAFUNDÁVEL TITANIC",a ir ao FUNDO. Acho que não existe esta palavra mas, mesmo assim vou deixar estar ...é marcante para deixar a "PINCELADA" do NÃO aos intocáveis ou ÍDOLOS com PÉS de BARRO.
CALMA -FALAR de M.... não acontece por acaso - Escrever muito menos.
Também não é um CAPRICHO de um PROFFFF MALCRIADO ou artista louco. FOI por uma boa causa, ora vamos a ler o seguinte:
PODER-SE-À falar de tal material com elegância e KULTURA com K???!
SIM!!!!!!!!
Que o diga o grande artista ITALIANO PIERO MANZONI, que defecou durante um longo ano e encheu 90 latas de tão precioso conteúdo. Hoje essa INSTALAÇÃO pertence a um dos grandes MUSEUS de ARTE MODERNA dos STATES.
ESTA
"A MERDA do ARTISTA"
Fazendo merda nas artes plásticas
“Conteúdo: 30 gramas; conservado ao natural, produzido e enfrascado em maio de 1961; produzido por Piero Manzoni; made in Italy”. Dentro das 90 latas devidamente lacradas e etiquetadas estavam as fezes do artista plástico italiano Piero Munzoni. O caso clássico aconteceu em 1961, quando Munzoni defecou nas latas e titulou-as como Merde d’artsta ou Merda de artista.
Munzoni reflete o sentimento revoltoso dos dadaístas do início do século passado. O dadaísmo foi um movimento artístico que se iniciou em 1916, em Zurique, por jovens artistas franceses e alemães que, exilados na Suíça, eram contrários à Primeira Guerra Mundial. Abrangeram todas as formas de cultura, entre elas, a literatura e as artes plásticas. Um dos seus maiores representantes, Marcel Duchamp, escancarou a discussão em torno do que poderia ser considerado arte. Por meio dos ready-mades, o artista mostrou que a obra não dependia de uma estética e sim de factores relacionando com o local onde as obras eram expostas, o valor e a significação que o artista dava para elas, validando-as como arte.
Em harmonia com as principais características do movimento - a negação da cultura e a defesa do absurdo, incoerência e caos - as obras de Muzoni geram discussões que são constantemente debatidas, mesmo na actualidade. Para o professor de filosofia Luiz Henrique Vieira Magalhães, Munzoni encara as latas de merda como uma ode ao choque e ao escândalo. Ele considera os argumentos usados para a interpretação da obra, que visa criticar o mercado das artes, quando o artista vende merda por ouro. Porém, concorda com Ferreira Gullar quando questiona a dimensão artística desse tipo de produção, da insistência do artista em afirmar uma convenção estabelecida anteriormente por outros. “É uma coisa que na verdade já foi feita com Duchamp, são variações do mesmo tema”, pontua. (BLOGUE PANCADARIA JORNALÍSTICA).
De merda estamos falados.
FIM
MAU GOSTO...MÁ ESCOLHA
NOME de CÓDIGO
JERÓNIMO!!!!
NUNCA foi um TERRORISTA, mas um RESISTENTE.
QUEM FOI
JERÓNIMO
O orgulhoso chefe dos APACHES CHIRICAHUAS
Nasceu no Arizona.Quando a sua esposa e os seus cinco filhos foram assassinados,
em 1858 converteu-se num dos opositores ao domínio branco.
Resistiu durante anos,mas sem recursos entregou-se com o pequeno grupo
de guerrilheiros esfomeados ao general MILES com
a condição de voltar ao Arizona.Mas foi considerado criminoso
e condenado a vários anos de trabalhos forçados.
Recuperou a liberdade em 1894 e instalou-se como agricultor
em OKLAHOMA ...vendia as suas próprias fotografias
em exposições.
Converteu-se ao cristianismo em 1903 e ditou a sua autobiografia
"JERÓNIMO por ele PRÓPRIO" pouco antes de falecer.
Jerónimo
1829/1909
OS APACHES foi a última TRIBO a ser vencida pelos invasores "AMERICANOS".
Os Apaches são os índios mais conhecidos da América do Norte por serem um povo aguerrido e muito exposto no cinema. Eles se auto definem como Ti-neh (O Povo).
Habitavam uma área enorme no lado oriental do Novo México, que também invadia o Texas e o México. Este povo orgulhoso e guerreiro se dividia em muitos grupos, sendo mais conhecidos os jicarillas, os mescaleiros e os chiricahuas, mas haviam os kiowa, white mountain, os tontos, etc. Os primeiros intrusos do território Apache foram os espanhóis, a partir de 1.500.
Apache é uma palavra que significa inimigo e como os Navajos pertencem ao grupo lingüístico Athapaska, e também são da área cultural Sudoeste. Mas as coincidências param por aí.
Haviam diferenças entre os vários grupos de Apaches, principalmente no modo de vestir e nos acessórios que utilizavam. Haviam os grupos mais dedicados ao pastoreio e caçadores de bisontes, animal que garantiu a sobrevivência durante séculos, e outros voltados para os saques em fazendas e povoados, como os Mescaleiros, que viviam nas montanhas.
Na cultura tradicional, as mulheres cuidavam do alimento, da madeira e da água, enquanto os homens tinham que caçar e guerrear. A poligamia era praticada quando as condições econômicas permitiam. A religião era fundamental na vida Apache e pediam a proteção dos espíritos das montanhas. Usan era o seu Deus. Os feiticeiros eram muito respeitados nas tribos e detinham muitos poderes, freqüentemente influenciando os chefes nos Conselhos tribais, em que tomavam suas decisões mais importantes.
Por serem grandes guerreiros e precisassem se locomover com grande freqüência, suas tendas era feitas de lã e gravetos, para montar e desmontar de forma rápida. Assim podiam sumir sem deixar vestígios em pouco tempo, quando se viam ameaçados.
Viviam numa região hostil, de escassos recursos naturais e por isso se especializaram em saquear as fazendas e povoados dos colonizadores brancos e via de regra roubavam também as outras tribos, sumindo rapidamente nas serras da região, onde construíam inacessíveis esconderijos. Durante muitos anos o Exército sofreu na tentativa de subjugar os Apaches, mas parecia impossível combate-los.
