09/06/2011

LIBERTY and LOVE


 
23 A a KAUSA das KOUSAS ou tese de DOUTORAMENTO em PEDAGOGIA da ALMA
 




Criação-Natacha PIKLES.2011

A MONTRA


Agradecimento a ARLETE FUNARO 
pela BELEZA CRIATIVA e PURO HUMANISMO
das IMAGENS utilizadas nesta mensagem
Um AGRADECIMENTO profundo de GRATIDÃO   aos meus alunos de ARTE, na hora da PARTIDA e da DESPEDIDA.


Uma AULA do ESPADANAL para a CRISTINA GRANADA. A última aula!


O APELO FINAL

Chegou!! 

Mais ANGUSTIANTE como nunca. 
Semelhança SÓ  estar perante um TOURO/ frente a frente com as narinas encostadas ...ter tanto para dizer;;;tanto TANTO para MOSTRAR-RECEIO infundado de ficar algo perdido na confusão do BAÚ. ANNNNNNNNNNNNNNNNO GRANDEEEEEEEEEEE, CHEIO,;;;;; COLOSSO!!!!!!MARAVILHOSOOOOO; ÚNICO
Não foi só ++++ 1 ANO, FOI o ANO depois de ter tantas e tantas vezes sentir que o LIMITE já tinha sido alcançado. RENDO-ME, de JOELHOS no chão em PRECE de AGRADECIMENTO aos DEUSES;;;;;este foi o ANO de TODAS as GUERRAS e TODOS os FEITOS.
Por esse motivo também a DIFICULDADE de arrancar com esta nova MENSAGEM no BLOGUE. CHAMAR-LHE-EI a última LIÇÃO, com esta tenho uma finalidade em mente.
Em rabiscos, papéis espalhados pela reflexão DIÁRIA tinha para este colosso de ano vários títulos em mente, nenhum até ao momento me encheu as medidas, por si só valem um TODO. O CORAÇÃO BATE num acelerar sentido-a confusão instala-se na MENTE...como referentes tenho várias mensagens neste BLOGUE que suportam este meu temor e lentidão nos DEDOS. É difícil ultrapassar pela QUALIDADE : OURO SOBRE AZUL 
ou 
AMO-TE efectivamente e (ou) a contradição do peso das PALAVRAS

Ter "MATERIAL", SUMO para fazer uma mensagem extraordinária numa pincelada só , e que SUMO!!!! sobra para mim este TEMOR que me tritura de envolvência.
Ficam as imagens e a intenção. Como ORIGINALIDADE a FRAGMENTAÇÃO em PRATELEIRAS de PALAVRAS de cima para baixo à PROCURA da GENIALIDADE. Porque vocês merecem. 
Medo de PERDER também e por isso estou a fazer aos poucos e sem editar-HOJE 3 de JUNHO estou a iniciar , tendo já um bom espólio fotográfico;;;até nisto estou meio "MARICAS". Como eu GOSTO de enfrentar o teclado e EDITAR num desafio macabro e suicida. Hoje não!... vou (SER)simplesmente  GENIAL e bem comportado. Afinal de contas sou o espelho do VOSSO talento. Somos um! CONTRA TUDO e contra TODOS somos uma massa imensa de poder KRIATIVO. Somos afinal os GESTOS, as dores ilusões desejos e (IN)SATISFAÇÃO que todas estas imagens reflectem. Foi um ANO mas um ano enorme de acontecimentos...este ano "PARIU" um MANANCIAL de aprendizagem e SABER SOLIDIFICADO pelo bater dos nossos CORAÇÕES cadenciados por um SÓ DESEJO:-APRENDIZAGEM e TRANSPOR de OBSTÁCULOS

A REALIDADE
A PINTURA
S. JERÓNIMO 

Pintado em 1521, tendo como modelo um homem de 93 anos, o quadro foi oferecido a um secretário da feitoria portuguesa em Antuérpia, que o trouxe para Portugal em 1549.
Está no Museu Nacional de Arte Antiga em Lisboa.


O PINTOR:
Albrecht Dürer (Nuremberga, 21 de maio de 1471 — Nuremberga, 6 de abril de 1528) foi um gravador, pintor e ilustrador alemão.
Antes de nos deslumbrarmos em DEMASIA vou mostra-vos como as vossas palavras são a mais bela ilustração de sensatez. O que afinal simboliza a VIDA em cada um de VÓS. Esta OBRA de ARTE marcante na HISTÓRIA UNIVERSAL é a RESPOSTA a essa QUESTÃO.
O QUE é a VIDA???!

S.Jerónimo aponta para um cadáver com a mão esquerda, que dá a entender um FINAL TRÁGICO.
...dá a entender pensamento ou reflexão. Pela minha visão diria qualquer coisa como "SE não pensarmos, se não reflectirmos, se não acreditarmos, é MORTE CERTA" Martim Afonso

"...A cabeça é o nosso saber, a nossa maneira de agir. Representa sabedoria. "  Natacha

"Vejo um homem velho e triste, afogado em mágoas e dor.a sua mão esquerda aponta para a caveira, que entendo como medo da fuga da PERSONAGEM para a MORTE. Por vezes vale mais morrer que batalhar pela FELICIDADE" Mário

"Uma vida a correr, de trabalho, onde a paciência se esgotou pois não há forças para mais"Renata Farinha

