01/09/2011

Mudar de CANAL Ó FRADE



CANAL MUDADO!!


"Esta manhã, antes do alvorecer, subi numa colina para admirar o céu povoado,
E disse à minha alma: Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?
E minha alma disse: Não, uma vez alcançados esses mundos prosseguiremos no caminho."
Walt Whitman

SAUDAÇÃO aos HERÓIS de 2012 
EU vos SAÚDO...LONGA VIDA para quem PROCURA SUPLANTAR-SE.




É que a vida só faz sentido quando- como nos ensina Thoreau -, lhe soubermos "sugar o tutano", ou seja, quando a fruirmos na sua verdadeira essência. Foi por isso que Thoreau abandonou o Progresso e a Civilização e se refugiou na floresta, perto de Walden Pond, tomando como interlocutora privilegiada a própria Natureza. É por isso que Keating sugere aos seus alunos que quebrem as grilhetas que os acorrentam a uma existência sensaborona e deixem transbordar as emoções que vivem em si. 



Para isso, importa que saibam acolher o chamamento e os ensinamentos daqueles que melhor souberam celebrar a vida: os poetas, em cuja Arte resplandecem as afeições da Humanidade.
«In, Clube dos Poetas Mortos»




DUDUUUUU, de VISITA à 23 A


Out.-2011
 
























Vida 
Sempre a indesencorajada alma do homem
resoluta indo à luta.
(Os contingentes anteriores falharam?
Pois mandaremos novos contingentes
e outros mais novos.)
Sempre o cerrado mistério
de todas as idades deste mundo
antigas ou recentes;
sempre os ávidos olhos, hurras, palmas
de boas-vindas, o ruidoso aplauso;
sempre a alma insatisfeita,
curiosa e por fim não convencida,
lutando hoje como sempre,
batalhando como sempre.

Walt Whitman, in "Leaves of Grass"

POR um NOVO "HOMEM" 
POR uma ESCOLA (...da VIDA) RIGOROSA, INDEPENDENTE e FELIZ
INDIAN ESPADANAL
23 de SETEMBRO do ANO NOVO


DIÁRIO
11º Artes VISUAIS
12ºArtes VISUAIS
PERCURSOS PARALELOS-KAMINHOS DIFERENTES
UMA SÓ POESIA N FORMAS de a CONFRONTAR


De QUE FORMA teremos que PENSAR para não cairmos na ROTINA e CRIAR-MOS INOVAÇÃO???!
1º KALMA
2ºKALMEX
3º PACIÊNCIA
4ª CALMA
5º Trabalho
6ªINSATISFAÇÃO
7º aplicar as APRENDIZAGENS
8º KALMA, PACIÊNCIA
9ºPENSAR com o cérebro e não só com os olhos
10º Querer sempre ir + além.

Semana 

11ºAno e (12ºAno, só ilustração da POESIA)
(Dados a ter em conta, para reflectires e resumires)
1-O LEGADO GREGO, o TEMPO e as EXPRESSÕES.
2- ESCULTURA-ARQUITECTURA e PINTURA
 Metodologia
a)Cria uma COMPOSIÇÃO em POLICROMIA juntando as quatro  IMAGENS.




 

Fragmenta o desenho FINAL em pequenos módulos com dimensões à tua escolha que "IMITEM" pequenos pedaços de mosaico,(... como podes ver nas próprias imagens para te inspirares).
b)Ilustra a POESIA do lado Esq. à escala 2:1. Recria  o PORMENOR escolhido da mesma forma e acrescentando elementos em pintura  (NIVELAMENTO) e que contrastem com a técnica da representação  do MOSAICO que está em fundo.


POESIA



Mundo Minto

És imenso, Mundo
Tanto de ti para adorar
Mudas a cada segundo
Oh! Como te quero visitar

Olho para o teu céu azul
Encantam-me os pássaros e as flores
Admiro o teu norte, o teu sul
Pinto na minha mente as tuas cores

Pelo cupido eu fui apanhada
Quando em ti reparei
Continuo, hoje, apaixonada
Por belezas que escondes e eu nunca visitei

Entrei nas grutas e refresquei-me nas fontes
Olhei-te com os meus olhos a brilhar
Sentei-me no cume da montanha para que me contes
Imensos segredos teus que eu quero guardar

Pedi-te um momento a sós com as estrelas
Deste-me um céu repleto, onde eu pudesse vê-las
Encarei-te, brincando, e pedindo um abrigo
Fizeste-te meu, meu grande amigo

Giras, calmamente, em volta do sol
Contemplas, livremente, o céu e o mar
E como o pescador, ao lançar o anzol
Fizeste de mim admiradora deste teu lar

És tu que transformas tudo o que vejo
És tu que provocas tudo o que eu sinto
É em ti que me procuro e me revejo
Se não disser que és tudo o que tenho, minto





Avaliação- 24 de OUTUBRO




SEMANA 4 - 11ºD-1-Entrega para avaliação-17 de outubro
12º Artes Visuais, só a POESIA

 O LEGADO GREGO
DIÁRIO
A síntese do realismo e idealismo que consiste em harmonizar as formas da natureza com as formas ditadas pelo espírito, percorre toda a arte produzida na Grécia antiga e constitui principio básico da estética ocidental, especialmente em seus momentos de recuperação dos valores clássicos.