Além do conhecimento do terreno, os Apaches contavam com a resistência animal conseguida em anos de vida dura e treinamento. Sabe-se que os índios passavam por treinamentos muito rigorosos, alguns incríveis, como o aplicado aos jovens, que corriam dez milhas com a boca cheia de água e não podiam beber um gole sequer. Eram atiradores admiráveis com o arco e flecha ou lançando suas machadinhas e cavaleiros invencíveis, capazes de cavalgar durante vários dias, sem parar para dormir. Se o cavalo morria, eles continuavam sua marcha a pé. Também eram admiráveis no combate corporal, quando usavam de muita astúcia e força. E por fim, eram guerreiros barulhentos, que arrepiavam os inimigos com seus gritos de guerra e rostos ferozes pintados para o combate.
Como em todo lugar da Terra, os lideres eram escolhidos entre as famílias mais importantes, mas qualquer um podia chegar a chefe, se tivesse carisma e autoridade, principalmente se adquiridos em combate. Adotavam, quando possível, o tipo democrático e geralmente assumia o comando o guerreiro mais próximo ao que deixava o posto.
Os Apaches são estimados em cerca de 18 mil pessoas e já foram bem menos na década de 30, quando não passavam de 8 mil. Hoje são civilizados e convivem em paz com os brancos, que aprenderam a respeita-los.
Curiosidades
O mais famoso guerreiro Apache começou a odiar de verdade o homem branco no dia em que retornou para casa e encontrou tudo destruído, a sua família assassinada. Os autores eram mexicanos. Então sua vida resumiu-se a uma palavra, um sentido: Vingança!
Este índio rebelde foi um constante problema para o governo americano, que gastou milhões ao mobilizar mais de 10 mil soldados em sua captura. Ele erguia o lenço branco da paz quando estava em maus lençóis e uma vez capturado, fugia em seguida. Aprendeu com os brancos o seu modo de lutar e utilizou as armas que contra ele usavam, inclusive dinamite. Tocava fogo no mato, envenenava os poços, apagava as pegadas, atacava à noite, isso sem contar os assédios circulares e as flechas incendiárias, alem das torturas Apaches.
Mau GOSTO na ESCOLHA
Apaches indignados por nome de código dado a bin Laden
Ontem
foto Athar Hussain/Reuters |
"Jerónimo" era o nome de código atribuído a bin Laden |
O líder da tribo apache em Fort Sill pretende que o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, apresente desculpas pelo nome de código 'Jerónimo' dado à operação que levou à morte de bin Laden.
O chefe Jeff Houser reclamou o pedido de desculpas em carta enviada a Obama. A missiva foi enviada terça-feira para a Casa Branca e colocada, esta quarta-feira, no sítio da tribo na internet.
Houser escreve que a sua tribo ficou contente quando soube da morte de Bin Laden, mas que este sentimento esfriou quando se veio a saber que o líder da al-Qaeda era designado pelo nome de um dos lendários guerreiros da tribo de Oklahoma.
Houser considera ainda que equiparar Jerónimo ou qualquer outra figura índia americana com "um terrorista, assassino em série e cobarde" é doloroso e ofensivo.
Também a principal assessora do comité senatorial para os Assuntos Índios, Loretta Tuell, criticou a opção: "A utilização deslocada de ícones da cultura índia é muito frequente na nossa sociedade. As suas consequências sobre o espírito das crianças índias e não-índias são devastadoras".
A Casa Branca foi informada do resultado da missão do comando das forças especiais da Marinha com as palavras 'Geronimo-E KIA', contracção de 'Geronimo Enemy Killed in Action' [Jerónimo Inimigo Morto em Combate].
Houser escreve que a sua tribo ficou contente quando soube da morte de Bin Laden, mas que este sentimento esfriou quando se veio a saber que o líder da al-Qaeda era designado pelo nome de um dos lendários guerreiros da tribo de Oklahoma.
Houser considera ainda que equiparar Jerónimo ou qualquer outra figura índia americana com "um terrorista, assassino em série e cobarde" é doloroso e ofensivo.
Também a principal assessora do comité senatorial para os Assuntos Índios, Loretta Tuell, criticou a opção: "A utilização deslocada de ícones da cultura índia é muito frequente na nossa sociedade. As suas consequências sobre o espírito das crianças índias e não-índias são devastadoras".
A Casa Branca foi informada do resultado da missão do comando das forças especiais da Marinha com as palavras 'Geronimo-E KIA', contracção de 'Geronimo Enemy Killed in Action' [Jerónimo Inimigo Morto em Combate].
O VERMELHO e o NEGRO
ATENTADOS ou cirurgia DUVIDOSA?!
Depois de mais uma vez o Líder Líbio apelar ao DIÁLOGO..a NATO MATA-LHE um filho e 3 netos num BOMBARDEAMENTO de perseguição cobarde.
A nota da OTAN lamentando a morte do filho mais novo e de três netos de Mummar Khadaffi é de um cinismo poucas vezes visto. Não é crível que Khadaffi deixasse seu filho e seus netos numa instalação militar, ainda mais depois de um mês de pesados bombardeamentos à capital, Trípoli. Foi, sim, um ataque a uma casa, num bairro residencial, com o deliberado intuito de atingir o líder líbio.
Goste-se dele ou não, não é esse o mandato da ONU para a Líbia. Ao contrário, a autorização de uso de força militar é para proteger civis, não para assassinar Khadaffi e muito menos seus filhos e netos.
Mais cruel ainda é que o ataque se deu poucas horas depois de ele ter anunciado publicamente, na televisão, que estava disposto a negociar com a OTAN em troca de um cessar-fogo.
Fica claro que a acção militar não tem como objectivo criar uma saída humanitária para a crise daquele país. Pretende sim a deposição de um regime e o aniquilamento de pessoas que o lideram, pela via do assassinato – porque não é possível considerar que matar com bombas seja menos que um assassinato a bala, sem defesa.
Aliás, é pior, porque para tentar atingir a TV onde estaria Khadaffi a Sociedade Líbia da Síndrome de Down também foi bombardeada nos ataques da Otan na madrugada de ontem.