"Somos PECADORES e isso leva-nos ao extermínio. Quando falei na ligação entre S. JERÓNIMO e a caveira FI-LO porque ele tem uma mão na sua cabeça e a outra na caveira. Isso mostra uma ligação. Algo que pode ser interpretado de várias maneiras, desmistificar essa relação está em cada um de nós" Eunice


"Para mim esta imagem transmite-me que S.Jerónimo está a querer indicar que em todos nós há um modelo base que nos iguala. Cabe a cada ser humano tentar ser o mais semelhante possível pelo bem, mas isso sim é a escolha de cada um.
 A imagem diferencia também a vida da morte, a capacidade de fazer a diferença por algo de bom no mundo está apenas ao nosso alcance durante a vida, é uma oportunidade desmedida, a mais valiosa que temos.
Saberemos nós aproveitá-la? Está claro que não, continuamos a usar o BOM em nós contra os outros.
A imagem tornou-se num aviso, depois da MORTE só nos resta o arrependimento"
Flávia

"Esta imagem a mim transmite-me: Um HOMEM pensador, que pensa sobre a morte com muita coragem, derivado ao S.JERÓNIMO ter o dedo sobre a caveira, por ser mais velho pensa com frequência nesse termo"João Maria


Mais que todas as "CONDIÇÕES" da NATUREZA HUMANA e perante estas palavras que afinal são as VOSSAS, redobro o meu PEDIDO. MALTA !!! HUMILDADE!!não somos quase nada , somos num todo HARMONIOSO alguma coisa. Cada um de vós é um MUNDO cheio de CONTRADIÇÕES e VALORES preciosos. TENHAM sempre em mente o VALOR da VIDA, a PRECIOSA VIDA, única... que vos foi oferecida e começou com um GRITO de DOR. ORGULHEM-SE dela mas, nunca pensem na "IMORTALIDADE isso não existe. NOS HUMANOS nem no MATERIAL e muito menos nas homenagens. A viagem é curta. VIVAM e AMEM, tudo é por pouco tempo. ABRAM os corações e não se deslumbrem com os feitos, só por momentos somos GENUINAMENTE FELIZES. MESMO ASSIM procurem a FELICIDADE ...SEMPRE! ILUSÃO ou não é ela que nos mantêm no caminho certo.

UMA  BANDEIRA



 Ainda a QUESTÃO dos TEMAS. São como BANDEIRAS coloridas, erguidas no HORIZONTE e que nos GUIAM até ao amanhecer. Trabalho sempre através de uma ORGANIZAÇÃO TEMÁTICA. Por esse MOTIVO todos os TÍTULOS neste BLOGUE estão relacionados com os conteúdos e assim aconteceu nesta MENSAGEM. Foi mais dura a TAREFA e ainda não estou convencido. 
Como não quero perder mais tempo nessa questão, aqui ficam as outras possibilidades que me passaram pela cabeça.
1-75% -A OBJECTIVIDADE dos números
2-O ERRO como elemento de PROGRESSO
ou
3-N razões para esquecer a ESCOLA até SETEMBRO
4-Em "GEITO" de CONCLUSÃO
5- Uma AULA do ESPADANAL para a CRISTINA GRANADA
e ainda a MELHOR que se irá manter como SUB-TEMA

Bad boys, bad girls, bad and very bad SCHOOL TEACHER


"Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome" 

Mas santa LIBERDADE, conquista a não PERDER

Polémico e desconcertante, lá mais para a frente iremos descobrir porquê.

A GRATIDÃO 

Naturalmente e porque ninguém consegue construir o que quer que seja SOZINHO, lembro e deixo o SENTIMENTO mais puro a seguir ao AMOR-GRATIDÃO.
23A 
 CEREJEIRA que dá ROMÃS 
com AMOR 

AMATO LUSITANO
A MINHA ESCOLA de 20 ANOS



 23A
O LUGAR...longe deste lugar existe um outro.Misturam-se as distâncias e os TEMPOS RELATIVOS. Que pode o pensamento reflectir para além de pigmentos e formas?
Números e direcções ligam uma vida. As coordenadas históricas são GRELHAS onde nos perdemos e reencontramos.
Estamos sempre lá, escondidos no espelho, ampliados pela vida, atravessados pelo fio de um corpo.
As "ESTÓRIAS" de que somos feitos esperam por nós ao longo de todo o dia. Rapidamente nos encontraremos.
 
O AMBIENTE envolvente e toda a ORGANIZAÇÃO, os SÍMBOLOS e os ODORES; TUDO é DIRIGIDO para a HARMONIA e o "GOSTO" de estar na ESCOLA, e não poderia ser de outra forma. É algo que me acompanha desde que lembro de MIM. A OCUPAÇÃO e TRANSFORMAÇÃO dos TERRITÓRIOS para me sentir e fazer sentir FELIZ e seguro. SURPREENDER e fazer do "LUGAR" um LUGAR onde apeteça estar. Esta é a primeira virtude do SER ESPADANAL..o LUGAR, a 23A (mas existem outros).

O FRANCISCO descreveu bem essa sensação do FAZER parte desse MUNDO de 4 paredes.