Dados TEÓRICOS: Investigação (BREVE) sobre toda a ARTE GREGA-Arquitectura, Escultura, cerâmica e o TEATRO

Ter ATENÇÃO à Organização das imagens no que diz respeito  aos próprios conteúdos dados nas AULAS- Dinâmica-Movimento-Ritmo-Módulo-Padrão e cor.

Pergunta: Que temas tratava a Cerâmica Grega?

HISTÓRIA DA ARTE I

(www.esgt.ipt.pt/download/.../2834__11.Arte%20Grega-Pintura.pdf)
Partindo deste trabalho e das suas imagens cria uma narrativa de personagens e formas estéticas onde consigas como resultado uma imagem coerente e agradavelmente expressiva. 
  Poesia e Ilustração



Colhi-te para mim









Se brincas só, brinca comigo

Se cantas só, canta p`ra mim

Vem ser p`ra sempre meu amigo

Perfeito amor do meu jardim



Vê-te livre dessas ervas

Que te crescem sob os pés

Vem comigo, se é que prezas

O Sol, os montes e as marés



Vamos percorrer o mundo

Conhecer novas paragens

Agarra-re que o mar é fundo

Quem nos ampara, são estas margens



Esquece esta viagem!

Já podes adormecer

Deixo-te nesta paragem

E nunca te irei colher



Pois tu és o mais bonito

És perfeito, és um amor

Adoro-te! É o que sinto

Perfeito amor, minha flor ...
 


SEMANA 3 -11º(D) 1
29 Set.- 8 de Out
(Avaliação-10/Out)
ABORIGINAL ART
Os SÍMBOLOS e os SONHOS
Fonte-Google, imagens.

Ter em ATENÇÃO aos Elementos da Linguagem Plástica que caracterizam a OBRA
-SÍMBOLOS e FIGURAS tratadas
Cores
OBJECTIVO- Organizar na Página Direita, uma composição a partir de 4 OBRAS  desta "CULTURA ARTÍSTICA"
Pequeno texto NARRATIVO com as características EXPRESSIVAS das OBRAS e motivos de inspiração

-ESCOLHA doou dos elementos FORMAIS que mais se adequam à POESIA   da Semana.
 Materiais-LIVRE, mas as OBRAS deverão ser POLICROMÁTICAS e respeitando as CORES ORIGINAIS.

12º Artes Visuais
Liberdade na ilustração sem perder de vista as TÉCNICAS, materiais e conteúdos Estéticos trabalhados durante a semana.
Origens

Catarina

As minhas origens não conheço
Misturas de mar e de vento
Ser, que ao meu instinto obedeço
Fruto do passar do tempo, lento

Não procuro a raiz da minha existência
Tão pouco a eternidade da Pedra Filosofal
Interrogo, apenas e só, com persistência
A divisão inequívoca entre o Bem e o Mal

Observo a perfeição do anel solar
Procuro o ângulo da diagonal da chuva
Descobrindo, gota-a-gota, a imensidão do mar
E a composição do vinho que provém da uva

Perguntei ao meu subconsciente
O meio termo entre céus e trevas
Encontro resposta mesmo à minha frente
Terra que piso, d`onde brotam ervas

Do ar que respiro descubro um aroma
Do toque que sinto, sintetizo sinais
Do que vejo e descubro faço uma soma
Extingo pensamentos que serão, para sempre, banais...

O POEMA da semana 2







Esperança

Nasce a Primavera lá fora

E enquanto a paz floresce

Eu sinto a chuva, e o medo…

Vejo as sombras negras na parede

Os pontos de luz a fustigar o tecto

Ao mesmo tempo que percorro as linhas desta carta



Escrevo-te…

Não por sentir a tua falta

Nem por temê-la.

Escrevo-te

Porque se abateu sobre mim a distância.

E esse conceito queima

E faz arder,

E mata…



Tudo está calmo, amigo

Não há batalhas

Nem conflitos

Não há margens de abismo

Apenas mar…

… e um horizonte de esperanças



E esta noite

- Por mais estranho que pareça –

Há estrelas

Lá fora

No céu...

...a brilhar



E esta noite

Há esperança…

Porque, no fundo,

Atrás da capa de adulto,

Mora sempre uma criança…

Como SE ILUSTRA um POEMA ou um TEXTO?! 

N Maneiras como a imagem seguinte APONTA.

Que EXPRESSÃO ou LINGUAGEM, seguir?!
A VOZ da EXPERIÊNCIA da curiosidade e do QUERER fazer melhor e diferente.
ILUSTRAR "À LETRA" é um caminho mas não é o único como poderemos constatar na imagem.
Vamos começar aos POUCOS , devagarinho e com o desejo de BEM FAZER.


PRÉ-HISTÓRIA
ANTES do APARECIMENTO da ESCRITA na SUMÉRIA-MESOPOTÂMIA


ILUSTRAR, ( TB, é) não é contar histórias com imagens, como nos livros aos QUADRADINHOS (BD).




