23/10/2011

À PORTA do MEU VIZINHO

RITUAIS
OLHAR com o PENSAMENTO
Escala1/2-COR OBJECTIVA e KRIATIVIDADE de FUNDO...HAM!11º





 14 de Novembro



10 de NOVEMBRO
SALA da NORA
e na 23 A com os ARTISTAS da DANÇA da CHUVA AUUUUUUUUUUU!!!!



A "BUCHA para CONTINUAR"



Nova BUCHA com o BOLO de FORMIGAS da RENATA






BALBINA MENDES e a OFERTA (K) ULTURAL da CIDADE para sairmos da casca.


AFECTOS!!!

...TÃO simples como um ABRAÇO.


O CAIR do PANO


O MOMENTO do CHEGAR  ao FIM!

Chegou o momento de encerrar mais esta ETAPA...
  O EVENTO CULTURAL chegou ao seu termo. É HORA de fazer o BALANÇO enveredando por
 um  CAMINHO COLORIDO. A FELICIDADE nunca permanece uma CONSTANTE e o entusiasmo do primeiro FLASH desvanece-se com o passar dos dias
Em CONCLUSÃO, e sem querer pintar este "QUADRO de CINZENTO", o PROJECTO de "IR"
para a comunidade com o ACONTECIMENTO fortuito e espontâneo, foi POSITIVO
...como positivas foram todas as sensações vividas desde o primeiro momento que se desencadeou
  esta AVENTURA no longínquo Mês de FEVEREIRO, até este momento que "caiu o PANO".
Arrastei com esse meu ENTUSIASMO outras PESSOAS que
atentamente me ouviram e acederam a fazer o "KAMINHO" a meu lado.

Cedo se habitou a minha mente, nesta e em múltiplas "AVENTURAS" que
me envolvi de há três décadas a esta parte... à necessidade de estruturar
SONHOS e fazer "HISTÓRIA" na VIDA dos Jovens ALUNOS "EGO!", O MEU EGO esteve sempre num plano mais recuado.
  Se eles ficassem FELIZES eu estaria da mesma
FORMA, FELIZ. Esta mostra não foi um simples PROJECTO de ESCOLA em que as verbas
  envolvidas seriam diminutas. Também ninguém, até HOJE, dos intervenientes me falou em custos
ou possíveis perdas.Mas, fazendo as contas por "ALTO, esta "BRINCADEIRA CULTURAL"
  ficou em alguns milhares de Euros e arrastou consigo muitas pessoas...um ESPAÇO de EXPOSIÇÃO aberto diariamente (EXCEPTO às segundas feiras). Talvez 500 visitantes será um bom número para uma cidade em que a OFERTA CULTURAL nem sempre é recompensada pela PROCURA.






Esta ESCOLA de AFECTOS tornou-se nos últimos ANOS um
VERDADEIRO PESADELO num PAÍS que se desmorona pedra sobre pedra... onde todos "RALHAM" e ninguém tem razão. Naturalmente, e com tanta repetição, tem feito
"MOSSA" e, por mais energias armazenadas que qualquer boa vontade
tenha, chega o momento de partir com as IDEIAS "para outros HORIZONTES impregnados de SILÊNCIO e PAZ .