Relembrando agora o 7º, 8º e o 9º B dou-me conta da descoberta que foram esses anos. Do salto quantitativo/qualitativo que cada um de nós, à sua maneira, deu. 
Há algo de muito rico, ainda que possivelmente subliminar, que nos acompanha a partir desses tempos. Prova disso é que nenhum dos muitos outros se esquece destes 2 nomes: Álvaro Espadanal, nem tão-pouco de uma sala de aulas onde, pasme-se, existia (ainda existe?) uma sanita encaixada numa cadeira, com picos à mistura, ou então caveiras (muito Shakespeariano, de resto), e quadros, e cores, e formas e texturas e... um mundo!

É isso! É um mundo, é um espaço ao lado do Ensino Secundário, um pequeno paraíso para alguém na idade das incertezas.

(FRANCISCO foi meu aluno há cerca de 10 anos)

RECOMPENSA

Liberty and Love
23A-Indian Espadanal
Este é sem dúvida o ESPAÇO por excelência onde estou mais TEMPO e onde me sinto verdadeiramente realizado. Algo que desde sempre me caracteriza é o SIMPLES GESTO de ter sempre a porta aberta. Por este local a que chamo por vezes e com ironia de "VERDADE" o BAR da ESCOLA entram todos os anos além dos meus alunos, CAMINHANTES NOSTÁLGICOS e "VAGABUNDOS de SONHOS impregnados"
Nunca conseguiria trabalhar num espaço fechado. A todos eles que por lá passaram dedico este espaço  de bom anfitrião.
Com ORGULHO

On Dom Mai 29 16:09 , Soraia Claro D sent:

Boa tarde Professor,



Ontem finalmente consegui arranjar tempo e comecei a rever trabalhos que tinha feito nas suas aulas,e... que saudades da sala A23!! ...dos dias em que se podia apreciar a chuva naquelas grandes janelas, o cheiro ao incenso de vanilla/jasmin, ao cheiro a tintas!

Como adorava os fins de tarde do Inverno, frias, escuras e com chuva...mas que naquela sala isso tudo era agradável. 

Do Secundário daquilo que sinto mesmo saudades, para além dos amigos é realmente as suas aulas.

Tão preguiçosos que éramos, e ouvimos tanto - desde criticas, elogios, conselhos! E que saudades tenho disso! 

Aprendemos tanto! E fizemos tanto! 



...tenho muito orgulho em dizer que tive como Professor o Álvaro Espadanal !

&&&&& 

...Sei que talvez não devia, mas queria agradecer-lhe cada bocadito de mim que tirou cá para fora. Que ajudou a ser libertado. Obrigado pelos 2 anos que esteve ao nosso lado.
Nunca irei esquecer-LIBERDADE-HONESTIDADE-AUTENTICIDADE e AMOR.

 Maria

Olá professor!
Como andam as coisas por castelo branco? Muitos artistas promissores?
Neste momento estou com umas saudades doidas do diário que nos mandava fazer nos 10º e 11º ano...

beijinhos
Filipa Ramalho (10/Junho de 2011)

Nos anos da SMILL









Arquitecto do FUTURO





Amigos Espanhóis de BARCELONA
DIVA





Os Artistas da Sobreira





Os BOLOS animados da Cleópatra






A KLEO ARTISTA de ALMA e de feitos







RúbenGuitar
 









A 23 A tem (dá ROMÃS) também HUMANISTAS e VOLUNTÁRIOS para o MUNDO
On Mon May 30 15:19 , Pedro Afonso sent:



Pois é Professor,

Eu cá ando. Depois de sair da ESAL onde tive o primeiro contacto com a pró actividade e a responsabilidade e trabalho que isso nos trás, na associação de estudantes... Fiquei três anos sem fazer nada! Limitei-me a fazer cadeiras por obrigação ao estilo de (tem de ser), sempre com muita pressão para não repetir um ano e chumbar ao mínimo de cadeiras possíveis... Bebia uns copos, mas nem sequer tinha muitos amigos na faculdade, era mais em Castelo Branco, os da banda. Senti que parei por três anos.

Entretanto no primeiro ano de mestrado acabei por descobrir que tinha de retomar a uma vida mais activa, onde teria de voltar a estimular-me para recuperar essa parte menos quadrada, mais criativa, mais artística, mas não foi nada fácil, parece que essa SENSIBILIDADE tinha ido embora... Tinha vários amigos que viajavam, partiam para missões em África e eu acobardava-me pois achavam que passar um mês longe dos pais era impossível, os meus pais sempre me deram tudo, roupinha lavada aos fins-de-semana, comidinha congelada, e eu não me via sem isso.