Não é para isso a ONU. Os Brics – Brasil entre eles – devem usar o poder que adquiriram na comunidade internacional para exigir um cessar-fogo imediato e o envio de observadores internacionais para zelar por seu cumprimento. A comunidade das nações não pode, mesmo indirectamente, patrocinar ataques de “execução pessoal”. Não deveriam patrocinar ataque algum, mas estes, de deliberada e dirigida acção homicida são intoleráveis.
ATENTADOS ou cirurgia DUVIDOSA?!
Depois de mais uma vez o Líder Líbio apelar ao DIÁLOGO..a NATO MATA-LHE um filho e 3 netos num BOMBARDEAMENTO de perseguição cobarde.
A nota da OTAN lamentando a morte do filho mais novo e de três netos de Mummar Khadaffi é de um cinismo poucas vezes visto. Não é crível que Khadaffi deixasse seu filho e seus netos numa instalação militar, ainda mais depois de um mês de pesados bombardeamentos à capital, Trípoli. Foi, sim, um ataque a uma casa, num bairro residencial, com o deliberado intuito de atingir o líder líbio.
Goste-se dele ou não, não é esse o mandato da ONU para a Líbia. Ao contrário, a autorização de uso de força militar é para proteger civis, não para assassinar Khadaffi e muito menos seus filhos e netos.
Mais cruel ainda é que o ataque se deu poucas horas depois de ele ter anunciado publicamente, na televisão, que estava disposto a negociar com a OTAN em troca de um cessar-fogo.
Fica claro que a acção militar não tem como objectivo criar uma saída humanitária para a crise daquele país. Pretende sim a deposição de um regime e o aniquilamento de pessoas que o lideram, pela via do assassinato – porque não é possível considerar que matar com bombas seja menos que um assassinato a bala, sem defesa.
Aliás, é pior, porque para tentar atingir a TV onde estaria Khadaffi a Sociedade Líbia da Síndrome de Down também foi bombardeada nos ataques da Otan na madrugada de ontem.
Não é para isso a ONU. Os Brics – Brasil entre eles – devem usar o poder que adquiriram na comunidade internacional para exigir um cessar-fogo imediato e o envio de observadores internacionais para zelar por seu cumprimento. A comunidade das nações não pode, mesmo indirectamente, patrocinar ataques de “execução pessoal”. Não deveriam patrocinar ataque algum, mas estes, de deliberada e dirigida acção homicida são intoleráveis.
(BLOGUE AMORAL NATO) O MUNDO assiste desinteressado a assuntos desta natureza. Os PAÍSES OCIDENTAIS aliados e cúmplices de tais ACTOS esquecem que... HOJE no presente e num longo FUTURO jamais se estará seguro em qualquer LUGAR seja numa esplanada em MARRAQUEXE, em Paris ou em qualquer outro lugar.
O MUNDO actual não aprendeu nada com a HISTÓRIA e a prova está em mais este atentado.
A GUERRA na LÍBIA é uma fraude desde o primeiro momento.
Foram mortos CIVIS, mas estes não contam pertenciam ao lado do DITADOR.
Esqueçamos, vamos lá ver a BEATIFICAÇÃO de mais um HUMANO em "SANTO".
ÁMEN!
ou fazer um PASSEIO pela avenida com uma bandeira na mão ao som dos megafones que comandam a existência dos vegetais.
O MUNDO actual não aprendeu nada com a HISTÓRIA e a prova está em mais este atentado.
A GUERRA na LÍBIA é uma fraude
Foram mortos CIVIS, mas estes não contam pertenciam ao lado do DITADOR.
Esqueçamos, vamos lá ver a BEATIFICAÇÃO de mais um HUMANO em "SANTO".
ÁMEN!
ou fazer um PASSEIO pela avenida com uma bandeira na mão ao som dos megafones que comandam a existência dos vegetais.
NOBREZA de GESTOS-NOBREZA de SENSAÇÕES - Também NOBREZA na EXISTÊNCIA
E PORQUE tirei (HOJE) o dia para este GESTO NOBRE,SERÁ melhor começar pelo mais IMPORTANTE. O MAIS IMPORTANTE deste ACONTECIMENTO ÚNICO, pois naturalmente e como todos sabeis , a PRIMEIRA VEZ é sempre MARCANTE.
NO LUGAR de DESTAQUE e para iniciar este ARTIGO e EXACTAMENTE neste LOCAL e não no "CORAÇÃO SENTE a COR da TERRA", mais à frente explicarei o PORQUÊ da localização.
DESTACO esta GENTE de BOM CORAÇÃO e incansáveis para que tamanho PROJECTO chegasse ao FIM com tão estrondoso êxito.
LUIS EUSTÁQUIO
Estes são os nomes a RETER que com esforço e SONHO levaram o BARCO a BOM-PORTO.
Que IMPORTÂNCIA tem um EVENTO desta NATUREZA?
Para as PESSOAS que estão ao CORRENTE deste meu MUNDO <ÁLVARO ESPADANAL o ÍNDIO>; e que ao longe conhecem ESTREMOZ, para esses deixo um pequeno esclarecimento. O EVENTO a que me REFIRO chamou-se de ALMOÇO CONVÍVIO dos ANTIGOS ALUNOS da ESCOLA INDUSTRIAL e COMERCIAL de ESTREMOZ.
Mas não foi um simples ALMOÇO onde meia dúzia de NOSTÁLGICOS se juntaram para beberem uns copos e depois num abraço de circunstância se despediram até um dia.
São ENCONTROS que se fazem por todo o LADO, aqui por CASTELO BRANCO são quase anuais e muito conhecidos e publicitados os que se efectuam no ANTIGO LICEU NUNO ÁLVARES, agora Escola Secundária.
Talvez esteja a dar muita importância ao que ontem tive oportunidade de VIVER, não sou muito dado a GRANDES CONVÍVIOS ou ajuntamentos. Poucas vezes ou nenhumas troco o SILÊNCIO do meu existir para aceder a convites de comemoração do que quer que seja, a VIDA é mesmo uma Bênção e motivo para comemoração, mas isso basta-me na reflexão DIÁRIA.
Este assunto era à PARTIDA DIFERENTE-tratava-se da minha ESCOLA, a MINHA QUERIDA ESCOLA de SEMPRE.
JÁ não te CONHEÇO!!!