  
DICAS IMPORTANTES.




Mesmo sendo difícil imaginar, num tempo sem história, um artista com poucos recursos técnicos, não podemos deixar de nos surpreender com algumas imagens que fogem ao comumente encontrado. Se a maioria das pinturas rupestres são cenas relacionadas à vida em sociedade, outras intrigam por apresentar um simbolismo mais complexo, ou apenas um teor artístico mais delicado, como é o caso das Cabeças de Cavalo da caverna francesa Chauvet. A imagem parece contradizer a noção xamânica (mágico-pedagógica) de retratar a caça para uma certa familiarização com a mesma. A disposição das quatro cabeças e o trabalho com as sombras, dá à pintura um ar que poderia muito bem ser puramente estético. Não poderia o artista pré-histórico pintar simplesmente uma imagem que lhe viesse à mente? Uma bela imagem de sua imaginação? Algo interior, de pouca relação com o mundo lá fora? Como quem pinta uma tela?

Esta é uma das formas por onde poderemos começar, recolha de SÍMBOLOS nos vários locais do mundo que foram linguagens similares da EXPRESSÃO destes nossos PARENTES.


CHUVET-FRANÇA
LASCAUX-FRANÇA
MELIKANE-ÁFRICA
ORANGE SPRING-ÁFRICA do SUL
Ilha da Páscoa-POLINÉSIA
MADSEBAKKE-Dinamarca
KINBERLY-Austrália
Estes alguns dos locais onde apareceram intervenções ARTÍSTICAS nesta Época da Humanidade.

Metodologia:
1-Lado Esquerdo ilustração para a poesia
2- Lado direito ilustração para a História da Arte
3-Centro, Acetato com poema e referências à temática da H.A.

 ENTREGA, avaliação-4 de Outubro
«Dúvidas a Tirar na Aula»


12ºARTES VISUAIS
12º Artes Visuais- ILUSTRAÇÃO LIVRE e AUTÓNOMA
Seguindo as REFERÊNCIAS das AULAS-TÉCNICAS apreendidas semana a Semana.
A SIMBOLOGIA deverá ser orientada para a INTERPRETAÇÃO da POESIA.
Os ALUNOS poder-se-ão integrar na própria ilustração -como mais uma das imagens.

FIM


NÃO FRADE PASSARINHO-NON! Non!! NO!!!!

E como PROVA que Não ESTOU toma lá esta OBRA PRIMA da MUSICA. 





As LETRAS!!!as LETRAS!!! as PALAVRAS e as PALAVRAS!!!
 O   HINO das NAÇÕES para TI ARTISTA INTERNACIONAL

ATENÇÃO a INTERNACIONAL nasceu no SINDICATO dos JORNALISTAS FRANCESES e foi escrita por um BELGA e "ROUBADA" mais tarde para HINO da União Soviética.


A Internacional se ganhou particular notoriedade entre 1922 e 1944, quando se tornou o hino da União Soviética. Desde então, foi traduzida em inúmeros idiomas. A canção é tradicionalmente cantada com o punho fechado ao ar. Apesar de estar associada aos movimentos socialistas, A Internacional também serve de hino para comunistas, social democratas e anarquistas.
DIÁRIOS... PESSOAL.

A LETRA-CANÇÃO da minha vida 


El Trapero

Joan Manuel Serrat

Siempre por la mañana, hiciera sol o lloviese, a pesar del frío y de la niebla, de calle en calle, oíamos gritar: «¡Mujeres, que llega el trapero!» Como cada mañana te veíamos llegar... Llevabas un saco a la espalda, un puro apagado, un traje roto, la boina y las alpargatas. Siempre te seguía un rebaño de críos. Eras toda una atracción. Tú, tu saco y la canción... Soy el trapero, compro botellas y papel, compro trapos y ropa sucia, paraguas y muebles viejos... Soy el trapero, iban cantando los chavales. «Ya me estáis jorobando demasiado. ¿No os ha dicho vuestra madre que yo soy el hombre del saco?» Y así hasta la noche, de calle en calle, y de taberna en taberna. Con tus papeles y el cuerpo lleno de vino regresarás a tu casa. Regresas feliz, porque todo lo has comprado: pescado, vino y una vela. Y un poco de amor que te ha debido dar alguna furcia vieja. No tienes nunca tiempo para pensar. A dormir. Sopla la vela.
Y mañana, a volver al mundo tú, tu saco y la canción... Soy el trapero, compro botellas y papeles, compro trapos y ropa sucia, paraguas y muebles viejos... Soy el trapero, los niños siguen cantando. «Ya me estáis jorobando demasiado. ¿No os ha dicho vuestra madre que yo soy el hombre del saco?»


O Intérprete
SERRAT  
 A LUTA sem FIM
LIBERDADE!!