Foi então que conheci um amigo que tinha voltado de ERASMUS e me apresentou o COUCHSUrFING, uma comunidade de viajantes que oferecem sofás uns aos outros, torna as viagens mais económicas e facilita bastante as relações humanas. Pelo CouchSurfing, conheci uma rapariga que veio estudar um ano para Portugal e apaixonei-me, partilhamos muito de nós, e acabamos por viajar imenso, pois era a única oportunidade que ela tinha de conhecer a Europa... Em muitas alturas receei entregar-me ao amor que nos unia, ela ia-se embora dentro de um ano, mas tudo tem um preço, até o amor, e eu estava disposto a pagar o preço do sofrimento, para viver um amor com ela... Não me arrependo, fui busca-la ao aeroporto e no fim fui leva-la, como namorado que sabia ser o seu ultimo encontro. Foi duro, mas com ela viajei, estive 40 dias pela Europa, viajei por Marrocos, sempre em casa de pessoas, pelo CouchSurfing, e no fim da viagem, vi que o Mundo estava aqui para ser vivido, para ser agarrado, com toda a força, sem medos, mas com responsabilidade. O que me ficou dessa viagem, ainda ontem comentava, foram as pessoas, os momentos que partilhamos juntos, foi fantástica a troca que aconteceu. Depois de voltar, senti que estava preparado para essa aventura africana, onde iria ganhar muito mais, que ia dar, mas ia dar tanto quando pudesse, já não tinha medo, só queria aproveitar as minhas últimas férias grandes da universidade. E fui para esta associação, onde fiz muitos amigos, após um ano de preparação lá fui para Moçambique, onde vivi uma grande experiência. Conheci o Padre Marco, um Padre ateu, que em 7 semanas conversou comigo como se me conhecesse bastante, conversamos imenso, foi um homem que me fez lembrar o Professor Índio! Era genuíno, não tinha medo, era apaixonado pela vida, não se conformava com o conforto... Achei a experiência: assustadoramente confortável! No fundo, senti naquele suposto desconforto, conforto, lá eu era também mais genuíno, raramente olhava ao espelho e valia pelo que eu era, não pelo que tinha... Era muito mais fácil sobreviver, mas convenhamos que nada me faltava, eu tinha dinheiro, comparado com aquele povo.

Depois desta experiência sinto que os últimos dois anos, depois de viver 3 sem fazer nada, vivi dois muito intensos, mas sempre com o mestrado a atazanar-me a cabeça, e com imensa pressão para o terminar. Não faço ideia do que quero da vida depois de terminar o mestrado. Estou inseguro e um pouco desconfortável aqui... e vou tentando compensar isso com inúmeros hobbies que acabam por me prejudicar sempre no desempenho profissional e académico. Agora quero terminar a tese de mestrado quanto antes... e depois, quero SENTIR alguma coisa, SENTIR a VIDA, mais FORTE, quero CHOCAR-ME com ela, e acho que preciso de um tempo noutro lugar para descobrir o que quero... Tenho medo de me perder, mas sei que preciso de conhecer mais, para poder decidir mais conscientemente... Estou a pensar candidatar-me aos estágios do INOV Contacto, era óptimo conseguir outro lugar enquanto trabalho, juntar algum dinheiro e fazer uma pausa para viajar, se não conseguir, vou tentar trabalhar uns meses para juntar dinheiro e ir viajar também por algum tempo... Talvez arranje trabalho por lá e possa ficar mais tempo... Quero mesmo é descobrir o que quero!

A minha parte mais humanista, vem destas experiências todas... Vem da incerteza da existência de algo metafísico... Então reduzo-me acreditar no que vejo, que é o mundo, a natureza, as pessoas como parte da natureza, mas com uma capacidade de transcendência do seu pensamento, com a qual podem criar outras realidades, nas quais podemos criar ideais e segui-los, como se de uma religião se tratasse. Quando me perguntam se acredito em Deus? Eu digo, que não... Mas que acredito que criamos uma personagem na nossa cabeça, que pode ser Jesus, que era bom, e eu até gostava de ser como ele. Para mim é uma personagem ideal, que criamos, uma pessoa bondosa, para nos guiarmos... mas nem sequer conheço a história assim tão bem que possa por as mãos no fogo por ele! Tento acreditar que todos nós podemos ser cada vez melhores a tomar conta do nosso Mundo, e tento fazer a minha parte... Vou tentando, não digo que seja fácil!

Isto foi um desabafo um pouco confuso, mas que me soube bem! Se houver algo que não compreenda, pergunte, sinta-se à vontade!

Consigo, tudo em ordem?

Um grande abraço, Professor e Amigo Indio!!! Bem haja por este carinho e atenção!

Pedro Afonso


Este é um dos  SEGREDOS ESTRUTURANTES do GOSTO de ESTAR.



10 de Fevereiro de 2011 21:00
Somos infelizes…..
Quando nos retiram aquilo que nos faz feliz…… e por um capricho de alguém insatisfeito, alguém que prejudica outros para subir supostamente na vida, mas que é demasiado inculto pois não é com queixas mal formadas com ataques nas costas, que vai ter aquilo que quer… pois não tem absolutamente razão alguma. Se quer obter melhores resultados tem de se esforçar e não com atitudes egoístas e reles; pois só se consegue alguma coisa com esforço, humildade e trabalho…..
Adoramos as aulas e o stor ninguém o quer longe, pelo contrário, pois ele é quem nos faz lutar e viver apaixonadamente pelo desafio,
desfrutar tudo com toda intensidade ;sem medo de preconceitos sem medo de criar e voltar a
e recriar ;a entrega a todos os níveis; sem preconceito nem pudor. Isto com o maior entusiasmo e coragem ;em que todo o desafio é mais um convite à luta ,que a gente enfrenta com toda disposição ,de tentar algo NOVO, de NOVO e de NOVO, e quantas vezes for preciso.
Digamos que é um artista esplêndido a todos os níveis (e não estou a elogiar muito menos, ao que dizem “dar graxa”) pois não é necessário elogiar porque está á vista… quem nos ensinou e ensina tanta coisa, desde o primeiro momento. Desde a primeira aula que somos uns artistas em desenvolvimento. Só não aprende quem não quer, quem não se entrega para ser feliz, naquilo que gosta de fazer… quem contesta e protesta é porque não tem qualquer interesse na arte que reproduz… pois as aulas de desenho são talvez as mais produtivas, pois não só se aprende uma técnica de pintura ou desenho, mas também nos ajudam a lutar a não desistir daquilo que nos faz e nos fará feliz, permite construir-nos numa pessoa melhor a todos os níveis. Preparando-nos para um futuro próximo cheio de sucesso .E para isso como ele nos o diz é necessário LIBERDADE-AUTENTICIDADE-HONESTIDADE e AMOR.
Isto tudo para dizer que apenas uma ou no máximo duas pessoas estão insatisfeitas com isto e a razão pelo qual, já a referi… ou seja quero, e praticamente todos queremos que o nosso professor volte a ser feliz naquilo que faz connosco… E que as mentiras e acusações mencionadas sejam retiradas… porque ninguém tem o direito de acusar injustamente… tudo o que ele faz é para nosso bem, e não há meninos preferidos pelo contrario, é igual para todos, os alunos é que são todos diferentes na socialização e interacção com o stor … e não o professor com os alunos.