ALBERTO LADEIRA
Fotógrafo
ARTISTA
HUMANISTA


Cristina Granada-Alberto Ladeira-Álvaro Espadanal

Alberto Ladeira, um SER HUMANO EXTRAORDINÁRIO. Todas as relações que
tinha partilhado com este SENHOR foram de natureza comercial, iniciaram-se há cerca
de 20 anos  na sua loja do Centro Comercial de S.TIAGO. Foi
nesse local e agora na Rua de S. Tiago, que mantive até hoje uma relação CORDIAL com a FOTO-DISCO. Este projecto foi impulsionado por uma dessas visitas de TRABALHO e teve
continuidade na sua sugestão de se poder efectuar uma EXPOSIÇÃO.
As horas de ESTÚDIO foram uma experiência arrasadora de BOM GOSTO, PROFISSIONALISMO e de CRIATIVIDADE, os RESULTADOS ÚNICOS na minha longa VIDA de CONVÍVIO com estas coisas da ESTÉTICA e de intervenção CRIATIVA.
Viajava algures a muitos km de castelo Branco, naquele princípio
de tarde na estrada para LISBOA...quando as suas últimas palavras me
começaram a "MARTELAR na mente" e a FELICIDADE me envolveu e instalou-se
no meu ROSTO, sinal que algo de bom tinha acontecido... estava muito longe de QUANTIFICAR os GASTOS que um TRABALHO desta natureza poderia ter, nem as horas de ESTÚDIO nos foram exigidas para pagarmos o que está consignado na sua tabela de PREÇOS.
Certezas só uma:- AQUELAS horas da MANHÃ
tinham sido momentos por excelência, únicos na minha VIDA
. Pensei EU... que TAMBÉM na vida de todos os JOVENS que participaram. Esse entusiasmo foi  direccionado numa "BANDEJA" para os RESPEITÁVEIS dirigentes da CULTURA da CIDADE.
O TEMA era rico de sensações e todos ficámos motivados para o ACONTECIMENTO
  que só poderia ter lugar muitos meses depois  na SALA da NORA.
  A grande SALA onde se EXPÕE CULTURA na CIDADE.
Não é FÁCIL "DOMAR aquele CAVALO SELVAGEM" como costumo chamar ao LOCAL.
 

É um ESPAÇO "FEROZ", AVASSALADOR e que já está "HABITADO" por
uma ESCULTURA NATURAL: -A sua NORA !...Que faz a vida "NEGRA" a qualquer mostra que ali aconteça.


São noites de reflexão e preocupação antes de uma INSTALAÇÃO  . Mais uma vez aconteceu
 (...a terceira vez) e mais uma vez cerrei os punhos no final e articulei a palavra
SAGRADA:-,,, BRUTALLL! "O CAVALO foi domado novamente."
A inauguração foi das maiores que a "NORA" viu até hoje. Muitas pessoas, muitos familiares,
  muitos e muitos jovens. Talvez duzentos/as marcaram presença.
A surpresa maior estava guardada para uns dias depois quando o
Sr. Alberto MARTINS-FOTÓGRAFO HUMANISTA, grande PROFISSIONAL e agora BENFEITOR, me transmitiu a sua vontade.



"Professor , quero que todo o resultado da venda das fotografias
reverta a favor de famílias ou instituições necessitadas". Perante a minha estupefacção ainda ouvi a frase final...


"Há valores mais NOBRES Do que o Dinheiro".

 
E, foi desta forma que me senti ainda mais "PESSOA". Ter a oportunidade de PARTILHAR os momentos com uma PERSONALIDADE diferente e valiosa no meio deste MUNDO PUTREFACTO  em que estamos todos mergulhados e onde se instalou a saudade dos  bons sentimentos e da "PALAVRA de HONRA, selada por um FRATERNO aperto de mão". Reuni com a turma e transmiti a todos a verdadeira importância do momento.

Os PREÇOS das 25 FOTOGRAFIAS seriam reduzidos para metade para que todos pudessem fazer parte do projecto até ao final e participarem adquirindo a sua foto individual. Ajudando dessa forma as pessoas necessitadas às quais a verba está destinada.
Hoje dia 30-FIM de todo este PROJECTO temos 10 (...de 25) fotos vendidas, aquém das expectativas; talvez, devido aos problemas económicos que todas as FAMÍLIAS sentem actualmente...ou SIMPLESMENTE porque as pessoas já têm demasiados objectos nas suas casas. Agradeço sinceramente às FAMÍLIAS dos ALUNOS/AS que contribuíram no encerramento do evento.


FAMILIARES de:

Margarida Guerra
Henrique Candeias 
Vanessa
Ana Catarina
Maria Monteiro
António
Helena






O VALOR (TOTAL) conseguido foi de 590 Eur.


Agradecimentos na despedida ao Sr. ALBERTO LADEIRA, ao qual fico com uma "DÍVIDA" que nunca poderei pagar. À Vereadora Cristina Granada e ao Carlos Semedo aquele a que chamo o HOMEM da (K)ultura. De uma forma indirecta ao Presidente Joaquim Morão e a todos os alunos e FAMÍLIAS envolvidos na ACTIVIDADE.

GANDALF-mago da TERRA MÉDIA
Senhor dos ANÉIS- "o filme"

ÉS como todos os que VIVEM eras conturbadas, mas não lhes cabe a DECISÃO.
Apenas nos CABE a nós decidir o que FAZER do TEMPO que nos é CONCEDIDO.