VAMOS MERGULHAR na ILUSTRAÇÃO 

Uma ilustração é uma imagem pictórica utilizada para acompanhar, explicar, interpretar, acrescentar informação, sintetizar ou até simplesmente decorar um texto. Embora o termo seja usado frequentemente para se referir a desenhos, pinturas ou colagens, uma fotografia também é uma ilustração. Além disso, a ilustração é um dos elementos mais importantes do design gráfico.
Exemplos










 


CATARINA 
POETISA da VIDA


EU!!!!!

Costumo imaginar a vida como um passeio à beira-mar… numa tarde quente e calma.
Eu? Sou aquela que vagueia, de pés descalços, sentindo as ondas bater nos tornozelos e o sal colar à pele.
Cada vaga, que até mim chega, é o presságio de uma nova oportunidade… é a força e a esperança de um futuro por alcançar.
O meu passado? Esse está registado em marcas calcadas na areia… Algumas mais profundas, outras que se desvanecem com uma suave brisa…
A única coisa que se repete neste trajecto é o ciclo solar… É a certeza de um amanhecer a despontar a cada manhã e a segurança de que, mesmo depois da noite chegar, ele voltará…
Não escrevo sobre a praia… mas sim sobre os seus elementos…
Não reflicto sobre a vida, mas fascinam-me os conceitos de recordação, oportunidade e esperança…
E esta sou eu… Um ser observador que deambula ao sabor das emoções e cuja alma tenta, por vezes em vão, projectar em palavras a sua mais íntima essência…

 11 ARTES VISUAIS- A ilustração (3)-Poesia-História da ARTE e ESCOLHA pessoal
12ºAno-Autonomia na ilustração
 Para todos-Autonomia na escolha dos suportes e materiais.
Outros dados serão expostos na aula e nas informações neste espaço

OBJECTIVO-QUALIDADE !!!"narrativa e KRIATIVA.



MORCEGOS
CUSTOM CLUB

 
VALVERDE SETEMBRO 2011 

AUDÁCIA-COMPANHEIRISMO-FORÇA
CULTURA-RESPEITO-VIDA
LIBERDADE



















Um OBRIGADO ao GRUPO pelos momentos de CONTEMPLAÇÃO SAUDÁVEL
que os DEUSES vos acompanhem por todos os ASFALTOS guardados para os VOSSOS CAVALOS .
Que perdure o AMOR em VOSSOS CORAÇÕES
VALEU!!!!!!

 Indian Espadanal/11 de Set 2011

 


Manitu

Denominação dada pelas tribos ameríndias da América do Norte, Manitu é a designação do espírito que existe em todas as criaturas. Kitsiki Manitu era o espírito superior e o seu nome significa "o Grande Espírito", origem de tudo o que existe.
É algo que está subjacente a tudo o que vive e a todas forças, tanto às que estão numa esfera muito superior ao Homem mas que este deve tentar alcançar como às menores, que devem ser totalmente dominadas.
Vive no céu e é o soberano da luz, sendo força máxima do Universo e por conseguinte representado pelo Sol. Ele designa o destino de todas as coisas e de todos os seres existentes à face da Terra e insufla a vida. Nenhuma barreira o detém pois movimenta-se sob a forma de vento.
Este espírito estabeleceu um ritual para a passagem a uma forma mais elevada de vida, a cerimónia do "calumet". Esta cerimónia é a do conhecido Cachimbo da Paz, que era ornado com símbolos dos ciclos de desenvolvimento das tribos (Pedra, Água, Fogo e "calumet") e dos quatro ventos.

«FRADE CORREIA,ideias»


...QUERO conseguir voar,  voar para SEMPREEEEE!....«Lion»




DESPIR 2011





com olho em 2012

.........FÉRIAS , Fim e RECOMEÇO de alguma coisa , o (...NEM eu sei) inesperado, o vazio, um ano imenso para gastar. FÉRIAS=QUE cansaço da FARTURA de TUDO. Enfim!- DESPIR também as FÉRIAS TEMPO de LIMITES, excessos!!!!! DOR!!! DÚVIDAS!!! SANGUE nas estradas e por esse mundo fora,  loucura à solta desenfreadamente!!!DESESPERO. TEMPO em que quase todas as pessoas se sentem imortais. Foram também as últimas em que mergulhei intencionalmente nos temas sofridos, mas, NATURALMENTE REAIS.
O SER HUMANO não tem EMENDA.
DISPO-ME do PASSADO e VISTO a nova roupagem aromatizada pela esperança. SIRVO os "PRATOS" que me encheram... que nos encheram em 2010/2011. COMO PINCELADAS assumidas aqui ficam as palavras, as imagens e as cores de  TANTOS e TANTOS momentos em que os corações bateram cadenciados para o mesmo FIM. Não ganhei um pedaço do PARAÍSO...........!!!!!!!MERECIDO,MAS, merecidamente tenho agora em Mãos o + importante:
-O RASTO dos acontecimentos, as "MARCAS e SÍMBOLOS" que fizeram o CAMINHO.
DEDICO esta mensagem a uma das PESSOAS mais importante na MINHA VIDA profissional -ANA MARGARIDA a ANA NOME de PAZ.