Também o AGRADECIMENTO do CORAÇÃO para o HELDER RODRIGUES, o único PROFISSIONAL que entendeu nestes 18 anos a ABRANGÊNCIA da acção.

A TODOS os ALUNOS


Ao GRUPO  imenso de ALUNOS que envolvem 3 TURMAS, agradeço o EMPENHO e o muito trabalho desenvolvido.
Agradeço os SORRISOS e os OLHARES de FELICIDADE umas VEZES e outras o seu ROSTO impregnado de SONHOS e desejos sinceros de transpor os OBSTÁCULOS por mim TRAÇADOS.

9ºB-Bad Boys and Bad GIRLS
10ºF
11ºE- A TURMA-A TURMA


É para ELES que estou a tentar fazer o melhor neste TECLAR persistente, deixar REGISTADO e "PROCLAMAR" por este MUNDO GRANDIOSO o que se consegue fazer numa ESCOLA quando se trabalha com EMPENHO e alegria de SEMPRE querer evoluir . VOLTANDO as costas à repetição e ao "CANSAÇO" da EXISTÊNCIA. COMO é BOM SER FELIZ TRABALHANDO em BUSCA do "NOVO" e do desconhecido em cada um de NÓS.



O SABER


...é como um LAGO imenso onde é impossível avistar as margens. Também é como uma ilha tão GRANDE como um continente. Todo o LUGAR é uma ilha imensa, ao levantar os OLHOS na DENSA noite vislumbramos o LAGO sem fim decorado de PONTOS brilhantes, vivos uns; outros perdidos no TEMPO mas que resistem num BRILHO-Reflexo de uma vida que já não EXISTE.
Eis o SABER procurado por nós ALUNOS da 23A, mais ainda;;;;;REFORÇADO por uma evolução dos TEMPOS e das GERAÇÕES. Alguns como é natural recusam-se a SEREM FELIZES. CONTINUANDO a LUTA e esquecendo a PAZ.Esta... o símbolo maior do SABER.
Nesta coisa das ARTES da VIDA e das ARTES da 23 A, trabalha-se imenso à volta do ERRO e nunca por OBRIGAÇÃO.  Só assim se consegue o TAL PÓ mágico já muito falado e que apareceu pela primeira vez na carta à turma do XAVIER.
(Alimento-me do reflexo mais PURO e intuitivo de cada um de vós, procuro o Pó BRILHANTE e encontrei-o novamente)
http://indianespadanal.blogspot.com/search/label/Biombos%20e%20a%20turma%20do%20Xavier
O SABER está também nos LIVROS e na "VIDA" de toda a ESCOLA MODERNA. O presente  é consequência do PASSADO. Só não aprende quem se recusa a aprender, essa recusa é uma LIMITAÇÃO enorme ao avanço da PRÓPRIA sociedade.
A Escola evoluiu,  é ainda a MAIOR referência SOCIAL, o LUGAR MAIOR . Ainda não me convenceram os cursos à distância ou a inovação muito na MODA das novas oportunidades, é preciso estar neste LUGAR e VIVER a VIDA NUM SOMAR de ANOS ACONTECIDOS na VIVÊNCIA da SOCIALIZAÇÃO do GRUPO. 
As ESCOLAS que decoram como cogumelos todos (...já não todos) os pontinhos do mapa de todos ou quase TODOS os LUGARES das ILHAS rodeadas pelos oceanos. Esta ESCOLA é o LUGAR de ESPERANÇA. É fruto ainda hoje de PERSEVERANÇA, TRABALHO, DESENCANTO e FELICIDADE. Daqui advém o SABER.
O MAL SOCIAL!... o DESCONTENTAMENTO-desencanto também atingiu há muitos anos a esta parte, a ESCOLA. Um dos males da DEMOCRACIA há muito detectado e que tem vindo a crescer como uma BOLA de NEVE é exactamente essa complicada convergência de competências.


O TEMPO
É uma ESTRUTURA INFINITA que as palavras não podem descrever.
Cinco são os dedos que usam para lidar com os OCEANOS e as ESTRELAS
Cinco são as dedadas escarlate entre OCIDENTE e ORIENTE
Dos nossos olhos voam caligrafias sem regresso
O Traço é uma forte MARCA impressa no PASSADO.
E é ainda possível escrever fora da linha do tempo
A LUZ é a CURVA do meu BRAÇO onde a NOITE continua escondida.

