18/11/2011

O SENTIDO das KOISAS



ARTES SOLIDÁRIAS
Sexta FEIRA SOLIDÁRIA.

 
Hoje encerrou-se um PROCESSO (KAMINHO) que teve o seu início no CARNAVAL passado - as ideias e as SENSAÇÕES que nos percorrem como arrepios compassados...são como as CEREJAS.
Lá vai uma, lá vão duas, 3 "POMBINHAS" a VOAR,,,uma é minha, outra é TUA, outra é de quem a apanhar!!!!! 
e assim FOI… hoje, dia 9 de DEZEMBRO, escrevemos todos mais um pedacinho da NOSSA HISTÓRIA de BOA GENTE,,GENTE com ALMA;;;GENTE que não anda aqui (...P´LO MUNDO por ver andar os OUTROS). Os JOVENS, quando são direccionados para o BEM, marcam uma PRESENÇA que só dificilmente poderá ser APAGADA.  ESTOU sempre com ELES porque dificilmente alguém me poderá separar deste estado "FEBRIL" de IGUALDADE. COMETER ERROS, aprender, ENSINAR, desistir por MOMENTOS...e IR em FRENTE todas as vezes que for necessário para, ASSIM, ABRIR novos HORIZONTES e novas "PARCERIAS"… como está muito na moda. 


Do carinho e do mimo, toda a gente sabe tudo o que há a saber — e mais um bocado. Do amor, ninguém sabe nada. Ou pensa-se que se sabe, o que é um bocado menos do que nada. O mais que se pode fazer é ... ( MIGUEL ESTEVES CARDOSO)
Upload Pictures
A ESCOLA de AFECTOS teve hoje o seu Epílogo com a ENTREGA de uma QUANTIA a uma INSTITUIÇÃO de SOLIDARIEDADE SOCIAL, denominada SANTA ZITA. Um LUGAR a que CHAMEI, quando entrei  com  os meus "IRMÃOS" desta (K)aminhada que é a VIDA, uma CASA de FAMÍLIA … cheirava a CASA de FAMÍLIA ,,,aquele ODOR muito meu FAMILIAR como nos TEMPOS ANTIGOS, um CHEIRINHO a ASSEIO e a AMOR. Fomos RECEBIDOS de BRAÇOS ABERTOS e com um SORRISO FRATERNO; FOTÓGRAFO e ARTISTA ALBERTO Ladeira - PROFESSORA CRISTINA GRANADA - Margarida GUERRA, Aluna de Artes, em REPRESENTAÇÃO dos meus antigos alunos  do ANO TRANSACTO, os quais deram origem à EXPOSIÇÃO "ESCOLA um LUGAR dos AFECTOS"
Mas afinal HÁ CRIANÇAS!!!!???
Foram-nos mostradas metodicamente as INSTALAÇÕES de uma VIVENDA pela qual passamos sem a diferenciar de outras da mesma rua, nesta azáfama que é a vida...todos os "BURAQUINHOS" … e eram muitos ,,,LIMPINHOS, reforço, !!ASSEADINHOS. QUASE todos inundados de pequenos DUENDES de OLHOS VIVOS, chamando a vida no seu OLHAR CURIOSO; metodicamente organizados nos seus AFAZERES de "SER FELIZ!". Quantas HISTÓRIAS, quantos (K) Caminhos esperam por esta GENTE tão LINDA. CRIANÇAS!!! Afinal Há CRIANÇAS com FUTURO. FOI por elas, e para ELAS, que hoje este pequeno GRUPO se Juntou para concluir um DESEJO:
ESTAR PRESENTE com o CORAÇÃO nas MÃOS e ficar (...MOS) agradecidos por fazermos uma (BOA) acção. SALIENTO que o Sr. ALBERTO foi o GRANDE MENTOR deste momento de PROFUNDA SOLIDARIEDADE.
Ficam as IMAGENS para perpetuarem o ACTO…

A Caridade Eu podia falar todas as línguas
             Dos homens e dos anjos;
Logo que não tivesse caridade,
Já não passava de um metal que tine,
             De um sino vão que soa.