Há 18 anos que   "habita" nos meus espaços de trabalho. Hoje como no  PASSADO, ela cresce comigo e continua a colorir o "JARDIM" das minhas AULAS, sempre com a mesma atitude e espírito de sacrifício. Cumprindo ao mm todas as tarefas que nunca se repetem; só o GESTO e o seu olhar terno de DÁDIVA perduram pelos tempos até HOJE.

Por estares aqui, ANA tenho também que agradecer aos vários Conselhos Directivos, executivos e Directores que foste deixando nas tuas costas. TU, continuas igual e os alunos vão mudando.
Para ti ANA este Espaço renovado com AMOR e voltando as costas ao PASSADO já com um olhinho no FUTURO.
Para todos os que deixaram o «conteúdo» para preencher esta nova mensagem AQUELE Abraço apertado; longe dos olhares de quem não entende o SUOR que é necessário verter para chegar ao FIM e ao RECOMEÇO...



Dedico esta mensagem ao PROFESSOR AMIGO. Já passaram 18 anos… ajudou-me a crescer num jardim colorido onde sempre me senti feliz! Tenho nome de flor, uma margarida branca… e sou a Ana, nome de PAZ… Eu gosto muito do Professor Álvaro Espadanal , O Índio! 

 

Ana margarida (com a ajuda da mãe)
Ana MARGARIDA-Set 2011



Quando eles tinham X anos

Ter 16 anos é tudo e não é nada, tento encarar a vida de forma POSITIVA, sempre, a VIDA é uma brincadeira que deve ser levada a SÉRIO. Sou sensível, desde sempre VI mais do que está ao nosso alcance, à primeira vista, sinto tudo, fico sentida de tudo. Cada pequeno PORMENOR ou obstáculo faz diferença, à sua maneira. É a partir destes pequenos pormenores que podemos vir a tirar uma das maiores lições. Eu ARRISCO, corro riscos, aprendo lições. Não nasci ensinada nem vou esperar que me apresentem as respostas às perguntas que eu tenho de "BANDEJA". quando aprendemos por nós é que podemos considerar a lição concluída. 
Sou uma sonhadora a tempo inteiro, não gosto de me conformar, não gosto quando as pessoas se conformam. Devemos lutar por aquilo que queremos, temos que VIVER e não apenas existir.
Sou LUTADORA e CORAJOSA, muito para a minha idade. Estes SWEET SIXTEEN vão ser marcantes.
Vivo de Paixões, AMOR e alegria. A REALIDADE é que eu amo mesmo a sério, ao ponto de ser capaz de tudo.
Um dia eu LI"TRUE LOVE doesn´t have a heppy ending, because true LOVE never ends. Letting go is one way of saying I LOVE YOU".
Bem já aprendi o suficiente até hoje para entender esta frase e concordar com a mesma...........
PROMETO nunca desistir dos meus objectivos, nunca, tal como quando era pequena e tentei coser um pano de uma ponta à outra, em que já tinha os dedos todos picados da agulha e mesmo assim cheguei ao FIM e senti-me orgulhosa.
.......Quero chegar a velhinha, muito velhinha e sorrir, porque apesar de tudo pelo que passei, nunca desisti e fui feliz.
«PÉROLA BRILHANTE»

É um turbilhão de emoções, de sentimentos, de pressões, de responsabilidades, porque afinal, dois anos e somos adultos. Qualquer passo em falso apontam-nos os dedos. Faz parte.......a FASE dos SONHOS, das indecisões, das dúvidas, do «qual o meu caminho?». A fase inconsciente dos jovens. admito que se queixam de tudo, dos PAIS, da ESCOLA.. E o tempo vai passando. Quero crescer, aprender a voar. Não ter medo do futuro. Aproveitar a LIBERDADE, a JUVENTUDE, a ENERGIA, tudo o que os 16 anos nos dão de melhor.
(AVE VOADORA)

 
I Am a girl.
I WRITE small.
I SAY I´M fine When I´m dying inside.
I spend hours in front of mirror.
I listen to songs that reflect my life.
I take pictures and  I LOVE photography.
I wear torn SNEAKERS.
I make the same wish on every 11;11.
I take forever to get ready in the morning.
I dream of being happy.
I sing and nobody KNOWS.
I pull all-nighters for to reason.
I have multiple insegurities.
I fear no one will ever LOVE Me.
I cry over stupid things.
I stay up late and sleep in the next day.
I hug people all the time
I want to be pretty.
I play the guitar.
I run away.
I am afraid.
I like to feel chill.
I can´t wear What I want.
I never say all I have to say.
I pretend everything is ok.
I fail all the time.
I disappear to cry.
I fake smiles.
I look terrible in pictures.
I pretend I don´t care what the others say.
I disappoint people.
I am terrified of being judged.
I quit when everybody else's still fighting.
I never showed this to anybody.
I am different.
I am Me.