O SER SOCIAL evolui e é FELIZ se tiver PACIÊNCIA e deixar a INVEJA de LADO.

J.Krishnamurti
Cinco grandes inimigos da paz habitam dentro de nós: a avareza, a ambição, a inveja, a cólera e a vaidade. Se conseguíssemos desterrá-los, gozaríamos inevitavelmente da perpétua paz.
...Não TEM FIM!!


O DESLUMBRAMENTO 
?...por momentos?
  O DESLUMBRAMENTO é na REALIDADE o que nos faz avançar na procura de algo muito importante para a evolução do nosso TRABALHO, todos são sensíveis a uma acção que teve como resultado um MAGNÍFICO TRABALHO. Todos de certa forma temos o DIREITO de GOZAR esse momento. Ponham no chão, em FILA os trabalhos efectuados este ano e DESLUMBREM-SE com a evolução que se estende perante os vossos OLHOS. Tem uma EXPLICAÇÃO simples-a tal FÓRMULA****Trabalho e + Trabalho. Muitas horas, muitos fins de SEMANA e sempre a insatisfação a comandar esses gestos repetidos vezes sem conta, para que neste MOMENTO estejamos todos de certa forma ORGULHOSOS do caminho percorrido. Não foi só MAIS um ANO!!!!
Foi um ano bem aproveitado.

"Nunca chega o momento de dizer :- TRABALHEI BEM.
Amanhã é DOMINGO, assim que se pára por momentos começa-se outra vez de novo. Pode pôr-se de lado uma TELA e dizer que não se volta a mexer. Mas nunca se pode escrever por baixo a palavra Fim."
Pablo Picasso

NOITE após NOITE, DIA após DIA.
Esta é a estranha sequência que parece possível VIVER. Um dia depois de outro é um dia distante do outro. As NOITES são ESCURAS e os Dias LUMINOSOS. Os SONHOS são coloridos. A NOITE nem sempre pode ESTAR PRESENTE e os DIAS onde acontecem coisas são por vezes longas NOITES de espera. Serão as noites maiores que os dias??
COMO FAREMOS parte delas para o CONFIRMAR?? 

ESTAS são as interrogações permanentemente HABITANTES do IMAGINÁRIO METÓDICO de quem tem necessidade de CRIAR. O Deslumbramento é o que na realidade dá força para enfrentar mais um OBJECTIVO. E CONTINUAR...

A DOR

   A dor e o prazer são as duas formas extremas da sensação. Para suprimir uma ou outra seria preciso suprimir a sensibilidade. São, pois, inseparáveis em princípio e ambos necessários à educação do ser, que, em sua evolução, deve experimentar todas as formas ilimitadas, tanto do prazer como da dor. O Artista por si só será sempre um RECEPTÁCULO primeiro de todas as sensações BOAS e más. Essa DOR existente nos OLHARES de tantos DIAS numa socialização PERMITIDA pelo passar dos DIAS-SEMANAS após semanas  vamos conhecendo o sentir de cada elemento do vasto GRUPO que é a TURMA. cada GRUPO é único e tem características diferentes do outro. Este foi também o ANO onde essa afirmação se tornou mais EVIDENTE. Três (3) TURMAS, nenhuma com semelhanças entre si. O NONO ano , uma das tais turmas à PARTIDA condenadas ao "FRACASSO" e que estratégias??! Naturalmente fui feito para casos perdidos e mais uma vez provei a mim próprio que vale à pena. 

O importante seria aos poucos  levar este GRUPO de 12 jovens  GOSTAR de estar nas AULAS...fazer alguma coisa de visível e atraente passou a segundo plano. 

Foi necessário mais que nunca encontrar uma LINGUAGEM que estabelecesse confiança e aproximar os próprios JOVENS uns dos outros. Era uma turma FRAGMENTADA por N RAZÕES , a principal:-Uma Seca estar nas aulas.
Simplesmente a insegurança e ter medo de não conseguir fazer.  No fim e perante vários contratos estabelecidos alguns oralmente e outros pela troca de olhares, pela empatia de um ABRAÇO. BAD BOYS transformaram-se num GRUPO DIVERTIDO, sorridente e cumpridor. 
Os resultados estão à vista, quase todos CUMPRIRAM o ACORDADO...realizar 2 TRABALHOS e irão SURPREENDER as pessoas pela Qualidade dos mesmos..atenção estamos a falar de um NONO ano, o tal LIMITE ou PONTE para o crescimento em RESPONSABILIDADE. Eu senti na PELE sem desesperar o ANTES e o DEPOIS.