Esta é a QUESTÃO pertinente e MOTIVADORA para o ARRANQUE deste artigo do Coração. Não foi um SIMPLES RE-encontro. FOI uma VISITA a uma ESCOLA Nova de RAIZ, uma ESCOLA que já não é aquela onde semeamos desejos, tomámos banho no SUOR de AFECTOS e desempenhos. Onde demos o primeiro BEIJO e andámos de mão dada com a primeira/o namorada/o de verdade. A ESCOLA dos muitos PROFESSORES, nunca até aqui tínhamos tantos PROFESSORES juntos no mesmo ano e na mesma ESCOLA.
Mas mais que tudo isto, este já não é o LOCAL onde nos organizámos em GRUPOS coesos de FELICIDADES DURADOURAS que permanecem até hoje no melhor de todos nós.
Não é a ESCOLA onde nos FIZEMOS PESSOAS com aspirações, não é outra é a MESMA...é de uma FORMA ACTUAL a NOSSA ESCOLA vestida toda de NOVO, PERFUMADA pelos mais belos ODORES da ACTUALIDADE; DESLUMBRANTE nos seus FOLHOS e VESTIMENTAS de VERDES da NATUREZA.
Toda ela AIROSA, sem mácula. ADOLESCENTE, enérgica e alindada pela EVOLUÇÃO dos TEMPOS. Nós apesar de todo o DESLUMBRAMENTO inicial, de forma nenhuma nos sentimos deslocados; melhor dizendo :-ESTA é a NOSSA CASA, uma das nossas casas de ELEIÇÃO. INGÉNUA, VAIDOSA e ADOLESCENTE. QUIS SURPREENDER-NOS no seu DISFARCE de coisa NOVA, embruxar-nos com seus olhos sedutores e suas CURVAS RECTILÍNEAS. Quis tornar-se independente, BRILHANTE...Nós no nosso CAMINHAR dos ANOS pelos seus corredores disfarçados os seus RECANTOS TRANSFORMADOS sorrimos com a EXPERIÊNCIA que o GASTAR do TEMPO nos DEU. Nós não nos deixámos enganar por este DISFARCE VOLUPTUOSO. Sorrimos, senti-mo-nos simplesmente e de uma FORMA-NATURAL ainda DONOS de "SER" tão mudado mas tão IGUAL à NOSSA ESCOLA de SEMPRE.
Esta MULTIDÃO de corações RITMADOS, de várias GERAÇÕES. desconhecidos em GRANDE PARTE uns dos outros olharam-se à CHEGADA com um ABRAÇO PROFUNDO de SAUDADE . Saudade de nós , dos TEMPOS..e como a SAUDADE dói no PEITO do PORTUGUÊS, para quê falar em Idades, a IDADE não pesa no RE-ENCONTRO da SAUDADE. Não houve tempo para pensar na BANALIDADE do passar das HORAS ou dos ANOS, também não foi importante saber :- O TEU NOME, os VOSSOS NOMES.
O Passar das ESTAÇÕES vai apagando o supérfluo da VIDA. Importante mesmo é a HERANÇA transmitida na afectividade dos olhares, no calor dos ABRAÇOS num APERTO de Mão sincero.
Os ROSTOS MUDARAM sem possibilidades de retoques ou VIAGENS de RETORNO.
Nestas SITUAÇÕES pouco VULGARES o nosso melhor vem ao de cimo, olhando em volta , fazendo as CONTAS nem seríamos assim tantos, faltavam tantos , tantos nesta MULTIDÃO de resistentes. Faltavam tantos nomes , tantos ROSTOS tantas ALMAS perdidas. Faltaram outros e muitos que já nos deixaram Há MUITO. Faltaram SAUDADES partilhadas, mesmo não estando PRESENTES recordei tanta GENTE que gostaria de estar CÁ, pisarem o mesmo Chão de Antigamente. Não vou FALAR de NOMES, mas senti um desejo imenso de os "REENCONTRAR" muitos PROFESSORES de outrora, e os milhares de ALUNOS que por AQUI PASSARAM.
Numa Manhã de CHUVA INTENSA-ABRIL ÁGUAS MIL, muitos outros estiveram PRESENTES de CORPO e ALMA. AQUI FICAM os TESTEMUNHOS FOTOGRÁFICOS para a POSTERIDADE.
NÓS VAIDOSOS!!!
ORGULHOSOS
Antigamente a preto e branco
Turma de ELECTROMECÂNICOS
Felismina Xarepe e amiga de Borba
Amiga Belita Cavaco Santos filha do maqueiro do Hospital/2 de Maio de 1973 (Irmã do Alexandre Cavaco já falecido)
Matilde e Eu- (A melhor atleta de FUNDO que vi na Escola nos anos 70)
Grupo 15 de Julho de 1975, último dia de AULAS
Visita a SIDERURGIA do SEIXAL-11 de Junho de 1973
Turmas de Electricidade e Electromecânicos
ANTES e DURANTE
E depois ALMOÇO...
O CÉLEBRE JOÃO MODAS, Contínuo...o TERROR da MALTA
(Fotos EstremozNet e do meu espólio)
Estes alguns "Flashes "do exterior da ESCOLA REVISITADA.
NO LUGAR de DESTAQUE e para iniciar este ARTIGO e EXACTAMENTE neste LOCAL e não no "CORAÇÃO SENTE a COR da TERRA", mais à frente explicarei o PORQUÊ da localização.
DESTACO esta GENTE de BOM CORAÇÃO e incansáveis para que tamanho PROJECTO chegasse ao FIM com tão estrondoso êxito.
PAULO D´ÁGUA
JOSÉ CAPITÃO PARDAL
MANUEL GATO
LEONEL PAINHO
HENRIQUE MOURATOLUIS EUSTÁQUIO
Estes são os nomes a RETER que com esforço e SONHO levaram o BARCO a BOM-PORTO.
Que IMPORTÂNCIA tem um EVENTO desta NATUREZA?
Para as PESSOAS que estão ao CORRENTE deste meu MUNDO <ÁLVARO ESPADANAL o ÍNDIO>; e que ao longe conhecem ESTREMOZ, para esses deixo um pequeno esclarecimento. O EVENTO a que me REFIRO chamou-se de ALMOÇO CONVÍVIO dos ANTIGOS ALUNOS da ESCOLA INDUSTRIAL e COMERCIAL de ESTREMOZ.