Podia ter o dom da profecia,
             Saber o mais possível,
Ter fé capaz de transportar montanhas;
Logo que eu não tivesse caridade,
             Já não valia nada!

Eu podia gastar toda a fortuna
             A bem dos miseráveis,
Deixar que me arrojassem vivo às chamas;
Logo que eu não tivesse caridade,
             De nada me servia!

    A caridade é dócil, é benévola,
             Nunca foi invejosa,
    Nunca procede temerariamente,
             Nunca se ensoberbece!

    Não é ambiciosa; não trabalha
    Em seu proveito próprio; não se irrita;
             Nunca suspeita mal!

    Nunca folgou de ver uma injustiça;
             Folga com a verdade!

    Tolera tudo! Tudo crê e espera!
             Em suma tudo sofre!


João de Deus, in 'Campo de Flores'

"Os ALUNOS do ESPADANAL vão ajudar o CIJE P´LO NATAL"

(...FOI este o MOTE)

Antes de fazer uma nova VIAGEM, e foi disso que se tratou, quero deixar em DESTAQUE os ALUNOS do 11º1 de Artes Visuais e os do 12º do mesmo curso ; todos eles abraçaram este projecto, o qual visava contribuirmos com algo que trouxesse alguma felicidade a esta "CASA" que protege  meninas adolescentes com vidas um pouco diferentes de todos nós. A ideia BASE foi apresentada aos responsáveis pela instituição e hoje lá fomos entregar a contribuição dos ALUNOS... saliento que foram muitos PRESENTES "EMBRULHADOS em AFECTOS e SENSIBILIDADE". Agradeço novamente a todos e em ESPECIAL, desculpem (...TODOS TB) em referir quem trabalhou em nome das duas TURMAS: INÊS ANICETO que organizou os contributos de uma forma exemplar, fez as compras e apresentou os GASTOS como uma verdadeira "CONTABILISTA". 
À "JU" ARGENTINA e à sua Mãe DANIELA o meu profundo agradecimento pelo EMPENHO na organização dos presentes (TODOS). Mais ainda é de referenciar que esta SENHORA, oriunda da terra das "PAMPAS e do maravilhoso TANGO"

e com uma bondade extraordinária e muito talento,  teve a paciência de fazer pequenos "SAQUINHOS" coloridos para os presentes das mais pequenas da INSTITUIÇÃO. OBRIGADO SENHORA DANIELA.


Espero que com este REGISTO , com todos os INTERVENIENTES na "MIRA" do meu PENSAMENTO, que este ACTO , fique bem marcado nas MEMÓRIAS da passagem pelo SECUNDÁRIO... sei que quem vai receber,n... nunca irá esquecer, assim como pensarão muitas vezes que há alguém algures por aí (...na cidade) que se LEMBROU delas de uma FORMA ESPONTÂNEA e sem pedir nada em TROCA;-SÓ um SORRISO.


OBRIGADO a TODOS! VALEU à PENA
...VALE SEMPRE À PENA. 
  


Que a HUMANIDADE quase MORTA
À MÍNGUA d´alma, a CIVILIZAÇÃO,
VERGADA ao PESO inglório da CIÊNCIA.
HÁ-DE vir MENDIGAR à nossa PORTA!
A esmola de uma CANÇÃO.
 

(Carlos Queiróz-1907-1949)





MORREU

Quem Era IRENA?!!

Uma senhora de 98 anos chamada Irena faleceu há pouco tempo.  


Durante a 2ª Guerra Mundial, Irena conseguiu uma autorização para trabalhar no Gueto de Varsóvia, como especialista de canalizações.

Mas os seus planos iam mais além... Sabia quais eram os planos dos nazis relativamente aos judeus (sendo alemã!)  