10ºANO-Os FREEKS
O GRUPO
Esta é uma TURMA especial pela POSITIVA, NATURALMENTE a experiência dos anos tem demonstrado que os REAIS PROBLEMAS começam a despontar no 11ºANO, mas é na segunda metade do 10ºANO que na realidade se começam a estabelecer as divisões e a fragmentação das turmas em GRUPOS de interesses e de lutas de arremesso, normalmente não dou muito valor a essa QUESTÃO e até brinco com o assunto, sei que é próprio do crescimento em SOCIEDADE. 
Esta turma PROMETE e quase que sinto que não estou a apostar no "CAVALO ERRADO", foram durante todo o ano um GRUPO, receberam os novos alunos com CARINHO e trabalham com aplicação e sentido de responsabilidade. Têm uma Líder NATURAL a qual é respeitada e admirada. Têm uma Personagem que vive o MOMENTO a 100 à HORA , destacando-se do GRUPO pela sua GRACIOSIDADE e ATITUDE combativa no trabalho. Esta é de certa forma  a PÉROLA do GRUPO - TURMA e admirada por todos. TODOS nós nos divertimos com os seus GESTOS, insatisfação e confusão que por vezes "PINTA" os seus momentos. TEM um SORRISO MAGNÍFICO. 
A caracterização continuaria pelos sorrisos sinceros e felizes de todos, até a desorganização e "BALDICE" de alguns nos fazem sorrir. A calma de outros ou a paxorrice do ENGENHEIRO de SOM. Temos um ELVIS magistralmente CARINHOSO, uma "SUÍÇA" simpática " Uma heroína Grega silenciosa e culta, uma aspirante Britânica à perfeição. Temos outros que não prometiam nada e se metamorfosearam em alunos...ESTOU AQUI, PODE contar comigo!!
Temos silenciosas e METÓDICAS que serão "DESIGNERES". Temos outros que chegam frequentemente atrasados à primeira hora mas com bom gosto pela escolha das t.SHIRTS. Outras "animadas" que no seu "SILÊNCIO ", evoluíram muito acima da QUALIDADE exigida. 
Vejam a diversidade existente numa turma pequenina, com ORGULHO. 

Aposto neste "CAVALO", se me enganar, sentirei alguma DOR mas continuarei em FRENTE com esperança, que a PERFEIÇÃO EXISTA.







A "TURMA" 11ºE

Que  dizer neste momento  desesperadamente triste

Que sejam FELIZES  e OBRIGADO por todo o vosso empenho durante estes dois longos anos.

 Friend
Pikles
Ragazza
Top Model
Lion Flávia
Arquinês
AnyPINTO
Mário
African beauty
Nessssaaaaaa
Roque
Renatxaaa
Mary
Ana
Mariana 
Martim
Inês ANICETO
Flávia
Obrigado ESPECIAL e profundamente SENTIDO à FLÁVIA. ARTISTA TOTAL e autora destas fabulosas fotografias. 
Parabéns Todos nos orgulhamos de ti.

 CLICS do OUTRO MUNDO 
com
Liberdade em SARTRE
a liberdade só se faz presente no momento da decisão. Não há o “espírito da liberdade”. A liberdade é o ato de decidir, de negar uma possibilidade e afirmar outra. Este ato é o ato que consubstancia a liberdade; seja para qual lado a decisão penda, o ato que faz a própria liberdade ocorrer é o de decidir. Terminado o ato, a liberdade desaparece novamente, para ressurgir no ato seguinte de decisão.
  “Ao tomar uma decisão, percebo com angústia que nada me impede de voltar atrás. Minha liberdade é o único fundamento dos valores.” 

o homem está condenado à liberdade

Todos os homens têm medo. Quem não tem medo não é normal; isso nada tem a ver com a coragem.



És livre, escolhe, ou seja: inventa.
O homem deve ser inventado a cada dia.






A AUTENTICIDADE

A UTOPIA ou DESEJO de SER e FAZER FELIZ esta GENTE TODA??!
AUTENTICIDADE CAMINHO PARA A VERDADE da VIDA.
A FELICIDADE do CRIAR e do SER , FAZER*** BEM FAZER
A PUREZA da Alma e das ATITUDES


>Na linguagem bíblica, a palavra coração tem principalmente este significado: o íntimo do homem, o fundo da alma, o núcleo da consciência, o nascedouro dos desejos, intenções e decisões.

AUTÊNTICO homem –ESFORÇAMO-NOS por entender o sentido da  vida; devendo orientar a vida, consciente e livremente, pelos rumos que a razão  indica. “Para que nos foi dada a razão – perguntava o filósofo Jaime Balmes – senão para nos servirmos dela e empregá-la como guia das nossas acções?

Portanto, só é autêntico o homem que pensa e procura sinceramente uma resposta inteligente a estas perguntas: “Quem sou eu? De onde venho? Para onde vou? Para que vivo? Qual é o verdadeiro bem da minha vida? Qual é o verdadeiro bem do mundo, da sociedade de que faço parte e pela qual sou responsável?”...estes são FACTORES a ter em conta e assimilam-se no decorrer dos DIAS utilizando para tal e em nosso abono as normas de RESPEITO que temos que CUMPRIR para DIGNIFICAR a PESSOA, o GRUPO e a imagem da ESCOLA e o ORGULHO da FAMÍLIA.< 
 O TRABALHO e o SORRISO deles.


O REAL???KRIATIVO!!!






O AMOR

Ora Cá está ELE, a ESTRELINHA da TARDE ..a POLAR embebida no AROMA alecrim e GROSELHA..o AMOR!!!

“Há tanta suavidade em nada dizer/ E tudo se entender.” Fernando Pessoa
RECUSO-me a escrever sobre este MALDITO AMOR...PESSOA disse TUDO nesta FRASE
A DOR
de PERDER
...mas encontraram a FELICIDADE com PACIÊNCIA e saber.

RESUMOS da TRASEIRA!



IMAGENS para!!!!!RECORDAR, SAUDADE.




Do meu amigo JORGE FERREIRA para VÓS.