Mas não foi um simples ALMOÇO onde meia dúzia de NOSTÁLGICOS se juntaram para beberem uns copos e depois num abraço de circunstância se despediram até um dia.
São ENCONTROS que se fazem por todo o LADO, aqui por CASTELO BRANCO são quase anuais e muito conhecidos e publicitados os que se efectuam no ANTIGO LICEU NUNO ÁLVARES, agora Escola Secundária.
Talvez esteja a dar muita importância ao que ontem tive oportunidade de VIVER, não sou muito dado a GRANDES CONVÍVIOS ou ajuntamentos. Poucas vezes ou nenhumas troco o SILÊNCIO do meu existir para aceder a convites de comemoração do que quer que seja, a VIDA é mesmo uma Bênção e motivo para comemoração, mas isso basta-me na reflexão DIÁRIA.
Este assunto era à PARTIDA DIFERENTE-tratava-se da minha ESCOLA, a MINHA QUERIDA ESCOLA de SEMPRE.
JÁ não te CONHEÇO!!!
Esta é a QUESTÃO pertinente e MOTIVADORA para o ARRANQUE deste artigo do Coração. Não foi um SIMPLES RE-encontro. FOI uma VISITA a uma ESCOLA Nova de RAIZ, uma ESCOLA que já não é aquela onde semeamos desejos, tomámos banho no SUOR de AFECTOS e desempenhos. Onde demos o primeiro BEIJO e andámos de mão dada com a primeira/o namorada/o de verdade. A ESCOLA dos muitos PROFESSORES, nunca até aqui tínhamos tantos PROFESSORES juntos no mesmo ano e na mesma ESCOLA.
Mas mais que tudo isto, este já não é o LOCAL onde nos organizámos em GRUPOS coesos de FELICIDADES DURADOURAS que permanecem até hoje no melhor de todos nós.
Não é a ESCOLA onde nos FIZEMOS PESSOAS com aspirações, não é outra é a MESMA...é de uma FORMA ACTUAL a NOSSA ESCOLA vestida toda de NOVO, PERFUMADA pelos mais belos ODORES da ACTUALIDADE; DESLUMBRANTE nos seus FOLHOS e VESTIMENTAS de VERDES da NATUREZA.
Toda ela AIROSA, sem mácula. ADOLESCENTE, enérgica e alindada pela EVOLUÇÃO dos TEMPOS. Nós apesar de todo o DESLUMBRAMENTO inicial, de forma nenhuma nos sentimos deslocados; melhor dizendo :-ESTA é a NOSSA CASA, uma das nossas casas de ELEIÇÃO. INGÉNUA, VAIDOSA e ADOLESCENTE. QUIS SURPREENDER-NOS no seu DISFARCE de coisa NOVA, embruxar-nos com seus olhos sedutores e suas CURVAS RECTILÍNEAS. Quis tornar-se independente, BRILHANTE...Nós no nosso CAMINHAR dos ANOS pelos seus corredores disfarçados os seus RECANTOS TRANSFORMADOS sorrimos com a EXPERIÊNCIA que o GASTAR do TEMPO nos DEU. Nós não nos deixámos enganar por este DISFARCE VOLUPTUOSO. Sorrimos, senti-mo-nos simplesmente e de uma FORMA-NATURAL ainda DONOS de "SER" tão mudado mas tão IGUAL à NOSSA ESCOLA de SEMPRE.
Esta MULTIDÃO de corações RITMADOS, de várias GERAÇÕES. desconhecidos em GRANDE PARTE uns dos outros olharam-se à CHEGADA com um ABRAÇO PROFUNDO de SAUDADE . Saudade de nós , dos TEMPOS..e como a SAUDADE dói no PEITO do PORTUGUÊS, para quê falar em Idades, a IDADE não pesa no RE-ENCONTRO da SAUDADE. Não houve tempo para pensar na BANALIDADE do passar das HORAS ou dos ANOS, também não foi importante saber :- O TEU NOME, os VOSSOS NOMES.
O Passar das ESTAÇÕES vai apagando o supérfluo da VIDA. Importante mesmo é a HERANÇA transmitida na afectividade dos olhares, no calor dos ABRAÇOS num APERTO de Mão sincero.
Os ROSTOS MUDARAM sem possibilidades de retoques ou VIAGENS de RETORNO.
Nestas SITUAÇÕES pouco VULGARES o nosso melhor vem ao de cimo, olhando em volta , fazendo as CONTAS nem seríamos assim tantos, faltavam tantos , tantos nesta MULTIDÃO de resistentes. Faltavam tantos nomes , tantos ROSTOS tantas ALMAS perdidas. Faltaram outros e muitos que já nos deixaram Há MUITO. Faltaram SAUDADES partilhadas, mesmo não estando PRESENTES recordei tanta GENTE que gostaria de estar CÁ, pisarem o mesmo Chão de Antigamente. Não vou FALAR de NOMES, mas senti um desejo imenso de os "REENCONTRAR" muitos PROFESSORES de outrora, e os milhares de ALUNOS que por AQUI PASSARAM.
Um OBRIGADO ESPECIAL À DONA GLÓRIA SIMEÃO
A "VELHA-GLÓRIA" como nós CARINHOSAMENTE apelidávamos.
A PROFESSORA INTENSA, SÁBIA DEDICADA. COMO TENHO CERTEZAS no que ESCREVO ;;;;;"A VELHA-GLÓRIA", PROFESSORA de MATEMÁTICA, toda a GENTE aprendia MATEMÁTICA com esta MULHER de bata BRANCA encurvada pelo passar dos ANOS.
Até EU APRENDI MATEMÁTICA de VERDADE, eu já tinha costela de ARTISTA e nenhum talento para o cálculo. Invariavelmente conseguia obter 15 ou 16 nesses testes de NÚMEROS feitos.
GLÓRIA " A RESISTENTE" , a COMBATENTE e EXIGENTE...a SÁBIA e "RESPINGONA" GLÓRIA esteve PRESENTE.FIRME e QUASE HIRTA, sem IDADE.
GLÓRIA a ETERNA!!!