FIM

...CARGALEIRO, FUI AJUDADO a PENSAR.


E a IMPORTÂNCIA de "TER um MUSEU só para NÓS".
 



Ou antes de TUDO o DESASSOSSEGO da REINVENÇÃO.


Embora os meus olhos sejam
os mais pequenos do mundo
o que importa é que eles vejam
o que os homens são no fundo.

Não é só na grande terra
que os poetas cantam bem:
os rouxinóis são da serra
e cantam como ninguém

Ser artista é ser alguém!
Que bonito é ser artista…
Ver as coisas mais al
ém

do que alcança a nossa vista!


                        António Aleixo
Em TEMPOS, e pelos TEMPOS, os ARTISTA (+ uns do que outros) procuraram
KAMINHOS, revoltaram-se (+ uns do que outros), acomodaram-se ou
simplesmente REPRODUZIRAM. Foi quase sempre assim, pela HISTÓRIA, o
percurso dos criadores . PROCURAR um TEMA ou um "MODO" também
seria só para alguns. Muitos outros, DESLUMBRADOS com a PROCURA dos
seus FEITOS, "sedentarizaram-se" e ficaram satisfeitos com as suas
REPRODUÇÕES e REPETIÇÕES.
É  ainda HOJE um DRAMA quando olhamos para um SUPORTE em BRANCO e
procuramos a primeira "MANCHA"...e toca a MÚSICA.
 É EXACTAMENTE sobre a QUESTÃO da REINVENÇÃO DESASSOSSEGADA que estou
a começar este ARTIGO, hoje. Alio à insatisfação do ARTISTA, perante a
FUTILIDADE da EXISTÊNCIA enquanto REPETIÇÃO, a outro DRAMA que é ser
PROFESSOR!  E aqui não se está perante uma TELA em Branco mas somos
confrontados com uma PLATEIA que, bem lá no fundo, queremos que
"ESTEJA pura de mente" para irmos descobrindo coisas JUNTOS.
Este TEXTO aparece pela NECESSIDADE de preencher um "VAZIO" numa AULA
SOLITÁRIA das SEXTAS-Feiras de Manhã. O Desespero do LOCAL, este distante
da 23A território por EXCELÊNCIA, e em RUPTURA com uma SALA vazia,
FRIA, despida de todos os SÍMBOLOS pela força das CIRCUNSTÂNCIAS que
geralmente nos obrigam a REPENSAR o MODO de ESTAR "AQUI". Encontrámos
com a necessidade de nos reinventarmos, as SEXTAS no CARGALEIRO.
E aqui ESTAMOS, de ALMA e CORAÇÃO, procurando estabelecer METAS,
ESTRATÉGIAS e de OLHO ABERTO pensarmos com o CÉREBRO.
Como PINTAR a TELA em BRANCO?!
Que LINHA TEMÁTICA?
E ESTABELECER a "OBRIGATORIEDADE" em REINVENTAR!
Precisamos na VERDADE de continuar a SORRIR e a DESCOBRIR!

A "Kausa das KOISAS" e a PROCURA do RUMO.







Relembro aqui uma HISTÓRIA de outros TEMPOS e RENOVO com tal gesto o
APREÇO à MEMÓRIA do ESCULTOR-PROFESSOR Lagoa HENRIQUES, um COMUNICADOR
CONVINCENTE.


Agora vamos à pequena história contada pelo Mestre Lagoa:

                              ...AUTORIDADE e SABEDORIA.

 PROCURANDO a LUZ
 
  Os frades de um mosteiro acordaram pintar as paredes do seu refeitório. Procuraram um pintor e encarregaram-no dos frescos. Veio o pintor, encostou uma escada à parede, abriu a caixa das tintas, pôs os pincéis em ordem e, quando tudo estava preparado, foi-se embora dizendo: - até amanhã. No dia seguinte não apareceu, nem tão- pouco em toda aquela semana; nem passado um mês. No entanto tudo estava preparado para que ele começasse a pintar o mural no refeitório.
  Passados uns meses, um frade, ao regressar do seu passeio, contou aos seus companheiros que tinha visto na feira o pintor, rodeado de uma multidão de curiosos e feirantes. E pareceu-lhe que o pintor tinha esquecido para sempre as paredes do refeitório.