A "BARBARIDADE
da VIDA"
 

Não existe DESTINO, só escolhas diferentes...
Algumas escolhas são difíceis. Outras não.
Estas são as que realmente importam...
Aquelas que nos definem como PESSOAS.
Arlete Funaro

A  Natureza a tentar sobreviver


 Legenda: Entre o Salgueiro e o PALVARINHO num caminho de cabras nasceu, cresceu e ainda é hoje um jovem de 30 e poucos anos , um SOBREIRO sobre uma ROCHA de GRANITO.
Não está ainda "FENDADA" um dia ela partir-se-à em pedaços para deixar viver a VIDA. Esse dia só acontecerá daqui por muitas décadas , até lá o SOBREIRO de PACIÊNCIA infinita mantêm-se orgulhoso sobre a ROCHA dura;;;DAQUI ninguém me tira!!
Agora 
SOBREVIVE  PÁ!, LUTA PÁ, SÊ uma ROCHA PÁ! e doce como o PUDIM de BAUNILHA amigo.

34 MANEIRAS DE CONTINUARES CRIATIVO



1 FAZ LISTAS

2 ANDA SEMPRE COM UM BLOCO DE NOTAS

3 EXPERIMENTA ESCRITA LIVRE

4 SAI DA FRENTE DO COMPUTADOR

5 SÊ ALHEIO A ESTE MUNDO

6 PÁRA DE TE REBAIXAR

7 FAZ PAUSAS

8 CANTA NO CHUVEIRO

9 BEBE CAFÉ/CHÁ

10 NÃO ESQUEÇAS AS TUAS ORIGENS

11 OUVE NOVA MÚSICA

12 SÊ ABERTO

13 RODEIA-TE DE PESSOAS CRIATIVAS

14 OBTÉM COMENTÁRIOS

15 COLABORA

16 NÃO DESISTAS

17 PRATICA, PRATICA, PRATICA

18 PERMITE-TE COMETER ERROS

19 VAI A SÍTIOS NOVOS

20 VÊ FILMES ESTRANGEIROS

21 CONTA AS TUAS PRÓPRIAS APROVAÇÕES

22 DESCANSA MUITO

23 CORRE RISCOS

24 QUEBRA AS REGRAS

25 FAZ MAIS DAQUILO QUE TE FAZ FELIZ

26 NÃO O FORCES

27 LÊ UMA PÁGINA DO DICIONÁRIO

28 CRIA UM QUADRO

29 PÁRA DE TENTAR SER A PERFEIÇÃO DE OUTRA PESSOA

30 SÊ TU PRÓPRIO

31 TENS UMA IDEIA? ESCREVE-A

32 LIMPA O TEU ESPAÇO DE TRABALHO

32 DIVERTE-TE

33 ACABA QUALQUER COISA

A VIDA 
 



A VIDA

"A Magia da VIDA está em DEVORAR todas as OPORTUNIDADES como se fossem elas as primeiras a decidir as nossas vidas, assim não nos arrependemos por portas que deixamos fechadas, simplesmente por falta de iniciativa em abri-las."
Arlete FUNARO































































3 comentários:

  1. Que bela reflexão nos dás!E vejo-te com alma! Aquela que tens em ti e que por vezes teimam alguns em queimar! E vejo-te com ela incendiada de paixão outra, daquela que te faz arribar, que se constrói também com o sal das lágrimas partilhadas...
    Ah...quando conseguiremos ter a coragem de assim fazer um relatório de autoavaliação com as evidências evidentes do nosso ser e não a do sistema grelhador...Ah, mas tu, tu tens essa coragem...parabéns, pois os índios não se deixam grelhar!
    Um abração

    ResponderEliminar
  2. ...é sempre com profunda emoção que leio, assimilo, cada palavra que sai desse SENTIR tão PURO e PROFUNDO que faz de ti o PROFESSOR...
    Essa Pessoa que deixa a marca profunda em todos os que ainda possuem em si a marca da CRIANÇA, que ainda hoje são ou que já foram um dia... Essa marca é a da simplicidade dos sentimentos, mas profundidade no conhecimento, que tanta "inveja" causam nos que já a não possuem e a pretendem escurecer sobre falsos pretextos...
    Um Professor não orienta apenas para o conhecimento académico... um PROFESSOR é aquele de quem nos recordamos nos momentos de difícil resolução e nos de grande felicidade... e a prova do PROFESSOR que és está presente no sentir, em forma da palavra, do Pedro Afonso e de todos os outros que aqui relatam o seu profundo estado de alma...
    Obrigada por estes minutos que, também a mim, me ensinam e me incentivam a continuar no meu caminho...

    Celeste Rebordão

    ResponderEliminar
  3. Eles não sabem nem sonham
    Que o sonho comanda a vida
    E que sempre que o homem sonha
    O mundo pula e avança
    Como bola colorida
    Entre as mãos duma criança

    que fabulosa lição!
    Professor
    Isto é gigante
    Oxalá aqueles que passam os dias a pensar em tudo menos nos alunos, centrados nos seus umbigos ... centrifugadores de energias desperdiçadas... oxalá que esses se inspirassem
    Bela lição de pedagogia, de entrega, de saber ser e saber estar e saber ensinar e saber aprender a cada dia ...
    estou sem palavras capazes de dizer a minha admiração perante o seu trabalho.

    ResponderEliminar