Irena trazia crianças escondidas no fundo da sua caixa de ferramentas e levava um saco de serapilheira na parte de trás da sua camioneta (para crianças de maior tamanho). Também levava na parte de trás da camioneta um cão a quem ensinara a ladrar aos soldados nazis quando entrava e saia do Gueto. 


 

Claro que os soldados não queriam nada com o cão e o ladrar deste encobriria qualquer ruído que os meninos pudessem fazer.
Enquanto conseguiu manter este trabalho, conseguiu retirar e salvar cerca de 2500 crianças.  

Por fim os nazistas apanharam-na e partiram-lhe ambas as pernas, braços e prenderam-na brutalmente.  

Os nazis souberam dessas actividades e em 20 de Outubro de 1943; Irena Sendler foi presa pela Gestapo e levada para a infame prisão de Pawiak onde foi brutalmente torturada. Num colchão de palha encontrou uma pequena estampa de Jesus Misericordioso com a inscrição: "Jesus, em Vós confio", e conservou-a consigo até 1979, quando a ofereceu ao Papa João Paulo II.

Ela, a única que sabia os nomes e moradas das famílias que albergavam crianças judias, suportou a tortura e negou-se a trair seus colaboradores ou as crianças ocultas. Quebraram-lhe os
ossos dos pés e das pernas, mas não conseguiram quebrar a sua determinação. Foi condenada à morte. Enquanto esperava pela execução, um soldado alemão levou-a para um "interrogatório adicional". Ao sair, gritou-lhe em polaco "Corra!". No dia seguinte Irena encontrou o seu nome na lista de polacos executados. Os membros da Zegota tinham conseguido deter a execução de Irena subornando os alemães, e Irena continuou a trabalhar com uma identidade falsa.

Irena mantinha um registo com o nome de todas as crianças que conseguiu retirar do Gueto, que guardava num frasco de vidro enterrado debaixo de uma árvore no seu jardim.  

Depois de terminada a guerra tentou localizar os pais que tivessem sobrevivido e reunir a família. A maioria tinha sido levada para as câmaras de gás. Para aqueles que tinham perdido os pais ajudou a encontrar casas de acolhimento ou pais adoptivos.  

No ano passado foi proposta para receber o Prémio Nobel da Paz... mas não foi seleccionada. Quem o recebeu foi Al Gore por uns dispositivos sobre o Aquecimento Global.

Não permitamos que alguma vez esta Senhora seja esquecida!! 







OS "BONECOS" e (TB) o SENTIDO das (K) oisas.

O SABER é uma (K)... onstante APRENDIZAGEM 

11º1 Geral ARTES-1ªCOLHEITA do Ano
COMPOSIÇÃO
Esboços
Organização do CAMPO VISUAL
Movimento
Ritmo
Escalas
Axonometria
Cor
Módulo
Padrão
Sistemas de REPRESENTAÇÃO
/AXONOMETRIA/
Ana



Andreia1-2-3

António1-2

 
Carolina1-2-3




Catarina 1-2-3

Cátia 1 - 2 
Henrique 1-2


Joana


João Pedro

Juliana ARGENTINA 1-2-3



Maria
Nuno

Ricardo 1-2-3

Rita 1-2




Rute 1-2-3-4



Salvado 1-2


Sofia



Soraia


Stephanie




Verónica

Para a SEMANA Haverá mais++

12ºAno

LARANJAS


e MAMALHUDAS


"FIGURAÇÕES "dos HUMANOS
SEM (MUITAS!!!) PALAVRAS

...COMO DESENHAR LARANJAS.