Passados três meses, outro frade encontrou-o no campo, sentado numa pedra, mas não quis dar-se a conhecer, não fosse ele julgar que era para recordar-lhe as pinturas

Passados quatro meses, viram-no em plena noite à luz do luar, Outra vez num dia de sol, encontraram-no muito longe do mosteiro, por entre as árvores de uma estrada.
. Outro frade, no seu peregrinar, tinha-o visto à beira-mar, com as mãos nos bolsos, sem lápis nem papel, nem aparência de quem toma notas ou apontamentos.

Na praia ninguém diria que era um pintor. Passado um ano, os frades, tornaram a ver o pintor no mosteiro. Aproximou-se da escada, das tintas e dos pincéis como se os tivesse deixado na véspera. E começou a pintar as paredes do refeitório. Enquanto pintava não falava com ninguém. E os frades começaram a ver que ele ia reproduzindo os lugares onde cada um deles o tinha visto. A feira, o mar, a noite, a lua, as pessoas, o campo, as árvores, o sol, tudo nascia nas paredes do refeitório pela arte do pintor que durante um ano andou procurando assunto para as suas cores.


  Grande foi este PINTOR e bons os FRADES, que não lhe pediram o assunto, mas somente a PINTURA. Estes bons frades andaram neste caso como sábios, não tirando a escada,nem as tintas, nem os pincéis donde o pintor os tinha deixado, e apesar dele não ter voltado durante todo o ano. Mas ele voltou. Voltou passado um ano. O ano simbólico desta história antiga.


Mas não esqueçam, o pintor andou um ano a ver! Esta é a ordem dos factos e só falaremos precisamente do que aconteceu ao pintor durante este ano, pois que em verdade a pintura que ficou nas paredes do refeitório não é o que mais interessa agora.
  Os Frades encarregaram-no dos frescos porque sabiam que ele era PINTOR. Mas, na realidade, só depois de passado um ano, o ano simbólico, o pintor foi pintor, porque, além das tintas e pincéis, ele tinha também o que é principal na pintura, na ARTE, na ciência e em toda e qualquer posição social do homem: A AUTORIDADE PESSOAL.
  Nada há mais moral nem de mais valentia que a autoridade pessoal.

Giotto não viu nunca outros pintores, não soube o que se tinha feito antes dele na pintura, não recebeu lições de arte de pintar e, ao contrário, como acontece na referida história, só viu a paisagem, as pessoas, a natureza, e sobretudo o que tinha dentro dos seus olhos. Desconhecendo toda a ciência e sabedoria da Arte, GIOTTO foi o iniciador da ARTE NATURALISTA, representativa da Arte EUROPEIA, Ocidental.

...à "chegada" dedico esta reflexão e síntese de fontes temáticas sobre o acto da criação aos meus ALUNOS, ao MESTRE ANJOS TEIXEIRA e ao MESTRE LAGOA HENRIQUES.
OBRIGADO 
Semana
RENASCIMENTO!!

# O TEMPO da LUZ depois do OBSCURANTISMO MEDIEVAL

Podemos dizer que a curiosidade foi a maior aliada do renascimento.
O homem buscava por conhecimento!
 1-Comenta a FRASE  # em 8 LINHAS.
2-COMENTA:-ANTROPOCENTRISMO
-HUMANISMO
      -RACIONALISMO
                -EXPERIMENTALISMO
-HEDONISMO
-OPTIMISMO
3-Qual foi o processo de "construção-REPRESENTAÇÃO" que revolucionou as ARTES no RENASCIMENTO? 


POESIA

De asas abertas...


Junto dos galhos cortados

Vejo muita agitação

Voam pássaros apressados

Cantando uma linda canção



Ecoam vozes da cordilheira

E no céu brilha o sol dourado

Ouve-se gente a trabalhar na eira

E o som da foice e do arado



Abelhas, são aos milhares

Poisando de flor em flor

Vêem-se borboletas pelos ares

Espalhando por todo o lado, cor



Voltando a um pessegueiro

Vejo um ninho abandonado

Apenas com um passageiro

Um pintassilgo envergonhado



Parece que foi o único

Que não aprendeu a voar

Abria e fechava o bico

Mas nem sabia cantar!