( ESTRELA do MAR)
  
Nessa altura (8 anos) lembro-me que tinha imensos sonhos a concretizar, queria ser ou pastor da Serra da Estrela ou Piloto de F1. A decisão não estava fácil mas com o passar do tempo fui-me virando para a imensidão de cores e "coisas" a que se apelida de ARTE! 
Passaram 8 anos. 8 longos anos até aos meus 16 actuais. Foram uns anos bem passados, descobri algumas capacidades que não sabia que existiam e desenvolvi outras. Durante estes anos também ligava muito ao SKATE e tudo o que envolvesse este fabuloso objecto. 
Só sei que quero acabar o meu curso e seguir o meu sonho (agora definido) de tirar ARQUITECTURA e quem sabe um dia vir a trabalhar num IKEA...passar o tempo a desenhar objectos do quotidiano expressando neles algo de mim.Com este grande e doloroso sonho pela frente espero não perder tempo em momentos desnecessários e lutas fúteis.
(AZEVINHO da SERRA)





VESTIR 2012
Uma alegoria de amor...

Free Image Hosting



A Loucura resolveu convidar os amigos para tomar um café em sua casa.
Todos os convidados foram. Após tomarem café a Loucura propôs: 


- Vamos brincar de esconde-esconde? 


Todos aceitaram, menos o Medo e a Preguiça.
- 1, 2, 3, ... - a Loucura começou a contar.
A Pressa se escondeu primeiro, em um lugar qualquer.
A Timidez, tímida como sempre, escondeu-se na copa de uma árvore.
A Alegria correu para o meio do jardim.
Já a Tristeza começou a chorar, pois não achava um local apropriado para se esconder.


A Inveja acompanhou o Triunfo e se escondeu perto dele, debaixo de uma pedra.




O Desespero ficou desesperado ao ver que a Loucura já estava no noventa e nove ...
- Cem, gritou a Loucura. Vou começar a procurar.
A primeira a aparecer foi a Curiosidade, já que não agüentava mais.
Ao olhar para o lado, a Loucura viu a Dúvida em cima de uma cerca sem saber em qual dos lados iria se esconder.
E assim foram aparecendo a A
legria, a Tristeza, a Timidez...
Quando estavam todos reunidos, a Curiosidade perguntou: - 


Onde está o Amor?

Image Hosting



Ninguém o tinha visto.
A Loucura começou a procurá-lo. Procurou em cima da montanha, nos rios, debaixo das pedras e nada do Amor aparecer.
Procurando por todos os lados a Loucura viu uma roseira, pegou um pauzinho e começou a vasculhar entre os galhos, quando de repente ouviu um grito.
Era o Amor, que havia furado o olho com espinho. A Loucura não sabia o que fazer. Pediu desculpas, implorou pelo perdão do Amor e até prometeu segui-lo para sempre.
 

O Amor aceitou as desculpas. 

Desde então, o Amor é cego e a Loucura sempre
o acompanha...

Amanhecer

RENASCER

VIVER

Susana Felix

A vida tem destas voltas estranhas
que te confundem nas suas manhas
faz-te tantas vezes perder o norte e a razão
e crava as garras no teu coração

não pede desculpa não pára pra ver
confunde os teus sonhos até te perder
faz-te tantas vezes sentir o dono do mundo
e de repente deixa-te só

a vida tem destas voltas estranhas
onde te prendes e te emaranhas
faz-te tantas vezes rodar como um pião
e crava as garras no teu coração

mas depois para te consolar
dá-te o céu
e as estrelas o calor e o mar

faz-te sonhar
e faz-te morrer
mas deixa-te sempre mais uma vez
sarar as feridas e amanhecer

a vida tem destas voltas estranhas
que te confundem nas suas manhas
faz-te tantas vezes perder o norte e a razão
e crava as garras no teu coração

não pede desculpa não pára pra ver
confunde os teus sonhos até te perder
faz-te tantas vezes sentir o dono do mundo
e de repente deixa-te só

mas depois pra te consolar
dá-te o céu
e as estrelas o calor e o mar

faz-te sonhar
e faz-te morrer
mas deixa-te sempre mais uma vez
sarar as feridas e amanhecer

lamber lágrimas, sarar as feridas
e amanhecer.
...DÁ-TE o CÉU e as ESTRELAS O CALOR e o MAR

-Hey YOU, SURVIVE!!!!! 



HEI..TU!!! VIVE!!!
2012...nos LIMITES,,,,,do Bom-senso.




DO MUNDO REAL para o do OBJECTO 



ARTÍSTICO

Nas KALMAS MALTA...



"EXPRESSAR não é COPIAR",
mas, sim REPRESENTAR com a ALMA e uma força sem limites de suplantar OBSTÁCULOS.