TODOS os (K)AMINHOS são (K)AMINHOS. TODOS os TRAÇOS são TRAÇOS. TODAS as
EXPERIÊNCIAS são EXPERIÊNCIAS. TODAS as PARTILHAS são PARTILHAS...
TODOS os SUSPIROS, as DÚVIDAS , as QUIMERAS...AS CORES, OS ODORES;;;as
MALDIÇÕES, as indecisões, as FRUSTRAÇÕES...os GRITOS;;;as DORES -
LOUCURAS-DESEJOS-SORRISOS-QUEDAS;;;GRITOS;GRITOS,,GRITOS..TODOS;;;TODOS;
TODOS os (K)AMINHOS são DORES, APRENDIZAGENS, DESILUSÕES e AMOR!!!
TODOS! Como a ÁGUA que queremos RETER e nos foge entre os DEDOS!!!
ASSIM é a VIDA, mas continuamos a BEBER ÁGUA e a tentar retê-la;;;; em
VÃO
... (PARA  TODOS, numa sexta de NOVEMBRO)
A PRIMEIRA COLHEITA do ANO - NOVEMBRO, ANO de AUTONOMIA.
Hoje 17 de NOVEMBRO fiz a primeira abordagem ao RESULTADO de 2 MESES
de TRABALHO dos meus COMPANHEIROS de VIAGEM ;;;12ºAno de ARTES
VISUAIS. O momento é SÉRIO  porque o GESTO e A REFLEXÃO são
direccionados para um  "ALVO" designado por AVALIAÇÃO (...KOISA ,,,ASSUNTO do
qual não sinto muita inclinação !...(AS PESSOAS não são NÚMEROS... são SENTIMENTOS, EMOÇÕES e FRAGILIDADES. Os NÚMEROS nunca dizem toda a VERDADE.) AVALIAR os ALUNOS e avaliar-me a mim
;;; os RESULTADOS do seu TRABALHO, esforço, contradições, medos e
VITÓRIAS...estão exactamente no mesmo PRATO da BALANÇA, com a
PROGRAMAÇÃO e as aspirações, que delineei para este ANO.
As suas VITÓRIAS são as minhas VITÓRIAS! O mesmo acontece com os seus FRACASSOS.
A REPRESENTAÇÃO da figura HUMANA, assim como todos os tipos de
representações, tem as suas REGRAS. Costumo referir-me que será o
mesmo que DESENHAR LARANJAS. Mais seriamente, e como ninguém nos está
a ouvir,  não é assim tão FÁCIL pois a LARANJA só tem um EIXO e esse é ÓBVIO.
Mas, toda a outra parte do ASSUNTO TEM muito a ver com o representar
LARANJAS- Refiro-me à APLICAÇÃO, ao seguir as REGRAS de REPRESENTAÇÃO e,
 
PRINCIPALMENTE, ao BOCADINHO que FALTA e no QUAL dirijo todo o meu
SENTIDO de RESPONSABILIDADE: O de encontrar o (K)AMINHO, a EXPRESSÃO PESSOAL (DELES).
REPRESENTAR LARANJAS ou uma MULHER "MAMALHUDA", não é fazer uma CÓPIA fiel e
"LAMBIDA" da mulher "MAMALHUDA" ou duma LARANJA ao ESTILO TICIANO.

Será que TICIANO pintou LARANJAS???!.
MAMALHUDAS;;;;com TODA a CERTEZA.

Exijo que a mulher e a LARANJA tenham o SELO de cada um...caindo no
"erro" de cada qual fazer as mamas ( SEIOS...peitos, etc...etc) ou as LARANJAS maiores ou menores
                                                         do que o MODELO REPRESENTADO.

HOJE, QUINTA-FEIRA, os ALUNOS tiveram o seu primeiro momento de
avaliação do ANO - ANO a QUE CHAMEI  “AUTONOMIAS”. Também poderia chamá-lo
 “RESPONSABILIDADE”... com esta nova forma de estar na 23 A que não

é NOVA para mim . FAÇO-O sempre no fim do PROCESSO, com a DURAÇÃO de 3
ANOS. Exactamente, quando tenho um grupo desde o 10º. Exigente esta

METODOLOGIA e os resultados não estão assim tão MAUS. Para dois MESES

de TRABALHO... o "PRODUTO" está bastante razoável. Estão de PARABÉNS...mostraram que "TEMOS GRUPO".