E foi nesse mesmo instante

Que lhe dei uma lição

Na vida o mais importante

É ouvir o coração



O pintassilgo corou

Esforçou-se e cantou para mim

Abriu as asas, voou

Pelo céu azul, sem fim





METODOLOGIA de TRABALHO PRÁTICO

ESBOÇOS ou ARTE FINAL?!
Muito se tem debatido e AFIRMADO que os ESBOÇOS de qualquer ARTISTA são a REPRESENTAÇÃO da GENIALIDADE..a OBRA!!


A- RE+CONSTRÓI, REPRESENTA+APRENDE com a PUREZA da GRANDEZA de LEONARDO.
ocupa as 2 páginas do DIÁRIO com esboços (DESCONTRAÍDOS) tendo como MODELOS as 5 OBRAS.
B-Seguindo sempre a expressão acentuada das OBRAS. Modelação através da dinâmica LINEAR.
C-Poderás!!!DEVERÁS!! "TRANSFORMAR", através de REPETIÇÕES, FRAGMENTAÇÕES, AMPLIAÇÕES ou DEFORMAÇÕES o modelo.

D - Depois de todo o CAMPO VISUAL;;;(TODO!!), OCUPADO e "MASSACRADO" por tanta DINÂMICA- APLICA o "GOLPE FINAL:- Ao CENTRO e em CADA um DOS lados em 2 RECTÂNGULOS de 15x8cm-Faz uma COMPOSIÇÃO CUIDADA OBJECTIVA de 2 FRAGMENTOS DA COMPOSIÇÃO realizada. O DA PÁGINA esquerda é em NIVELAMENTO e ILUSTRA TB a POESIA- O da Página direita é em ACENTUAÇÃO tendo a mancha como factor dominante.
ATENÇÃO: LER toda esta "RATOEIRA" com atenção antes de fazer PERGUNTAS...

MATERIAIS:-Tinta da CHINA preta e canetas com APARO para a composição ESBOÇOS-  Canetas FIBRALO PURO para o RECTÂNGULO lado Esquerdo. Fibralo AGUARELADO para a COMPOSIÇÃO direita.


 Bem Pessoal estamos a melhorar. Mas atenção às QUESTÕES para responder é para levar a sério. 

E-Atenção o RECTÂNGULO 15x8, tem que CORRESPONDER em proporção ao PORMENOR-OUTRA RATOEIRA tipo exercício de Geometria DESCRITIVA- A
Avaliação-deste DIÁRIO 21 de NOVEMBRO///QUER-se QUALIDADE!!!!
ARTE é uma KOISA MENTAL...PESSOALIII!!!! 

12º Artes-ILUSTRAÇÃO da (DESTA) POESIA para AVALIAÇÃO de NOVEMBRO

11ºD 

ROMA
ILUSTRAÇÃO de MUNDO MINTO


Estas coisas São (RAZOAVELMENTE)BOAS. CONTINUEM a EMPENHAR-SE e chegaremos
ao
"CÉU".

EGIPTO



 O MUNDO dos SÍMBOLOS
e
A ARTE no seu MÁXIMO ESPLENDOR


Atenção PESSOAL do 11º(D) 1
a- Criar este trabalho em ANEXO entre a Arte Grega e ROMANA.
b-Não há POESIA para Ilustrar.
c-Só poderão utilizar cores complementares e tons neutros.

Metodologia Expressiva e (K)RIATIVA.



...Criar uma COMPOSIÇÃO em MOVIMENTO (RITMO), com os seguintes DEUSES EGÍPCIOS:

-OSIRIS-ISIS-ANÚBIS-HORUS-HÁTHOR-MAAT-NEFTIS-PTAH e RÁ.

e-O Ritmo ALTERNADO deverá ser expresso pela "não uniformidade" na representação das imagens.
f-Poderás repetir imagens para tornares a imagem mais complexa 
g-As IMAGENS deverão ser organizadas como a obra apresentada na aula-"Nu descendo a escada"e são opacas.

h-Questões a responder 
1-Características da Arte Egípcia.
2-O que era a LEI da Frontalidade?
3-Na representação PICTÓRICA as personagens eram todas representadas com as mesmas dimensões. Explica se sim ou não e porquê? 



Entregar para AVALIAÇÃO- 7 de NOV

TEMPOS de TROVADORES

Vitrais-ILUMINURAS e CATEDRAIS

IDADE MÉDIA 

 
Religião. Desde a queda de Roma até o Renascimento.
A ênfase se destacou do aqui e agora para o além e sobrenatural. O corpo belo passou a ser o corpo corrupto. O foco era cristão – salvação e vida eterna. Não havia mais interesse em representar realisticamente o mundo e os nus foram proibidos. O Cristianismo triunfou sob o paganismo e barbarismo.