Numa Manhã de CHUVA INTENSA-ABRIL ÁGUAS MIL, muitos outros estiveram PRESENTES de CORPO e ALMA. AQUI FICAM os TESTEMUNHOS FOTOGRÁFICOS para a POSTERIDADE.
NÓS VAIDOSOS!!!
ORGULHOSOS
Antigamente a preto e branco
Turma de ELECTROMECÂNICOS
Amiga Belita Cavaco Santos filha do maqueiro do Hospital/2 de Maio de 1973 (Irmã do Alexandre Cavaco já falecido)
Grupo 15 de Julho de 1975, último dia de AULAS
Visita a SIDERURGIA do SEIXAL-11 de Junho de 1973
Turmas de Electricidade e Electromecânicos
ANTES e DURANTE
AGORA ela mais VAIDOSA do que nunca!!
"AMANTE...GALDÉRIA, BANDIDA, MAGANA que não te conheço!!!!"
E depois ALMOÇO...
Estes alguns "Flashes "do exterior da ESCOLA REVISITADA.
Torna-se IMPORTANTE explicar agora o PORQUÊ deste artigo neste BLOGUE e não no CORAÇÃO que SENTE a COR da TERRA . De imediato e assumidamente aqui deixo mais um RECADO aos Órgãos Directivos da ESCOLA SECUNDÁRIA AMATO LUSITANO.
DE LÁ para CÁ!!
ESAL
NADA é ETERNO, a própria ARTE tem uma FUNÇÃO LIMITADA no TEMPO, nunca me preocupou que essas OBRAS viessem a desaparecer um dia. Elas foram feitas e apresentadas a uma população que as admirou com surpresa pela QUALIDADE muito acima do normal numa ESCOLA SECUNDÁRIA, tiveram o seu tempo como uma EXPOSIÇÃO numa GALERIA tem o seu espaço de tempo. Como sempre tive essa certeza e segurança, fui dos poucos que me entusiasmei com tanta QUALIDADE resultante de muitíssimo TRABALHO "CAVADO" semeado no ESPÍRITO de quem OUSOU desafiar a mediania e a vulgaridade, suou centenas de HORAS (...os ALUNOS) em SILÊNCIO e perseverança para elas TOMAREM FORMA. CARREGÁMOS sobre os OMBROS em todos os projectos um PESO enorme. SEMELHANTES complicados, e porque não dizer MALDOSOS e MEDÍOCRES na sua ESSÊNCIA (...muito característico da SOCIEDADE PORTUGUESA quando alguém se destaca de qualquer forma trabalhando e apresentando resultados) COMPLICARAM SEMPRE a dinâmica dos mesmos, armadilhando os resultados com ataques nos bastidores. A OBRA continuou e foi erguida aos poucos durante os últimos 18 ANOS e sem olhar a HORÁRIOS nem a obstáculos. Habituei-me a VIVER esses ÊXITOS SÓ ou com um reduzido número de PESSOAS bem FORMADAS, GRATAS e PARTICIPANTES que se mostraram sempre abertas a todos os ENTUSIASMOS "ESCRITOS"no meus olhos "BRILHANTES"mensageiros de MOTIVAÇÃO e marcaram presença.
Smohalla, chefe índio Sokulls
Aquela TORNEIRA não JORRA ÁGUA, senão estaríamos todos molhados mas sim SABER,DEDICAÇÃO, ATITUDE COMBATIVA, AMOR, TRABALHO, TRADIÇÃO, RIGOR, SONHO, DESEJO, LEALDADE à VERDADE e às LEIS e FUTURO. E foi fruto de uma SEMANA de trabalho de dia e de noite.
Quanto ao RESISTENTE CHE...Não esquecer que no LADO CONTRÁRIO "VIVE" MARILYN.
A TEMÁTICA do MURAL foi uma;;;;; "METAMORFOSE", como se sabe nestas coisas da Arte e da Vida, metamorfose tem a VER com transformação e renascimento de um Ser ou IMAGEM a partir de um outro, com aspecto diferente.
O MURAL tem também uma mensagem Política claro. Estas 2 personagens são Ícones de 2 Mundos opostos.
Entre os 2 permanece uma FRASE em Inglês ...IMPORTANTÍSSIMA que traduzida à LETRA diz assim!
"Faz NESTE ABRIL 3 anos , não foi um ESCÂNDALO, ninguém MORREU, não vieram as TELEVISÕES nem fomos visitados por SENHORES engravatados. De noite e de dia de terça a segunda-FEIRA fizemos o impossível PINTAR todo o Pátio dos ALUNOS, último dia 24 HORAS seguidas sem iluminação adequada, tínhamos 3 RETRO-PROJECTORES a iluminar as paredes. SÁBADO até 2ªFEIRA os alunos foram caindo aos poucos e os que aguentaram FIZERAM-NO para TERMINAREM esta ÉPICA TAREFA e sentirem o agradecimento e"ESPANTO" dos "ESPECTADORES" perante tamanha façanha.
Outras fazem-lhe COMPANHIA.
TESTEMUNHO de uma SOBREVIVENTE.
Alice Gelin Fernandes
29/04/2008
OBVIAMENTE a TRADIÇÃO
E para TERMINAR uma GRANDE TRISTEZA
MORREU o SR. ROSA
O SENHOR ROSA merece ser perpetuado neste ESPAÇO e neste artigo por vários MOTIVOS.
Foi FUNCIONÁRIO Auxiliar da E.S.A.L. e reformou-se há muito pouco TEMPO.
LEMBRO esta PESSOA pela sua SIMPATIA e entrega aos seus afazeres profissionais.
Colaborante e preocupado em cumprir e estar sempre no momento certo no LUGAR certo .
ATENCIOSO e SENSÍVEL.
A REALIDADE SOCIAL é outra...as PESSOAS voltam as costas ao PASSADO em AGONIA e isolam-se MORRENDO aos poucos.
O AMIGO ROSA como lhe chamei muitas vezes no dizer dos BONS-DIAS foi um desses.
PORQUE SERÁ??!
HOJE RECORDO o seu SORRISO e a sua VOZ para sempre.
OBRIGADO e que esteja em PAZ
Pelo SONHO...nos VAMOS aos POUCOS;;;TODOS!
DE LÁ para CÁ!!