11ºANO
ARTES VISUAIS 

Carta aberta aos meus NOVOS ALUNOS de Artes Visuais
e em resposta às preocupações da RITA da nova TURMA.
 Bem, QUERIDOS e NOVOS alunos, algo, que terão que enfrentar nos longos e MARAVILHOSOS meses que temos para GASTAR,« e como eu GOSTO de TER um LONGO ano para GASTAR... », é a LIBERDADE do  SER e do Poder-passo a explicar:- Neste MUNDO da ARTE e também em referência à frase CHAVE do ano, (Não estou aqui para vos ensinar a DESENHAR mas sim para vos ensinar a PENSAR). Então o sentimento que vos transmiti só tem uma interpretação, e essa é a VERDADEIRA que vós já sabeis. Um "ERRO" nos juntou e nada nos poderá separar; atenção estas duas turmas foram por momentos no início do processo há 1 ano, uma só turma. As exigências e também o elevado número de alunos inscritos em ARTES, criou a necessidade de seguirem caminhos paralelos mas em TURMAS diferentes.
Ninguém estava à espera este ano de tamanha surpresa e daí a minha reflexão e por esse motivo vos transmiti o meu estado de ESPÍRITO. Naturalmente agora são os meus ALUNOS, aqueles alunos que ainda não conheço, mas que irei "MODELAR" com o melhor de mim. HOJE sois já a minha TURMA-ao entrarem na catedral transformaram-se para o melhor e para o menos bom na "TRIBO" INDIAN ESPADANAL.
Para concluir estamos no ponto de partida para um trabalho exigente e cheio de SURPRESAS para todos. TODOS irão aprender que o Espírito de GRUPO, a HUMILDADE, o Espírito de sacrifício, a tristeza e a impotência por vezes para continuar...assim como o DESLUMBRAMENTO, a LIBERDADE e a HONESTIDADE...são o MOTOR existencial do PROCESSO ARTÍSTICO assim como da VIDA.
Talvez seja contra as normas , ser transparente no que estou a viver actualmente, já tenho saudades dos vossos colegas que ficaram no outro lado do "RIO". Chama-se a isto PARTILHA da VERDADE, algo que terão que se habituar a praticar neste ESPAÇO. O MEU CORAÇÃO é enorme, tanto espaço para tanta GENTE e vós tereis e TÊM já um pedaço desse bater cadenciado que é a minha ALEGRIA de RESPIRAR 23A.
BEM-VINDOS TODOS ao MUNDO onde a ALMA nos orienta a força de VIVER.





.Representações
Desenho Analítico
.Estruturas e construção de formas
.Sistemas de REPRESENTAÇÃO Rigorosa
(Axonometrias)
Perspectiva Linear ou cónica
.Esboços à mão Levantada.
.Estudo de contextos e ambientes
.Paisagem Natural e Urbana




...os PLANOS e a distância;A COR$$$$...Formas e Texturas no tratamento das superfícies e a sua relação com a distância.
;
;
;
...ILUSTRAÇÃO- Os grandes nomes da ilustração Mundial como estrutura para o TRABALHO do DIÁRIO

DIÁRIO

ILUSTRAÇÃO KRIATIVA dos POEMAS de CATARINA

A HISTÓRIA da ARTE como elemento de
"PARTIDA" e referência para a PROCURA dos SÍMBOLOS.
Técnicas de AGUADA...FIBRALO, Grafite "aguarelável" e tinta da china.
Técnicas de Pintura Tinta a óleo e pastel de Óleo.
Suportes e normalização
Escalas de redução e AMPLIAÇÃO.

Materiais
Todos os do ano anterior
+
.Régua COBRA
.Canetas Fibralo
.Pastel de óleo
.tinta a óleo (Comprar em Grupo)
. Água raz (comprar em Grupo)
.Quadro em vidro com 3 planos(...a definir  na aula)
.Bloco A3 Azul
.Barra de grafite
.Esfuminho
. 6 Folhas para pastel A2, mais baratas.
.2 folhas aguarela A2.
Importante:-O (Formato e Modelo) diário será de livre escolha.
Avaliação-Os tempos de avaliação serão como os do ano anterior, DIÁRIO semanalmente, nas calmas e uma avaliação em Novembro para os trabalhos de aula assim como a avaliação final.

OBJECTIVOS:-PRETENDE-SE AUTONOMIA, LIBERDADE, CRIATIVIDADE, RIGOR, ATITUDE COMBATIVA, RESPEITO pelas NORMAS e PESSOAS, FELICIDADE, AUTENTICIDADE, Espírito de GRUPO e IGUALDADE.

....e PROCURA de uma EXPRESSÃO INDIVIDUAL inovadora e livre de influências "negativas" e inexpressivas. 


12ºAno ARTES VISUAIS



AUTONOMIAS 3 


Autonomia em Educação

Em educação, o termo autonomia está ligado à condição do aprendente de organizar seus próprios estudos, buscando fontes de informação e conhecimento, e construindo um saber ligado aos seus próprios objetivos. Em educação à distância, o termo autonomia é usado para evidenciar a independência do aluno em relação aos professores. Há uma liberdade na escolha dos caminhos e alvos da educação, o que significa também uma responsabilidade maior por parte do aprendiz.
(fonte:WIKIPÉDIA)

A FIGURA HUMANA

(2)Michelangelo, “Nu, sentado”



O ROSTO, o CORPO e a essência das emoções expressas na FORMA "REAL" e "OBJECTIVAMENTE" no PROJECTO FINAL, individualmente KRIATIVO.
-
Grandes Formatos e técnicas MISTAS
-
O ERRO e a construção do "KRIATIVO"-
Projecto AUTÓNOMO de PINTURA ( ...a falar nas aulas)
-
Diário
Ilustração dos Poemas e pensamentos de CATARINA.
...Autonomia de suportes e Materiais.
-
APRENDER com quem SABE!
ABORDAGEM até à "exaustão" e exploração gráfica com a introdução dos processos síntese da obra de ILUSTRAÇÃO de 8 ilustradores das novas gerações.
 