Questões Importantes a RESPONDER:
1-Quando se iniciou o PERÍODO denominado IDADE Média.
2-Qual a diferença entre a ARQUITECTURA  ROMÂNICA e as catedrais.3-O que eram as ILUMINURAS?

Metodologia e COMPOSIÇÃO

Catarina-POESIA

A Noite


Invades a minha casa
Desces até ao meu mundo
Noite tu és a farsa
Estrelas são o teu fundo

Tu encantas-me!
Tu iludes-me!
Tu pasmas-me com a tua magia
Tu o escuro com a lua
Parece só fantasia!


Cedo-te um espaço no meu sonho
Tu ocupa-lo como queres
Eu por ti no fogo ponho
A mão, noite, pois das mulheres
Das amigas, das confidentes
A mais sincera tu és
Tu e as tuas estrelas cadentes
Ai! Me rendo a teus pés!

Cria Uma COMPOSIÇÃO CRIATIVA tendo como SIMBOLOGIA de REFERENCIA 
a TÉCNICA EXPRESSIVA do VITRAL, poderás ou não UTILIZAR as imagens ESCOLHIDAS.
Deverás completar a composição com um CENÁRIO de FUNDO onde a NOITE terá um SIGNIFICADO PRIMORDIAL.
Utiliza TONS NEUTROS, uma cor QUENTE e UMA COR FRIA.
Avaliação-7 de Novembro
Simplificação por NIVELAMENTO

12º ARTES VISUAIS
ILUSTRAÇÃO do POEMA a NOITE


11º D de 1!

SEXTAS no CARGALEIRO

DESCONSTRUÇÃO!POIS ENTÃO!!!





Trabalho de RENATA-2010
Desconstrução-construção

PROJECTO-À PORTA do MEU VIZINHO CARGALEIRO 

Não SERÁ necessário estarmos de ACORDO!

A Desconstrução da Arte e Desconstrução do Homem / J.Nunez
(Uma VISÃO Conservadora mas respeitável)

Um louco no hospício afirmando que ele é Napoleão, não o faz um Napoleão, essa insistência em afirmar que  é Napoleão, apenas nos dá mais razão para que o olhamos como um louco que afirma se Napoleão. 

Um urinol não é arte só porque Marcel Duchamp afirmou que tudo é arte se a considerarmos arte. Quando consideramos que um urinol é arte passamos a descaracterizar e a desconfigurar a arte. Essa desconstrução da arte através de teoria que contextualiza objecto, desclassifica e descaracteriza com malabarismos teóricos absurdos, é de fato um destruição de tudo que está estabelecido, ignorando os milhões de anos que a humanidade precisou para atingir o grau de evolução de conhecimento que vemos nos grande Mestres da arte.

Considerar um urinol obra de arte é fazer se de louco, compara-lo a Mona lisa então, é o cúmulo da estupidez teórica.

Os malabarismos teóricos não fazem de um urinol arte, se assim fosse podia tornar a mosca uma vaca, e comer a mosca e não a vaca.

A arte de Duchamp é fruto da incapacidade de produzir arte, da ira, da inveja e da cobiça das virtudes e dons dos grandes Mestres da Arte. Pior que o urinol é o bigode que Duchamp colocou na Mona lisa. 

Muito da arte moderna pode ser considerada arte subjectiva porque não possui propósitos elevados, às vezes não possui propósito algum, não possuem a consciência da alma, a clareza psicológica, a filosofia, a ordem, a mística, a ciência e o conhecimento dos grandes mestres clássicos.

A arte subjectiva é fruto da mente moderna iludida e identificada com a modernização.

  O avanço científico, o materialismo e a industrialização que roubou do artista moderno a alma, o coração, a consciência de si mesmo, e do homem.

O resultado dessa identificação é a desordem e o desencontro consigo mesmo que vemos reflectido na obra arte. O resultado dessa ilusão e dessa identificação com a industrialização e o consumo é a destruição do planeta e a descaracterização do homem.

A desconstrução da arte é reflexo a própria desconstrução do homem. É preciso considerar que a existência de qualquer coisa está sujeita a lei de estruturação, o que não é estruturado e não pertence a um contexto não pode ser considerado, objecto identificado.

O urinol de Duchamp não se torna obra de arte simplesmente porque esse objecto está em uma galeria de arte. O urinol de Duchamp é considerado objecto identificado porque o conhecemos como urinol com função de urinol, se não o identificássemos com objecto identificado e com essa função, não poderíamos chamá-lo de objecto identificado, e o urinol de Duchamp seria apenas um objecto com formado estranho e função não identificada, ainda assim poderiam chamá-lo de arte, apesar de não corresponder aos critérios da arte, afinal, estamos na era das teorizações.

Se não conhecêssemos o objecto urinol, ele não era nem se que objecto identificado que dirá arte, o fato de esse objecto estar contextualizado não o torna arte. Se a contextualização é capaz de transformar os objectos e suas funções, podemos estão servir nossas refeições em penicos que um dia exerceram a função de penicos. (Isso não é uma ideia para artistas modernos)

Nessa era de teorizações precisamos saber que essas teorizações não pode ser substituir a realidade, o bom senso, a consciência e as leis que estruturam todas as coisas, essa tentativa de justificar e dignificar tudo, além de ser obra de nossa falta de aceitação de nos mesmos, gera uma inconsciência de ser e existir nunca vista antes. Essa inconsciência vai à contra mão da função elementar da arte que é a construção do homem através de sua consciência de si mesmo.

As teorizações de nosso tempo são capazes de dignificar qualquer coisa e qualquer atitude, e essa tentativa de explicar a desconstrução da arte é mais obra de arte que a própria arte a qual a teoria se refere. A desconstrução do homem se dá através das teorias de descaracterização do homem. É preciso recordar que nos identificados como homem ou como mulher por nossas próprias características biológicas, psicológicas etc. qualquer coisa desestruturada e descaracterizada não pode ser identificada, então podemos edificá-la penas como objecto não identificado. É o que esta ocorrendo com o homem contemporâneo, está começando a ficar difícil saber psicologicamente e em casos muito raros fisicamente o que é um homem e o que é uma mulher.  A mais grave da descaracterização é a inconsciência de nós mesmos e a falta de parâmetros do que é certo e errado, parâmetros sabiamente previsto pela natureza. Quem determinou o certo ou errado? Você me pergunta a própria natureza que obedece às leis biológicas e todas as leis que estruturam todas as coisas. Se acaso nascesse uma criança com os braços na cabeça e as pernas no lugar dos braço diríamos que a criança é um monstro. Então porque estamos querendo desestruturar tudo para dignificar nossas condutas mais repugnantes e nossas incapacidades mais insuportáveis.

O urinol possui uma função, portanto, a arte tem que exercer uma função e a função da arte é despertar o homem para si mesmo, para sua própria realidade física e espiritual, a função da arte é revelar o homem a si mesmo.

A desconstrução da arte e a desconstrução do homem é produto da própria inconsciência do homem, que está sendo piorada com os conceitos que desconstroem o homem. 

A arte de Duchamp se afirmou porque não a critica não teve coragem de dizer que um urinol não é arte, isso é similar àquela historia da roupa invisível do rei que estava nu, e ninguém teve coragem de parecer ignorante. O pior é ver que ainda estamos tentando entender ou justificar nossa estupidez chamando de leigos em arte qualquer um que considera ridículo esse auto-engano.



J.Nunez 

VAMOS DESCOBRIR!

"Desconstruir a Arte!"

DESCONSTRUIR (des+construir) - Desfazer a construção de; destruir; desmontar.RE-CRIAR-FUNDIR 
Modelos-1 OBRA BIDIMENSIONAL
1 OBRA TRIDIMENSIONAL-Cerâmica
;
;
;
Processo 1-OBJECTIVIDADE (Escala de redução-Fragmentação)
2-Traçar (Fragmentar...) um PORMENOR na PINTURA  com o formato do RECTÂNGULO da sequência -(manter a mesma escala para a forma tridimensional).
3- Fazer uma "Viagem da esquerda para a direita em 6 desenhos e metamorfoseando o pormenor "PICTÓRICO" da pintura que por sua vez se vai transformando no objecto tridimensional "REVESTIDO" com os elementos da Pintura.E o CONTRÁRIO da forma TRIDIMENSIONAL (DIREITA ESQUERDA)
ATENÇÃO, este percurso será realizado com a sobreposição em parte de 2 rectângulos com as dimensões de 15x22cm.6+6RECTÂNGULOS
"PORVENTURA" o ASSUNTO está confuso de propósito para todos embarcarmos nesta viagem, à CHUVA, ao FRIO e ao SOL lá vamos procurar a porta do nosso VIZINHO CARGALEIRO e transformando o nosso mundo, com a ESPERANÇA de MELHOR.
Materiais-Lápis para começar...GRAFITE e cores.
Utensílios para desenho rigoroso e papel vegetal.
Bloco AZUL