ESAL
Ainda sobre a PREOCUPAÇÃO transmitida( há muitos meses à minha PESSOA) pelo POETA HELDER RODRIGUES e as suas DÚVIDAS com os DESTINO de todas as OBRAS que enriquecem o ESPAÇO exterior, PRODUZIDAS ao LONGO dos ANOS pelas várias GERAÇÕES que me passaram pelas SALAS de AULA.
As OBRAS do deita abaixo estão a aproximar-se também na E.S.A.L. e há locais que bem precisam, pelo panorama nacional das escolas já remodeladas o resultado PROMETE. Mas...
FAZ 3 ANOS!
...em ABRIL
HOMENAGEM MERECIDA aos RESISTENTES
É o MOMENTO de responder... e nada melhor que o EXEMPLO em CIMA PUBLICITADO e também as imagens que se seguem.. Nunca estive preocupado com essa QUESTÃO.As OBRAS do deita abaixo estão a aproximar-se também na E.S.A.L. e há locais que bem precisam, pelo panorama nacional das escolas já remodeladas o resultado PROMETE. Mas...
FAZ 3 ANOS!
...em ABRIL
HOMENAGEM MERECIDA aos RESISTENTES
NADA é ETERNO, a própria ARTE tem uma FUNÇÃO LIMITADA no TEMPO, nunca me preocupou que essas OBRAS viessem a desaparecer um dia. Elas foram feitas e apresentadas a uma população que as admirou com surpresa pela QUALIDADE muito acima do normal numa ESCOLA SECUNDÁRIA, tiveram o seu tempo como uma EXPOSIÇÃO numa GALERIA tem o seu espaço de tempo. Como sempre tive essa certeza e segurança, fui dos poucos que me entusiasmei com tanta QUALIDADE resultante de muitíssimo TRABALHO "CAVADO" semeado no ESPÍRITO de quem OUSOU desafiar a mediania e a vulgaridade, suou centenas de HORAS (...os ALUNOS) em SILÊNCIO e perseverança para elas TOMAREM FORMA. CARREGÁMOS sobre os OMBROS em todos os projectos um PESO enorme. SEMELHANTES complicados, e porque não dizer MALDOSOS e MEDÍOCRES na sua ESSÊNCIA (...muito característico da SOCIEDADE PORTUGUESA quando alguém se destaca de qualquer forma trabalhando e apresentando resultados) COMPLICARAM SEMPRE a dinâmica dos mesmos, armadilhando os resultados com ataques nos bastidores. A OBRA continuou e foi erguida aos poucos durante os últimos 18 ANOS
"Sem entrega nunca irão funcionar no FUTURO.
Homens que não trabalham não podem sonhar. E a sabedoria vem dos sonhos. "
Homens que não trabalham não podem sonhar. E a sabedoria vem dos sonhos. "
Smohalla, chefe índio Sokulls
Aquela TORNEIRA não JORRA ÁGUA, senão estaríamos todos molhados mas sim SABER,DEDICAÇÃO, ATITUDE COMBATIVA, AMOR, TRABALHO, TRADIÇÃO, RIGOR, SONHO, DESEJO, LEALDADE à VERDADE e às LEIS e FUTURO. E foi fruto de uma SEMANA de trabalho de dia e de noite.
Quanto ao RESISTENTE CHE...Não esquecer que no LADO CONTRÁRIO "VIVE" MARILYN.
A TEMÁTICA do MURAL foi uma;;;;; "METAMORFOSE", como se sabe nestas coisas da Arte e da Vida, metamorfose tem a VER com transformação e renascimento de um Ser ou IMAGEM a partir de um outro, com aspecto diferente.
O MURAL tem também uma mensagem Política claro. Estas 2 personagens são Ícones de 2 Mundos opostos.
Entre os 2 permanece uma FRASE em Inglês ...IMPORTANTÍSSIMA que traduzida à LETRA diz assim!
Para quê seres NORMAL se podes ser tu PRÓPRIO.
A MENSAGEM à JUVENTUDE (ALUNOS):- OBRIGAÇÃO!!! de escolherem caminhos e não serem levados a escolher esses mesmos caminhos, não se fiem em "BALELAS" façam a vossa reflexão para não se virem a ARREPENDER.
Como certeza (HOJE) fica que é uma luta inglória. Mesmo assim a MENSAGEM é uma REALIDADE até desaparecer no tempo.
Como certeza (HOJE) fica que é uma luta inglória. Mesmo assim a MENSAGEM é uma REALIDADE até desaparecer no tempo.
"Faz NESTE ABRIL 3 anos , não foi um ESCÂNDALO, ninguém MORREU, não vieram as TELEVISÕES nem fomos visitados por SENHORES engravatados. De noite e de dia de terça a segunda-FEIRA fizemos o impossível PINTAR todo o Pátio dos ALUNOS, último dia 24 HORAS seguidas sem iluminação adequada, tínhamos 3 RETRO-PROJECTORES a iluminar as paredes. SÁBADO até 2ªFEIRA os alunos foram caindo aos poucos e os que aguentaram FIZERAM-NO para TERMINAREM esta ÉPICA TAREFA e sentirem o agradecimento e"ESPANTO" dos "ESPECTADORES" perante tamanha façanha.
RECEBERAM DESPREZO e SILÊNCIO.
AINDA HOJE a OBRA permanece um HINO aos RESISTENTES e ao AMOR À ESCOLA-TRABALHO. "Outras fazem-lhe COMPANHIA.
TESTEMUNHO de uma SOBREVIVENTE.
Não consigo pensar em NADA, nem ter opinião sobre nada...é como uma TEMPESTADE que GRITA, GRITOU durante 6 dias e seis noites. No dia não há SOM, somente SILÊNCIO. Não consigo pensar em NADA. No meu dia SEGUINTE há TEMPESTADE, o meu CORPO e a minha MENTE transformaram-se em SILÊNCIO.
Que OPINIÃO poderia ter alguém de algo que parece não ter feito?
Ao PROFESSOR não há hipóteses de jamais ser chamado à RAZÃO. E parece que essa LOUCURA é o seu Néctar da VIDA, a o qual se lhe tirarmos...os OLHOS já não BRILHAM.
E QUAL NÉCTAR BEBEMOS estes 6 dias!!
Mas, senão me engano, todos os ARTISTAS loucos ou não, são movidos por um SOFRIMENTO dentro de si...serei EU uma ARTISTA? não creio , já tentei ser LOUCA até às ESCURAS! Que importa...no final não preciso que me vejam, preciso que me sintam. Por esse motivo passei despercebida, escondida entre os cantos das paredes, mas sei que alguém me sentiu lá.
É o meu MÉTODO de trabalho-O SILÊNCIO.
espero que seja isso que sentiu-PROFESSOR, a SINFONIA de 23 BATIMENTOS em cheio sobre si.
Não creio que houvesse quem afrontou ou ultrapassou os seus LIMITES. Penso ao contrário que DESCOBRIMOS um OUTRO-NÓS, esse descobriu que poderia fazer outras coisas.
O QUE APRENDI de NOVO?
A pegar em vários PINCÉIS e traçar outros caminhos, JUNTO a ALGUÉM ou SOZINHA.
Alice Gelin Fernandes
29/04/2008
Mas a FUNÇÃO do ARTISTA é mesmo esta LUTA GLORIOSA feita de muitas batalhas. Uma delas é a de DESPERTAR CONSCIÊNCIAS e criar RUPTURAS comunicando e aguentando todos os socos que daí advêm.
Ao LONGO dos ANOS conseguiu-se um LUGAR muito alto para a palavra ARTE na ESCOLA SECUNDÁRIA de AMATO LUSITANO. CONSEGUIU-SE Também e até hoje,encher-se muitas TURMAS de novos ALUNOS com aspirações a ARTISTAS e deslumbrados pela QUALIDADE do exterior do ESTABELECIMENTO de ENSINO. Eu somei ao meu CURRICULUM muitos mais inimigos de ESTIMAÇÃO. Sofrimento desnecessário mas TAMBÉM redobrada força interior e conhecimento sentido na carne sobre a verdadeira NATUREZA do SER Humano na sua GENERALIDADE...
Sr. HELDER RODRIGUES
Hoje no MOMENTO CERTO ILUSTRO essa minha NÃO-PREOCUPAÇÃO de ver todas estas OBRAS DESAPARECEREM. Nunca desaparecerão da MENTE de quem as fez nascer.
Sr. DIRECTOR a PROMESSA CONTINUA neste NOVO ARTIGO.
ANALISE estas FOTOS , faça uma VIAGEM a ESTREMOZ para beber um COPO no ISAÍAS.
Depois num PULO vá à ESCOLA SEC. RAINHA SANTA ISABEL. Ela foi toda despojada de todas as suas vestes. Ficaram só os "OSSOS". CRESCEU, RENASCEU e tornou-se imponente.
Mais IMPORTANTE QUE ISSO:
-NENHUMA das suas belíssimas árvores foi RISCADA do MAPA. ELAS PERMANECEM lá AGORA muito MAIS BELAS do QUE NUNCA, junto...às do passado muitas outras foram plantadas.
-NENHUMA das suas belíssimas árvores foi RISCADA do MAPA. ELAS PERMANECEM lá AGORA muito MAIS BELAS do QUE NUNCA, junto...às do passado muitas outras foram plantadas.
Não HOUVE nenhuma MENTE CRIMINOSA para decidir que teriam que ir ABAIXO.
CAPRICHOS de GENTE sem ALMA!!
Quando cortares a última árvore,
Quando poluíres o último RIO,
Quando o último peixe for pescado,
Vais entender que o dinheiro não se come
Quando poluíres o último RIO,
Quando o último peixe for pescado,
Vais entender que o dinheiro não se come
HOJE com ESTE EXEMPLO GRITO!!!!!!
OBVIAMENTE a TRADIÇÃO
O DEPOIS e o ANTES.
2 de 20
PARA não ESQUECERMOS
Para um MUNDO MELHOR
Senhores Directores de todas as ESCOLAS e Organismos Públicos e PRIVADOS. SENHORES DIRIGENTES deste PAÍS cheio de pequenas DITADURAS...QUINTAS e CONDADOS. POR FAVOR DEITEM todas as ESCOLAS ABAIXO, deitem os CASTELOS MEDIEVAIS e os de Fantasia, PONTES e até o CRISTO REI.
Mas...
NUNCA!! UMA ÁRVORE, elas são SAGRADAS, SENTEM a DOR e a INGRATIDÃO dos SERES de DUAS PERNAS aos quais protegeram do SOL por décadas.
Sr. DIRECTOR no FUTURO iremos saber a verdade de tal acto... tanta CONTRADIÇÃO numa decisão infeliz "ABATE das muito faladas ÁRVORES da nossa ESCOLA" até lá boa viagem para o Alentejo, a ESTREMOZ e surpreenda-se com TANTA QUALIDADE, RESPEITO e HARMONIA.
Quanto às referidas OBRAS de ARTE, poderão dar lugar a ESPAÇOS como os da ESCOLA Rainha SANTA ISABEL, MAGNIFICA! Fica a preocupação a médio prazo ... como se poderá fazer a MANUTENÇÃO de tanta BELEZA? Num TEMPO em que trabalhar faz ainda mais calos na coluna vertebral do que nas Mãos.
MORREU o SR. ROSA
O SENHOR ROSA merece ser perpetuado neste ESPAÇO e neste artigo por vários MOTIVOS.
Foi FUNCIONÁRIO Auxiliar da E.S.A.L. e reformou-se há muito pouco TEMPO.
LEMBRO esta PESSOA pela sua SIMPATIA e entrega aos seus afazeres profissionais.
Colaborante e preocupado em cumprir e estar sempre no momento certo no LUGAR certo .
ATENCIOSO e SENSÍVEL.
A REALIDADE SOCIAL é outra...as PESSOAS voltam as costas ao PASSADO em AGONIA e isolam-se MORRENDO aos poucos.
O AMIGO ROSA como lhe chamei muitas vezes no dizer dos BONS-DIAS foi um desses.
PORQUE SERÁ??!
HOJE RECORDO o seu SORRISO e a sua VOZ para sempre.
OBRIGADO e que esteja em PAZ
Pelo SONHO...nos VAMOS aos POUCOS;;;TODOS!
DEVER CUMPRIDO!!! PELO AMOR e o TRABALHO estruturados na TRADIÇÃO
Sem comentários:
Enviar um comentário