É neste momento da REFLEXÃO escrita que a COMPARAÇÃO da LARANJA e da
                                   MULHER "MAMALHUDA" TÊM grande importância para os visados.
          Nada se faz sem...

MÉTODO-REGRAS-TRABALHO-INSATISFAÇÃO e ENTREGA APAIXONADA. As "FALHAS"
e o menos conseguido são derivados da má organização dos INTERVENIENTES.

 E, desta vez, ninguém tem DESCULPA da FALTA de TEMPO ou
              da PRESSÃO SEMANAL das avaliações como no transacto ANO.

Como, REFERI os RESULTADOS estão perto do BOM, as fotos anexas são SINÓNIMO do melhor que cada aluno conseguiu realizar; as falhas se as houve TÊM a ver com o DESLEIXO de guardar para o FIM o que deve ser concretizado semana a semana.
Os ALUNOS foram informados no início , em Setembro, dos momentos de AVALIAÇÃO. Apesar de toda essa informação, alguns deles passaram a última NOITE a trabalhar. Mas até neste "POR+MAIOR"podemos USUFRUIR de ENSINAMENTOS.




(DECADÊNCIA na 23A na aula da MANHÃ
ou então a KAMARATA dos "DECADENTES")

Vamos!
...
continuar à PROCURA com a ESPERANÇA de sairmos daqui a REPRESENTAR e a CRIAR FIGURA
HUMANA aos "OLHOS FECHADOS", basta para ISSO a MÁXIMA: -PAIXÃO!!!!! e TRABALHO...EEEEEEE,eeeeeeeee NUNCA FICAREM SATISFEITOS com os resultados.

JAMAIS CONFUNDIREM REALISMO ou HIPER REALISMO com o CÂNONE MÁXIMO da
QUALIDADE. Dessa FORMA, nunca teríamos a FELICIDADE de "RESPIRAR":

 

 Munch, Gauguin, SCHILE, MODIGLIANI, Kirchener ou mais recentemente BASQUIAT.



 


                 MOMENTOS ...DURANTE (!) a    
          a AULA...
          A APRENDIZAGEM do  POSSÍVEL.    


PRODUTOS

QUALIDADE














ILUSTRAÇÃO




Esperança

(AnyPinto)

Nasce a Primavera lá fora
E enquanto a paz floresce
Eu sinto a chuva, e o medo…
Vejo as sombras negras na parede
Os pontos de luz a fustigar o tecto
Ao mesmo tempo que percorro as linhas desta carta



Escrevo-te…
Não por sentir a tua falta
Nem por temê-la.
Escrevo-te
Porque se abateu sobre mim a distância.
E esse conceito queima
E faz arder,
E mata…


(Arquinês)
Tudo está calmo, amigo
Não há batalhas
Nem conflitos
Não há margens de abismo
Apenas mar…
… e um horizonte de esperanças

E esta noite
- Por mais estranho que pareça –
Há estrelas
Lá fora
No céu...
...a brilhar

E esta noite
Há esperança…
Porque, no fundo,
Atrás da capa de adulto,
Mora sempre uma criança…


2


Colhi-te para mim

(ARQUINÊS)

(ANYPINTO)

(LION FlÁVIA)

(TOP MODEL) 
   
Se brincas só, brinca comigo
Se cantas só, canta p`ra mim
Vem ser p`ra sempre meu amigo
Perfeito amor do meu jardim

Vê-te livre dessas ervas
Que te crescem sob os pés
Vem comigo, se é que prezas
O Sol, os montes e as marés

Vamos percorrer o mundo
Conhecer novas paragens
Agarra-re que o mar é fundo
Quem nos ampara, são estas margens

Esquece esta viagem!
Já podes adormecer
Deixo-te nesta paragem
E nunca te irei colher

Pois tu és o mais bonito
És perfeito, és um amor
Adoro-te! É o que sinto
Perfeito amor, minha flor ...


3



De asas abertas...



(ARQUINÊS) 

Junto dos galhos cortados
Vejo muita agitação
Voam pássaros apressados
Cantando uma linda canção

Ecoam vozes da cordilheira
E no céu brilha o sol dourado
Ouve-se gente a trabalhar na eira
E o som da foice e do arado

Abelhas, são aos milhares
Poisando de flor em flor
Vêem-se borboletas pelos ares
Espalhando por todo o lado, cor

(LION Flávia)

Voltando a um pessegueiro
Vejo um ninho abandonado
Apenas com um passageiro
Um pintassilgo envergonhado

Parece que foi o único
Que não aprendeu a voar
Abria e fechava o bico
Mas nem sabia cantar!

E foi nesse mesmo instante
Que lhe dei uma lição
Na vida o mais importante
É ouvir o coração

(FRIEND JOHN)

O pintassilgo corou
Esforçou-se e cantou para mim
Abriu as asas, voou
Pelo céu azul, sem fim


4

A Noite

 (Lion Flávia)

Invades a minha casa
Desces até ao meu mundo
Noite tu és a farsa
Estrelas são o teu fundo

 (Mário)

Tu encantas-me!
Tu iludes-me!
Tu pasmas-me com a tua magia
Tu o escuro com a lua
Parece só fantasia!


(Any Pinto)

Cedo-te um espaço no meu sonho
Tu ocupa-lo como queres
Eu por ti no fogo ponho
A mão, noite, pois das mulheres
Das amigas, das confidentes
A mais sincera tu és
Tu e as tuas estrelas cadentes
Ai! Me rendo a teus pés!

(Renata) 

5


Mundo Minto


 (Pikles)

És imenso, Mundo
Tanto de ti para adorar
Mudas a cada segundo
Oh! Como te quero visitar

Olho para o teu céu azul
Encantam-me os pássaros e as flores
Admiro o teu norte, o teu sul
Pinto na minha mente as tuas cores

Pelo cupido eu fui apanhada
Quando em ti reparei
Continuo, hoje, apaixonada
Por belezas que escondes e eu nunca visitei

Entrei nas grutas e refresquei-me nas fontes
Olhei-te com os meus olhos a brilhar
Sentei-me no cume da montanha para que me contes
Imensos segredos teus que eu quero guardar


(Pikles)

Pedi-te um momento a sós com as estrelas
Deste-me um céu repleto, onde eu pudesse vê-las
Encarei-te, brincando, e pedindo um abrigo
Fizeste-te meu, meu grande amigo

Giras, calmamente, em volta do sol
Contemplas, livremente, o céu e o mar
E como o pescador, ao lançar o anzol
Fizeste de mim admiradora deste teu lar

És tu que transformas tudo o que vejo
És tu que provocas tudo o que eu sinto
É em ti que me procuro e me revejo
Se não disser que és tudo o que tenho, minto



 

"O que já fiz não me interessa. Só penso no que ainda não fiz."


(PABLO PICASSO)
 
"Concordo com D.Quixote: o meu repouso é a batalha."




AGRADECIMENTO e ABRAÇO SINCERO à MINHA AMIGA LINX BLUE de ISTAMBUL 
PELA defesa do PLANETA e da UNIVERSALIDADE de (K)ULTURAS...pela partilha do SABER e contra todas as GUERRAS e IMPERIALISMOS disfarçados de DEMOCRACIAS.
PELO FUTURO das NOVAS GERAÇÕES e do PLANETA TERRA-CONTRA a MENTIRA INSTITUCIONALIZADA.


Photo Sharing

Photo Sharing
Inspirational Quotes
How to Lose Weight Fast




PELO AMOR!!!!!


DIÁRIOS

11º(D 1


REALISMO
V a.c.
Tão Real que até os pássaros as foram debicar. (Pintor Romano)



Já na Antiga Grécia, um dos critérios para avaliar uma pintura era a semelhança com o real - mimesis. Conta-se que o pintor Zeuxis foi louvado por pintar uvas tão realistas que os pássaros vinham debicá-las porque as confundiam com frutos verdadeiros. O próprio Zeuxis também se deixou enganar ao tentar abrir uma cortina pintada pelo seu rival Parrhasius.

Zeuxis, um pintor grego do séc. V a.C. do qual não possuímos hoje nenhuma obra (o que em si já é significativo), considerava-se com frequência injustiçado pelos seus concidadãos, já que eles não apreciavam devidamente as suas obras de arte. Por essa razão decidiu distribuir as suas pinturas gratuitamente, com a justificação de que eram impagáveis!


Gustave COURBET

 2010-SEC XXI

1. A PSP de Braga, após queixa de alguns pais preocupados com a libertinagem a que os seus filhos andam expostos, decidiu irromper numa feira de livro em saldos e apreender os cinco exemplares de um título – Pornocracia de Catherine Breillat -, em cuja capa se encontra a reprodução de «A Origem do Mundo», uma pintura de Gustave Courbet, exposta no Museu D’Orsay, em Paris.
2. Segundo a polícia, vários grupos de crianças de visita à feira, depois de se aperceberem da existência da obra (e faço aqui um parêntesis para dizer que mais uma vez se prova que os putos nunca andam a dormir, e, ao contrário do que muitos pais pensam, a ingenuidade deles há muito que atravessou as portas do paraíso) foram chamando outros colegas para admirar a pintura.



OBRA TRANSFORMADA PARA NÃO TER (tb) QUE IR À polícia.


A ORIGEM do mundo
A obra de arte «L'Origine du monde» (1866) de Gustave Coubert com a imagem de uma vagina está a ser censurado pela maior rede social, o Facebook.


CURIOSIDADES
DOS TEMPOS

O Facebook não só remove a imagem como também suspende as contas dos utilizadores que colocarem a fotografia nesta rede social, noticia o «The Huffington Post».

Matthew Weisten, pintor, escultor e artista, que já expôs o seu trabalho na Galeria Sonnabend em Nova Iorque durante vinte anos, descobriu que a sua conta do Facebook foi suspensa depois de ter publicado o ícone da obra de arte de Coubert.
 ESTES DOIS EXEMPLOS SEPARADOS POR VÁRIOS SÉCULOS fazem-nos reflectir em como ainda hoje a ARTE REALISTA "transtorna" as MENTES e cria POLÉMICA. Aconselho os alunos a visionarem a obra em QUESTÃO,,,num local longe deste BLOGUE, naturalmente para evitar ser trespassado por setas envenenadas.

Destaques teóricos:
1-QUANDO surgiu o REALISMO e Porquê?


POESIA de CATARINA.

 A ilustração da poesia limitara-se-à a um QUADRADO de 10cm x 10 no lado esquerdo do diário. 
Fruto do tempo

Sou o filho da terra que hoje piso
Dela retiro todo o meu sustento
Trabalho esboçando um tímido sorriso
O calor do sol dourado dá-me mais alento

Das flores que brotam do fértil solo
Retenho o aroma e recordo o passado
E como um menino pequeno de colo
Sinto-me num corpo fraco e cansado

A minha energia dá-me vontade
De pular, saltar e vibrar com a vida
Correr o mundo rumo à felicidade
Procurar uma qualquer causa perdida

Debilitado, chamam à minha condição
Sem sequer verem a força que me invade
Por um qualquer conceito que em nomeação
Decidiram apelidar por idade

Viver é o verbo que quero conjugar
Mostrar que o meu coração ainda bate forte
E dar aos outros o prazer de me ver triunfar
No momento em que renunciei à *****.


Avaliação-Primeira SEMANA de DEZEMBRO
Para o 12º e para o 11º
 

Sem comentários:

Enviar um comentário