Escola um LUGAR de AFECTOS
OUTUBRO de 2011
5 CAVALEIROS da CULTURA na ESCOLA de AFECTOS

 


  ALBERTO LADEIRA Fotógrafo
CRISTINA GRANADA MULHER (PROFESSORA) da CULTURA



 

 

SEMEDO o entusiasta
 
 
E EU ÁLVARO ESPADANAL que tive uma ideia LUMINOSA.



Esta foi uma inauguração de uma OBRA "MONUMENTAL" fruto de um dia ter "LAMBIDO um CORNETO numa AULA no longínquo MÊS de Maio de 2009.
 e Aqui entra o SUB Título desta mostra:

Alguém sabe como nasce uma ideia?


 Nasce!!! SIMPLESMENTE... depois ou se esquece ou se perde num desenrolar de outras preocupações . A VIRTUDE e o SEGREDO destas coisas "BRUTAIS" é (simplesmente) a existência do tal SENHOR chamado "ENTUSIASMO"
do qual falarei mais à FRENTE.
Hoje foi na REALIDADE um fim de tarde inesquecível para todos nós, não sei realmente se é possível FRAGMENTAR  o "BOLO" em talhadas. Não!!! este "BOLO" é mesmo para ser levado ao ALTAR dos DEUSES incólume  defendido de qualquer "DENTADA".
Mas ATENÇÃO a "COISA" funcionou porque houve um encontro de circunstâncias e PESSOAS que SONHARAM todos o MESMO SONHO. Deram as Mãos e plantaram sorrisos. Espalharam o PERFUME do AMOR por tudo quanto é sítio.
ALBERTO o ARTISTA da IMAGEM que desde o primeiro minuto agarrou a ideia, entregou o CORAÇÃO e meteu mãos ao trabalho sem olhar a meios. Sem ele nada seria possível, foi ele que quando recebeu o telefonema na longínqua 5ª feira quando fomos para a RUA procurando sensações para um dia DIFERENTE... Alberto fez marcha atrás no seu percurso para o Ladoeiro e fez magia com o seu poder CRIATIVO .

CRISTINA GRANADA que com toda a sua DISPONIBILIDADE, EMOÇÃO e entrega profunda às formas SIMPLES de EXISTIR me recebeu e teve a visão necessária para entender que o ASSUNTO era mesmo importante... esta foi a PESSOA que estruturou este fim de tarde magnífico.

Semedo da CULTURA o "OPERÁRIO" de macaco VESTIDO que resolve tudo sem FALHAR um milímetro de tudo quanto é necessário.

E o Presidente MOURÃO que não podendo ir e estar em todas, é o OMNIPOTENTE de todo o MOVIMENTO CULTURAL que INUNDA CASTELO BRANCO. No espaço de 3 dias foram inauguradas duas EXPOSIÇÕES, qual delas a mais importante para um momento que o PAÍS precisa é de PAZ e CULTURA e que todos estes movimentos CULTURAIS ajudem a esquecer  os ESCÂNDALOS que dilaceram toda a nossa existência.
Mas quem me conhece sabe que não consigo espremer-me num só "QUERER" ou pensamento, esta mensagem do BLOGUE tem como finalidade o virar de "CABEÇA" em todas as direcções. Apontar o CAMINHO da "METAMORFOSE" que todos invariavelmente sofremos.
ROTEIRO de IMAGENS da ESCOLA dos AFECTOS
 


















 Um OBRIGADO e ETERNA GRATIDÃO ao SENHOR ALBERTO LADEIRA





1 comentário:

  1. Saudades de uma exposição que resultou de um fantástico trabalho que começou pelo coração e terminou com mais coração ainda ... um abraço aos artistas ... um abraço a si professor ... eu nunca me vou esquecer da felicidade das amiga da casa de Santa Zita ... bjs
    Cristina Granada

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