Um ARTISTA por Semana


 1
A ESTRUTURA do CORPO
e a sua influência no MOVIMENTO e na forma


 2
A ABORDAGEM individual e KRIATIVA


OBJECTIVIDADES FINAIS
O ROSTO



O CORPO



e a ALMA




-Trabalho final 
3 FOTOS para "n" REPRESENTAÇÕES-Os alunos no (...meados) do 2º Período já estarão preparados para a abordagem da imagem REAL, REPRESENTARÃO dessa forma uma "objectividade" EXPRESSIVA e (K)...RIATIVA, como oposição à CÓPIA ou à HABILIDADE de REPRESENTAÇÃO .
-
FORMATOS
A2 e A3
-
Testes práticos em todos os períodos
-
AVALIAÇÃO
.Novembro (QUALITATIVA)
.Dezembro, final (QUANTITATIVA)


Materiais:
.Todos os do ano anterior
.Pastéis de óleo
.Canetas Fibralo
.Bloco A2 de Cavalinho
.Bloco A3
Outros suportes
. Acrílicos e suporte para projecto autónomo de pintura.
.
FRASE do ANO

RESPEITO -TRABALHO e EXAME


PENSAMENTO do ANO


O TRABALHO é como ANDAR de BICICLETA. Se parares de PEDALAR vais dar um TRAMBOLHÃO, por isso pedala, pedala...TRABALHA, TRABALHA....

«O velho SÁBIO do FORTE BOYARD»




NO RECOMEÇO e olhando PLACIDAMENTE para a "LUTA de GALOS" que se tornou o ENSINO, a pergunta que FICA É:

-ONDE entram os DIREITOS... e a FELICIDADE dos ALUNOS???!

A NÍVEL caseiro 

ESAL

CACHIMBO da PAZ

PELO FUTURO
PELOS ALUNOS
PELO RESPEITO ao PRÓXIMO
PELA HARMONIA e RESPEITO à NATUREZA
PELA ESPERANÇA da VERDADE nas relações 
PELO ENTENDIMENTO
PELA bandeira do AMOR
...MAS SEMPRE pelos ALUNOS e a SUA FELICIDADE.
FUMO o ÓPIO da ESPERANÇA

 

Lá para os LADOS da CAPITAL, a LUTA CONTINUA!!!! A LUTA CONTINUA!!!!!«MARCELO pra RUA!!,,,AH não é esta» ,   pelo BOLO da desestabilizarão. AS confederações "embigodeadas" não desistem   depois de 7 ANOS de ARREMESSOS com catapultas em chamas. Esquecendo esta GENTE toda o mais importante do ENSINO:-SERVIR com EXIGÊNCIA e SABER os ALUNOS e a COMUNIDADE. E REZAR para que ainda exista dinheiro para o pagamento do MÊS.






FALTA de EDU+++CAÇÃO e POLÍTICA a MAIS

Ideias e Factos
Novo ano lectivo
Aí está a começar o novo ano lectivo. São milhares de alunos e professores que regressam à Escola para o trabalho educacional. Para mim a grande questão é que ninguém fala dos graves problemas educacionais de que padece o nosso ensino.
O Ministério da Educação anuncia o que vai poupar nesta área. Os Sindicatos falam de mais de 37 mil Professores que ficaram no desemprego e dizem que isso os põe em guerra declarada com o Ministério, marcando já acções de luta.
 No entanto verificámos que no ano lectivo passado as médias de classificações de alguns exames nacionais baixaram significativamente e nada se diz sobre estratégias para remediar esta situação.
 Continuam os problemas de disciplina e assiduidade em muitas escolas, mas o regulamento escolar continua a marcar passo, e a deixar passar demasiadas coisas.
 PENSO que CONTINUAMOS a GASTAR MUITAS ENERGIAS com a AVALIAÇÃO dos PROFESSORES, em detrimento da atenção que eles devem dar ao ensino.
 Talvez estejamos demasiado preocupados com a correcção de contas; o problema é que  não está provado, se é essa correcção que permite o crescimento e desenvolvimento, ou se o crescimento e desenvolvimento permitirá essa correcção.
«In Jornal A RECONQUISTA, 8 de Setembro de 2011»

Pinto da Costa não quer políticos na FPF

01 AGO 11 às 23:50


O presidente do FC Porto entende como «lamentável ingerência do Governo no futebol» se Hermínio Loureiro for eleito para a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). 
«Os políticos já deram provas suficientes na política para eu não os querer no futebol», disse Pinto da Costa, em entrevista no Porto Canal, numa referência às candidaturas para eleições da Federação Portuguesa do Futebol que se realizam a 10 de Dezembro.
...A SEGUIR TAMBÉM no ENSINO, TALVEZ?!


?????? TODAS!
CERTEZAS nenhumas!

2 comentários: